Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Busca
Pizzaria
ESCOLA ESTADUAL DE BONITO

Secretaria de Cultura e Cidadania apoiará projeto que quer resgatar a história do ciclo da erva mate

12 Jul 2017 - 08h33Por KEMILA PELLIN - PORTAL DA EDUCATIVA

Resgatar, ressaltar e repassar a identidade cultural de Mato Grosso do Sul para os jovens, com o intuito de manter viva as raízes do nosso povo e do nosso Estado, que em outubro comemora 40 anos de emancipação política. Esse é o objetivo do projeto ‘A gente soma e faz história’, que prevê um estudo prático dos ciclos da erva mate e sua influencia na formação da nossa história, desenvolvido pela Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, em Bonito.

Idealizado pelo Prof. Elton Teixeira, em parceria com as professoras Marineize Pleutim, Adriana Guerini e Maria Luiza Marchi, o projeto envolve as disciplinas de História e Matemática e prevê uma visita as terras da Fazenda Campanário e ao museu do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RC Mec), ambos em Amambai e ao museu da Erva Mate em Ponta Porã.

“Seguindo a lógica da Secretaria de Educação e de Cultura, com a comemoração dos 40 anos de MS, nosso objetivo com o projeto é trazer essa identidade ao jovem sul-mato-grossense e levar para ele o conhecimento através da história, para eles se sentirem pertencedores dessa história, dos quais eles fazem parte”, detalha o professor.

Foto: Jabuty

O projeto conta com apoio do Governo do Estado, através  da Secretaria de Cultura e Cidadania e da  Fertel (Fundação Estadual Luís Chagas de Rádio e Televisão Educativa)  que produzirá o  registro e divulgação das visitas, previstas para o dia 29 de agosto. “O nome ‘A gente soma e faz história’ foi pensando para trazer a somatória das secretarias, da Fertel que tem à  Radio Educativa, TVE e Portal da Educativa e as áreas interdisciplinares, levando os alunos para esse conhecimento”, ressaltou  o professor.

Ele foi apresentado ao secretário de Estado de Cultura e Cidadania Athayde Nery durante o lançamento da 18ª edição do Festival de Inverno de Bonito. A  reunião organizada pela professora Loiva Schiavo Heideck, que trabalha no setor  da Coordenadoria Estadual de Patrimônio da SECC para a região  sudoeste.

A professora destacou a importância do projeto e falou com conhecimento da  Fazenda Campanário: “ A fazenda é conhecida na região por preservar a memória do esplendor da erva-mate. Uma fazenda com administração moderna, que produz anualmente, toneladas de alimentos, gerando mais de uma centena de empregos diretos e indiretos, encravada no território pertencente ao município de Laguna Carapã,  e que preserva em seus  detalhes riquíssimos, o  auge de um dos mais importantes ciclos econômicos da História de Mato Grosso do Sul,” detalhou Loiva.

O secretário, por sua vez, destacou a importância de ações como esta, que reforçam a identidade do Estado e vão de encontro com o projeto MS 40 anos. “Se a gente conseguir agregar todos esse valores, com certeza nossa história não se perderá com o tempo. E esse é objetivo da governo do Estado”, frisou.

Foto: Jabuty

Em relação  a gravação do audiovisual pela  Fertel, o Secretário Athayde disse que não vê nenhum impedimento e disse ter certeza que nessa nova fase, agora ligada a Cultura, o  jornalista Bosco Martins  e a Secretaria de Cultura e Cidadania  garantirão o  apoio dos canais da emissora para divulgação e incentivo de projetos que visem difundir a identidade cultural de MS. “ O Bosco é um jornalista conhecedor das raízes culturais de nosso estado e acima de tudo um parceiro que sabe o papel de  uma emissora pública, que tem como objetivo e obrigação, disseminar a regionalidade e projetos como este, que envolvem os jovens do nosso Estado, são extremante fundamentais para que essa cultura, esses valores se mantenham vivos”, finalizou o Secretário de Cultura e Cidadania de MS dando sinal verde para o projeto da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes  de Bonito.

O projeto dos alunos da BCG conta ainda com a parceria do município através das Secretaria de Educação e Cultura comandada pela professora Rosely Gambim.

Leia Também

Governo de MS formaliza convênio e impulsiona obras de infraestrutura em Fátima do Sul Investimento
Governo de MS formaliza convênio e impulsiona obras de infraestrutura em Fátima do Sul
Mulher de líder de quadrilha fica presa e manicure usará tornozeleira em MS Prisão
Mulher de líder de quadrilha fica presa e manicure usará tornozeleira em MS
Uniformes no Presídio de Trânsito promove segurança e gera oportunidade de trabalho Investimento
Uniformes no Presídio de Trânsito promove segurança e gera oportunidade de trabalho
Traficante que extorquia família e tentou matar policial vai continuar preso em MS Caso de polícia
Traficante que extorquia família e tentou matar policial vai continuar preso em MS
Amigos se unem em ajuda a Rusely Cunha! Faça sua contribuição! Ajuda ao Próximo
Amigos se unem em ajuda a Rusely Cunha! Faça sua contribuição!
Jovem assassinado em Mato Grosso do Sul era fichado por desacato e associação Homicídio
Jovem assassinado em Mato Grosso do Sul era fichado por desacato e associação
Vocalista do grupo Molejo morre no Rio Luto na música
Vocalista do grupo Molejo morre no Rio
Polícia prende quarto envolvido em feminicídio praticado a mando de bandido do PCC em MS Caso de polícia
Polícia prende quarto envolvido em feminicídio praticado a mando de bandido do PCC em MS
Desenvolvimento sustentável de MS impressiona cônsul da Alemanha MS em destaque
Desenvolvimento sustentável de MS impressiona cônsul da Alemanha
Segundo Festival de Pesca Esportiva começa hoje no Distrito Águas do Miranda É Hoje
Segundo Festival de Pesca Esportiva começa hoje no Distrito Águas do Miranda
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.