Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
praia parque cachoeiras
GERAL

Sexta fase da Operação Lama Asfáltica mira dinheiro desviado do MS e enviado para o exterior

Operação batizada de Computadores de Lama foi deflagrada nesta terça-feira em quatro cidades de MS

27 Nov 2018 - 08h06Por DA REDAÇÃO

A Polícia Federal, a Controladoria Geral da União (CGU) e a Receita Federal deflagram na manhã desta terça-feira (27) em Mato Grosso do Sul a sexta fase da operação Lama Asfáltica. Chamada de “Computadores de Lama”, a operação investiga as remessas ilegais de dinheiro desviado do governo do estado para o exterior por proprietários de empresas de informática investigados em etapas anteriores da ação.

Nesta sexta etapa da Lama Asfáltica estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias de pessoas físicas e empresas.

Os mandados estão sendo cumpridos em Campo Grande, Jaraguari, Dourados e Paranhos, por mais de 100 policiais federais, 17 servidores da CGU e 33 da Receita Federal.

Segundo a PF, essa nova fase decorreu da análise dos materiais apreendidos em fases anteriores, coletados nas fiscalizações, exames periciais e durante a investigação.

Além de apurar a evasão das divisas, a ação também apura desvio de recursos públicos por meio de licitações direcionadas para serviços de informática, aquisição fictícia ou ilícita de produtos, simulação de contratos para o repasse de recursos desviados do governo do estado e utilização de “laranjas” para a ocultação de patrimônio.

 

Fases da Lama Asfáltica

 

A primeira operação da PF sobre desvio de dinheiro público em gestões anteriores do governo do estado foi deflagrada em 9 de julho de 2015. A ação apurava fraude em obras públicas --em uma delas, a grama que deveria ser plantada ao longo de três rodovias era substituída por capim. Todos os investigados negaram as acusações.

Segunda fase da investigação, a operação Fazendas de Lama ocorreu em 10 de maio de 2016. Foi a primeira vez que a PF esteve na casa do ex-governador André Puccinelli. Investigação da PF, CGU e Receita indicaram que o dinheiro obtido com corrupção foi usado para a compra de fazendas, daí o nome da ação.

Em julho de 2016, CGU, Receita e PF deflagraram a terceira fase da operação: a Aviões de Lama. Apurações apontaram que os investigados sobre corrupção estavam revendendo bens de alto valor e dividindo o dinheiro com diversas pessoas, com o objetivo de ocultar a origem.

A quarta fase, Máquinas de Lama, foi deflagrada em maio de 2017. Conforme a PF, os alvos direcionavam licitações públicas, superfaturavam obras, faziam aquisição fictícia ou ilícita de produtos e corrompiam agentes públicos. Os recursos desviados resultaram em lavagem de dinheiro.

A quinta fase da operação, batizada de Papiros de Lama, foi deflagrada em 14 de novembro de 2017 e teve o objetivo de acabar com grupo suspeito de desviar R$ 235 milhões em recursos públicos por meio do direcionamento de licitações públicas, superfaturamento de obras públicas, aquisição fictícia ou ilícita de produtos, financiamento de atividades privadas sem relação com a atividade-fim de empresas estatais, concessão de créditos tributários com vistas ao recebimento de propina e corrupção de agentes públicos.

Nesta quinta etapa da ação, a Polícia Federal apontou inclusive o ex-governador André Puccinelli, que está preso desde junho deste ano, com chefe da organização criminosa que desviada os recursos públicos do estado. Ele responde por crimes como lavagem e desvio de recursos públicos.

A força-tarefa da Lama Asfáltica calcula que os prejuízos aos cofres públicos, somando as seis fases da operação, considerando as fraudes, valores concedidos irregularmente como benefícios fiscais e propinas pagas a integrantes do grupo passam dos R$ 432 milhões.

Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.