Menu
terça, 19 de março de 2024
Busca
labbonito
MEIO AMBIENTE

União disponibiliza para MS serviço de alerta de desastres por SMS

12 Jan 2018 - 07h58Por DA REDAÇÃO

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai disponibilizar para Mato Grosso do Sul, a partir da próxima segunda-feira (15), um serviço de alerta por SMS em caso de desastres naturais perto do local onde os usuários vivem. A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Defesa Civil Nacional e as operadoras de telefonia.

O sistema funciona desde fevereiro do ano passado. Cerca de 500 mil pessoas em 20 cidades de Santa Catarina foram as “cobaias” do projeto piloto. Em junho ele foi ampliado a 100 mil paranaenses e em outubro foi aberto a todos os moradores desses dois estados.

Desde então ele já foi disponibilizado em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No total 1.942.528 assinantes já utilizam o serviço nessas zonas, já foram enviados 1.775 alertas e enviadas 24.851.355 mensagens de texto.

Junto com Mato Grosso do Sul estreiam no serviço Minas Gerais e Goiás. No dia 19 de fevereiro será a vez do Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. Os demais estados (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima) serão inseridos no sistema em 19 de março.

A população receberá uma mensagem sobre tempestades, vendavais e outros fenômenos meteorológicos totalmente de graça. A adesão será feita também por torpedo. Todos os sul-mato-grossenses receberão o seguinte texto: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse".

O cancelamento é feito da mesma forma. Cerca de 20 países contam com serviços semelhantes, como Canadá, Chile, Bélgica, Filipinas e Japão.

Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.