AGÊNCIA_SUCURI_MEGA_BI
Bonito Informa - Notícias de Bonito e região
Bonito, 20 de Outubro de 2017
CLINICA_RITH
DELPHOS_FULL
23 de Março de 2011 16h14

Projeto federal para o ensino técnico vai ao congresso em 3 semanas

Folha.com

Daqui a duas ou três semanas o governo irá enviar ao Congresso o projeto que cria o Pronatec, programa federal do ensino técnico que prevê aumento da rede pública de ensino técnico, parcerias com o Sistema S e financiamento estudantil para estudos em instituições privadas.

O anúncio foi feito pelo ministro Fernando Haddad durante audiência pública na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira. Ele disse que o projeto já foi redigido pelo Ministério da Educação, mas caberá à área econômica do governo decidir sua escala e o investimento necessário.

O Pronatec é uma promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff, que se comprometeu a implantar o ensino médio tradicional aliado à educação profissionalizante.

Entre as ações já anunciadas, está a extensão do Fies (programa de financiamento estudantil) da graduação para cursos técnicos. Esse mecanismo permite que o aluno estude em instituições privadas e só pague as mensalidades depois de se formar.

Outra frente é a expansão das escolas do Sistema S, que reúne entidades como Sesc, Sesi e Senai, por meio de uma linha de financiamento do governo.

Por fim, também deverão ser expandidas as escolas técnicas públicas. Para isso, o programa do MEC que dá recursos para que Estados ampliem a sua rede será incluído na lei do Pronatec.

Além de alunos do ensino médio, trabalhadores da ativa e beneficiários do seguro-desemprego também estão entre o público-alvo do projeto

Comentários
Veja Também
dothshop
Últimas Notícias
  
CLÍNICA_RITH_300
DROGÃO_BONITO_300_100
dothCom © Copyright BonitoInforma - Todos os Direitos Reservados.