Menu
KAGIVA
segunda, 16 de julho de 2018
ITALÍNEA DOURADOS
Busca
MEIO AMBIENTE

União disponibiliza para MS serviço de alerta de desastres por SMS

12 Jan 2018 - 07h58Por DA REDAÇÃO

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai disponibilizar para Mato Grosso do Sul, a partir da próxima segunda-feira (15), um serviço de alerta por SMS em caso de desastres naturais perto do local onde os usuários vivem. A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Defesa Civil Nacional e as operadoras de telefonia.

O sistema funciona desde fevereiro do ano passado. Cerca de 500 mil pessoas em 20 cidades de Santa Catarina foram as “cobaias” do projeto piloto. Em junho ele foi ampliado a 100 mil paranaenses e em outubro foi aberto a todos os moradores desses dois estados.

Desde então ele já foi disponibilizado em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No total 1.942.528 assinantes já utilizam o serviço nessas zonas, já foram enviados 1.775 alertas e enviadas 24.851.355 mensagens de texto.

Junto com Mato Grosso do Sul estreiam no serviço Minas Gerais e Goiás. No dia 19 de fevereiro será a vez do Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. Os demais estados (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima) serão inseridos no sistema em 19 de março.

A população receberá uma mensagem sobre tempestades, vendavais e outros fenômenos meteorológicos totalmente de graça. A adesão será feita também por torpedo. Todos os sul-mato-grossenses receberão o seguinte texto: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse".

O cancelamento é feito da mesma forma. Cerca de 20 países contam com serviços semelhantes, como Canadá, Chile, Bélgica, Filipinas e Japão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Cartórios querem revisão dos valores cobrados pelos serviços em MS
GERAL
Inscrições abertas para voluntários músicos no CBMMS
CULTURA
Inscrições para oficinas gratuitas no Centro Cultural começam dia 17 de julho
TRÁFICO
PRF apreende maconha e crack que seriam levados de MS até SP por R$ 7 mil
LOTERIA
Prêmio principal da Mega-Sena acumula mais uma vez
JUSTIÇA
MP investiga site que vende CPF, endereço e outros dados pessoais
MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO PAÍS
Micro e pequenas empresas poderão ingressar no eSocial em novembro
EDUCAÇÃO
Continuam abertas as inscrições para a 12ª Mostra Cultural e Festival de Música das Escolas Estaduai
TURISMO
Sancionada Lei que estabelece normas para o desenvolvimento do setor turístico no Estado
OPORTUNIDADES
TJMS realiza concurso para selecionar juiz leigo para comarca do interior