quarta, 20 de fevereiro de 2019
BONITO_PREFEITURA_FEVEREIRO_2019
Tecnologia

Sequenciamento inédito do genoma de touro Nelore é destaque

14 Fev 2012 - 12h54

A pesquisa genômica bovina brasileira garantiu um novo patamar dentro da comunidade científica internacional. O sequenciamento realizado pela Genoa Biotecnologia e pela Universidade de Alberta (Canadá) no touro Nelore 7308 PO Perdizes foi publicado no início do mês no The Journal of Heredity, revista da Associação Genética Americana – e a mais influente publicação do gênero no mundo. A versão eletrônica avançada, on-line desde o dia 8 e disponível no site da AGA [http://www.theaga.org/], destaca a equipe de cientistas brasileiros e canadenses pelo mapeamento completo do genoma de um touro da raça Nelore.

A importância dada ao trabalho levou o JH a produzir um release sobre o artigo, distribuído no dia 9, para toda a mídia nos EUA, pelo desdobramento do trabalho e impacto econômico. "Os consumidores irão se beneficiar de produtos mais baratos e saudáveis nas prateleiras dos supermercados", disse Stephen Moore, ex-diretor do Programa de Genoma Bovino da Universidade de Alberta e atual diretor do programa genoma bovino na Universidade de Queensland, na Austrália, e um dos investigadores no projeto do genoma da raça Nelore. Na entrevista concedida ao JH, Moore acrescenta que "o entendimento de que os genes contribuem para as características específicas do gado também poderia ter aplicações secundárias a outras áreas, como saúde humana e doenças”.

O genoma completo do touro Nelore 7308 PO Perdizes estará disponível ao público no GenBank, um banco de dados mantido pelo National Institutes of Health EUA (NIH).

Sobre o Projeto Genoma Nelore: O projeto escolheu a raça Nelore por representar 80% do rebanho bovino brasileiro e pelos seus reflexos na economia do país. Os resultados da pesquisa, utilizados na seleção genética, vão proporcionar um rebanho precoce, mais dócil e uma carne com maior maciez, propiciando ganhos de produtividade para o setor. Os pesquisadores consideraram também que as raças mais comerciais estão perdendo diversidade genética, apenas alguns indivíduos, especialmente os machos, são utilizados em programas de melhoramento seletivos. Esta consanguinidade provavelmente continuará em um esforço para aumentar a produtividade do rebanho, mas poderia ter consequências negativas indesejadas. A sequencia completa e montagem do genoma do Nelore vai permitir o desenvolvimento de ferramentas para resolver problemas de consanguinidade futura.< br />
Sobre o touro 7308 PO Perdizes: O touro escolhido para o mapeamento genético tem precocidade sexual e estrutura forte de ossatura. Com apenas 18 meses conquistou medalha de ouro entre os 376 animais avaliados na 4ª Prova de Ganho Peso a Pasto da seleção Perdizes - Nelore Quilombo. Em 2009, teve 70 filhos avaliados pelo Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN) e é destaque nas avaliações. Milhares de animais foram pesquisados e 3 mil foram validados. Dentre todos os touros participantes do projeto, o touro 7308 destacou-se pela sua superioridade genética. O reprodutor é o primeiro zebuíno do mundo a ter seu genoma inteiro sequenciado.

Sobre o The Journal of Heredity: Fundada em 1903, The Journal of Heredity, a revista da Associação Genética Americana, cobre o assunto em uma ampla gama de disciplinas. Os artigos incluem campos altamente avançados como genética da conservação de espécies ameaçadas de extinção, estrutura populacional e filogeografia, evolução molecular e de especiação, genética molecular de resistência a doenças em plantas e animais, a biodiversidade genética e programas de computador pertinentes à biogenética.