Menu
KAGIVA
tera, 17 de julho de 2018
ITALÍNEA DOURADOS
Busca
BONITO - MS - DIA DO PADROEIRO

Tradicional Cavalgada de São Pedro celebra dia do padroeiro de Bonito

As celebrações da 89ª Festa de São Pedro contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito

29 Jun 2017 - 10h44Por BONITO INFORMA COM ASSESSORIA

Bonito celebra hoje, quinta-feira (29), a 89ª Festa de São Pedro, santo católico considerado padroeiro do município. Além de ser uma festa religiosa, a data adquiriu caráter histórico e é uma das tradições culturais mais marcantes da cidade. 

As celebrações da 89ª Festa de São Pedro contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito.

A abertura das festividades teve alvorada festiva, pouco depois de 6 horas da manhã, com a apresentação da Banda Municipal em frente à Capela Sagrada Família, seguido pela tradicional cavalgada, que saiu do Clube do Laço Nabileque às 7 horas, subindo a Rua Pilad Rebuá até a Praça da Liberdade. A partir daí, com a banda à frente, a cavalgada prosseguiu até a Rua Monte Castelo, descendo pela Rua Luís da Costa Leite e chegando novamenta na Praça da Liberdade.

A seguir foi realizada uma missa na rua, em frente à capela, com a presença dos cavaleiros e de um grande público, com acompanhamento do grupo musical da paróquia. A programação para hoje inclui almoço no Salão Paroquial (os ingressos podem ser adquiridos no local).

No período da noite, de hoje até domingo (2) serão realizadas quermesses em frente à igreja, ao lado da Praça da Liberdade, com danças de quadrilhas, comidas típicas e música ao vivo.

EVENTO CULTURAL É O MAIS ANTIGO DA CIDADE

A razão pela qual São Pedro se tornou o padroeiro da cidade foi relatada pelo padre Paulo Nunes de Araujo, ex-pároco da cidade de Bonito:"Foi no início de 1928, o então Distrito de Paz de Bonito recebeu festivamente a visita do Padre salesiano João Crippa, de Campo Grande, o qual celebrou aqui a primeira Missa campal. Nessa ocasião, o Capitão Manoel Inácio de Farias doou um terreno para a construção de uma Capela.

Assim, com a ajuda da comunidade, o Sr. Salvador Castilho, carpinteiro de origem espanhola, construiu uma Capela de madeira com cobertura de zinco, a qual foi inaugurada no dia 29/06/1928, festa de São Pedro Apóstolo. Por isso, o Apóstolo foi designado Padroeiro da comunidade católica e do Distrito de Paz de Bonito".

De acordo com o padre Paulo Nunes "foram confeccionados os estandartes do padroeiro, decorando a Rua da Missa Campal, realizando a Alvorada Festiva com a queima de fogos".

Já na década de 50 foi incorporada, em parceria com o Clube de Laço Nabileque, a Cavalgada de São Pedro, também uma expressão já tradicional da cultura popular bonitense.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Conta de luz subirá até 3,86% com reajuste de receita de hidrelétricas
AGEPEN - LISTA DIVULGADA
Lista com nomes dos 500 candidatos habilitados no concurso de provas e títulos da Agepen é divulgado
MEIO AMBIENTE
Programa estadual irá premiar quem prestar serviços ambientais em MS
MS
Operação da PF prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens
MARACAJU - ACIDENTE FATAL
Colisão entre moto e caminhonete mata jovem e motorista foge em Maracaju
TECNOLOGIA
TJMS adquire novo software contra contra spams e vírus em seus sistemas
ESPORTES
Etapa do Estadual de Canoagem volta a percurso usado há 30 anos
ESPORTES
Time de MS estreia com vitória na Taça Brasil de Futsal sub-7 na Paraíba
GERAL
Homens recebem 75% das indenizações do DPVAT
SAÚDE
Saiba quais são os sintomas do sarampo e como evitar