Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
praia parque cachoeiras
SITUAÇÃO DE RISCO

Serviços de alerta sobre desastres naturais é realidade em todo o País

28 Fev 2018 - 07h30Por DA REDAÇÃO

A Defesa Civil anunciou que o envio de mensagens de texto com a emissão de alertas de desastres naturais já é uma realidade em todo o país. Além dos alertas, o órgão também fornece orientações à população sobre o que fazer em momentos de emergência, gratuitamente.

O objetivo é fornecer informações para que pessoas em situações de risco não percam suas vidas. Até agora, mais de 2,6 milhões de celulares foram cadastrados. O sistema já é utilizado em outros 20 países que enfrentam desastres naturais.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) classifica como desastre natural eventos como inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra e que oferecem risco à propriedade e deixam muitas vítimas. É preciso ficar alerta sobretudo em áreas de encostas, pois são os deslizamentos de terra uma das principais causas de desastres no País, de acordo com estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Passo a passo

Aderir ao serviço é bastante simples, e todo o processo é feito pelo celular. A Defesa Civil envia uma mensagem aos moradores. Em seguida, é preciso responder o SMS com o CEP do local de interesse para o número 40199. Se a mensagem não chegar, é possível se antecipar e cadastrar o CEP neste mesmo telefone.

Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.