Menu
BONITO_PREFEITURA_FEVEREIRO_2019
quinta, 21 de fevereiro de 2019
mutantes
Busca
ITALÍNEA DOURADOS

Tremor de terra atinge Goiás na madrugada desta sexta-feira

5 Mar 2011 - 07h41Por G1

Três tremores de terra atingiram o estado de Goiás na madrugada desta sexta-feira (4). O primeiro abalo foi às 4h e teve magnitude de 3,7, segundo dados do Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (Obsis/UnB).

Os outros dois tremores ocorreram logo na sequência, às 4h02 e às 4h05, e tiveram menor intensidade, de 2,8 e 3,1, respectivamente. O epicentro do fenômeno foi em Estrela do Norte, que fica a 368 quilômetros de Goiânia, e o abalo se deu a uma profundidade de 8 quilômetros.

“Um sismo, quando é sentido por várias pessoas, causa susto. Este sismo foi sentido por várias pessoas”, disse Lucas Vieira Barros, chefe do Observatório de Sismologia. Segundo ele, o epicentro do tremor está localizado na zona rural, em áreas de fazenda.

Barros lembra que, em outubro de 2010, um tremor de magnitude 5 atingiu a região. “O Obsis vem estudando esta sismicidade desde outubro de 2010 com a instalação de uma rede sismográfica no local de cinco estações.” Segundo ele, o observatório tem estudado a região que engloba, principalmente, as cidades de Estrela do Norte, Mara Rosa e Mutunópolis.

Com o abalo desta madrugada, o Obsis vai reforçar a presença no local. “Além das cinco estações que estão lá, vamos passar o carnaval trabalhando na região. (...) Vamos colocar mais quatro estações para ter o entendimento dessas ocorrências”, diz o chefe do observatório.

Ele destaca que a região tem uma sismicidade frequente. “Esses sismos estão acontecendo no interior de uma faixa sísmica (...) que envolve parte dos estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins.”

Na explicação do especialista, este abalos provavelmente estão associados à reativação de falhas muito antigas que existem ao longo desta faixa sísmica. “Falha é uma região de fraqueza, onde a terra é mais frágil”, resume.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GESTÃO PÚBLICA
Reinaldo Azambuja fala sobre desafios da nova gestão em entrevista à GloboNews
BONITO - MS - CONGRESSOS DE NETWORKING
Bonito (MS) receberá pelo menos 10 mil visitantes na baixa temporada em busca de networking em 2019
AGORA DEU MEDO
PMA captura cascavel de 1,3 metros em residência na Capital
GERAL
Em MS, 38 radares voltam a operar na BR-163 a partir da próxima semana
TEMPO E TEMPERATURA
Alerta: 24 cidades de MS estão com aviso de tempestade de perigo potencial
BONITO - MS - POLÍCIA
Vítima de 'estupro virtual' volta para casa e retoma rotina na escola em Bonito (MS)
GERAL
Sistema do Detran-MS continua fora do ar nesta quarta-feira
GERAL
Gabaritos do Enade 2018 já estão disponíveis no site do Inep
COTA ZERO
Deputados pedem que caça do jacaré seja liberada
POLÍCIA
Homem é preso, suspeito de exploração sexual de criança