Menu
KAGIVA
segunda, 15 de outubro de 2018
ITALÍNEA DOURADOS
Busca
MEIO AMBIENTE

União disponibiliza para MS serviço de alerta de desastres por SMS

12 Jan 2018 - 07h58Por DA REDAÇÃO

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai disponibilizar para Mato Grosso do Sul, a partir da próxima segunda-feira (15), um serviço de alerta por SMS em caso de desastres naturais perto do local onde os usuários vivem. A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Defesa Civil Nacional e as operadoras de telefonia.

O sistema funciona desde fevereiro do ano passado. Cerca de 500 mil pessoas em 20 cidades de Santa Catarina foram as “cobaias” do projeto piloto. Em junho ele foi ampliado a 100 mil paranaenses e em outubro foi aberto a todos os moradores desses dois estados.

Desde então ele já foi disponibilizado em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No total 1.942.528 assinantes já utilizam o serviço nessas zonas, já foram enviados 1.775 alertas e enviadas 24.851.355 mensagens de texto.

Junto com Mato Grosso do Sul estreiam no serviço Minas Gerais e Goiás. No dia 19 de fevereiro será a vez do Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. Os demais estados (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima) serão inseridos no sistema em 19 de março.

A população receberá uma mensagem sobre tempestades, vendavais e outros fenômenos meteorológicos totalmente de graça. A adesão será feita também por torpedo. Todos os sul-mato-grossenses receberão o seguinte texto: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse".

O cancelamento é feito da mesma forma. Cerca de 20 países contam com serviços semelhantes, como Canadá, Chile, Bélgica, Filipinas e Japão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EMPREGOS
Inscrições de concurso com 43 vagas para MS se encerram no domingo
GERAL
Comissão exclui prova de digitação do concurso da Polícia Civil de MS
SEMANA DO SACO CHEIO
Mais de 27 mil pessoas devem passar pela rodoviária no feriado
BUROCRACIA
Temer sanciona lei que dispensa documento autenticado em órgão público
ELEIÇÕES 2018
Quase 400 mil pessoas terão que justificar voto em MS
GERAL
Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 23 milhões
TECNOLOGIA
'Celular Legal' começa a ser implementado no próximo domingo em MS, aparelhos serão desativados
EMPREGOS
Semana inicia com 1,9 mil vagas em concursos e salários até R$ 6,6 mil
SEGURANÇA NAS ELEIÇÕES EM MS
Sem cadeião, Mato Grosso do Sul terá 4,5 mil policiais nas ruas durante as eleições
TEMPO E TEMPERATURA
Meteorologista alerta para chuvas no domingo à tarde e recomenda votar cedo