Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
parque das cachoeiras
SAÚDE

Vigilância em Saúde recebe veículos para ações de combate a dengue nos municípios

1 Mar 2019 - 15h18Por DA REDAÇÃO

A Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores e Zoonoses recebeu, nesta sexta-feira (1º.3), três veículos que serão utilizados no fortalecimento das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Um quarto veículo foi entregue para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

A entrega foi feita pelo secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende com a presença, entre outros, de superintendentes e técnicos e da superintendente de Vigilância em Saúde, Larissa Domingues Castilho.

Com a ação já somam 63 veículos, complementando os outros 59 que foram entregues em dezembro do ano passado para os municípios sul-mato-grossenses que cumpriram as metas referentes ao exercício de 2018.

Os recursos são oriundos do Governo Federal e a destinação para Mato Grosso do Sul foi articulada pelo secretário da SES, ainda quando exercia o mandato de deputado federal, em parceria com o Governo do Estado.

Secretário da SES, Geraldo Resende; superintendente de Vigilância em Saúde, Larissa Castilho; e superintendentes e técnicos em Saúde dos municípios.

“Esses veículos, bem como aqueles entregues aos municípios, devem ser utilizados exclusivamente nas ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. Estamos vigilantes e pedindo que todos os agentes públicos incumbidos dessa missão, façam o uso adequado das estruturas postas na guerra contra a dengue, como é o caso dessas caminhonetes”, salientou Geraldo Resende.

Ações

Entre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) no combate à dengue está o suporte técnico e logístico aos municípios. Também investe em estrutura, distribuindo equipamentos e materiais aos municípios, como uniformes para agentes de combate a endemias, bolsas de lona, equipamentos de proteção individual (EPI) bombas de Ultra Baixo Volume, inseticidas, além de smartphones com o sistema e-Visita instalado.

O Governo do Estado, por meio da SES, também renovou o estoque de bombas motorizadas, sacos de lixo e luvas, além de material de informação e divulgação ao público, entre elas folders, cartazes, banner, faixas. Uma das principais ações foi a instalação da Sala Estadual de Situação, na qual são registrados os dados colhidos pelos agentes em seus municípios para facilitar a adoção de medidas emergenciais nessas localidades.

Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.