Menu
BONITO CÂMARA OUTUBRO 2019
quinta, 17 de outubro de 2019
BANNER ANNA
Busca
OKA_BONITO_ABRIL

Tremor de terra atinge Goiás na madrugada desta sexta-feira

5 Mar 2011 - 07h41Por G1

Três tremores de terra atingiram o estado de Goiás na madrugada desta sexta-feira (4). O primeiro abalo foi às 4h e teve magnitude de 3,7, segundo dados do Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (Obsis/UnB).

Os outros dois tremores ocorreram logo na sequência, às 4h02 e às 4h05, e tiveram menor intensidade, de 2,8 e 3,1, respectivamente. O epicentro do fenômeno foi em Estrela do Norte, que fica a 368 quilômetros de Goiânia, e o abalo se deu a uma profundidade de 8 quilômetros.

“Um sismo, quando é sentido por várias pessoas, causa susto. Este sismo foi sentido por várias pessoas”, disse Lucas Vieira Barros, chefe do Observatório de Sismologia. Segundo ele, o epicentro do tremor está localizado na zona rural, em áreas de fazenda.

Barros lembra que, em outubro de 2010, um tremor de magnitude 5 atingiu a região. “O Obsis vem estudando esta sismicidade desde outubro de 2010 com a instalação de uma rede sismográfica no local de cinco estações.” Segundo ele, o observatório tem estudado a região que engloba, principalmente, as cidades de Estrela do Norte, Mara Rosa e Mutunópolis.

Com o abalo desta madrugada, o Obsis vai reforçar a presença no local. “Além das cinco estações que estão lá, vamos passar o carnaval trabalhando na região. (...) Vamos colocar mais quatro estações para ter o entendimento dessas ocorrências”, diz o chefe do observatório.

Ele destaca que a região tem uma sismicidade frequente. “Esses sismos estão acontecendo no interior de uma faixa sísmica (...) que envolve parte dos estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins.”

Na explicação do especialista, este abalos provavelmente estão associados à reativação de falhas muito antigas que existem ao longo desta faixa sísmica. “Falha é uma região de fraqueza, onde a terra é mais frágil”, resume.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DINHEIRO FALSO
CUIDADO: comerciante de Bonito procura polícia após receber dinheiro falso de cliente
BONITO - MS - CONGRESSO
Bonito (MS) recebe o VIII Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica
SORTUDO
Aposta única acerta as 6 dezenas e fatura R$ 34 milhões na Mega-Sena
Meteorologia
Quinta-feira promete ser quente e temperatura pode chegar aos 35°C, em Bonito (MS)
EM CIDADE DO MS
Em MS, Idoso de 80 anos morre carbonizado em incêndio de barraco
NÃO RESISTIU
Ciclista morre no HV após ser atropelado por ônibus em Maracaju
TRÁFICO DE DROGAS
Estudante de medicina é preso com caminhonete recheada de droga
LESÃO CORPORAL
Idoso invade casa para agredir vizinha e é expulso com cabo de rodo
BONITO - MS - TURISMO
Bonito (MS) mantém fluxo e supera 2016 em passeios visitados
Acidente
Motorista perde controle de direção, capota carro e morre em MS