Menu
BANNER ANNA
tera, 22 de outubro de 2019
BONITO CÂMARA OUTUBRO 2019
Busca
ITALÍNEA DOURADOS

Projeto estimula a criação de creches domiciliares

19 Mar 2011 - 17h19Por Agência Câmara de Notícias

Os responsáveis pelas creches domiciliares receberão verbas das prefeituras e terão que dazer cursos de capacitação sobre higiene, nutrição e recreação.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 75/11, do deputado licenciado Luiz Pitiman (PDMB-DF), que estimula a criação de creches domiciliares para crianças de até 3 anos que morem nas áreas vizinhas, com atendimento preferencial a filhos de mães trabalhadoras.

Conforme o projeto, os responsáveis pelas creches receberão auxílio financeiro das prefeituras proporcionalmente ao número de crianças atendidas, com recursos de programas sociais. Essas creches deverão ser substituídas à medida que forem construídos estabelecimentos permanentes.

Curso

Os interessados em transformar as suas casas em creches deverão fazer cursos de capacitação com carga mínima de 20 horas e disciplinas sobre higiene, nutrição, recreação e acolhimento. Os cursos deverão ser oferecidos gratuitamente pelos sistemas locais de ensino.

"Não se pretende oferecer à criança uma escola formal, mas sim a possibilidade de um atendimento que proporcione desenvolvimento em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social", argumentou Pitiman. Segundo o parlamentar, a expansão das creches domiciliares a partir das experiências existentes deve ser compromisso dos municípios, dos estados e da União.

Os municípios ficarão, segundo a proposta, responsáveis pela assistência ao trabalho socioeducativo e por serviços de alimentação escolar e saúde. As prefeituras deverão seguir as normas para o funcionamento das creches, de acordo com as metas do Plano Nacional de Educação (PL 8035/10). O plano prevê que, até 2020, 50% das crianças de até 3 anos estarão devidamente atendidas em creches. Hoje, o atendimento alcança apenas cerca de 10% dessa população.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Extorsão
Suspeito de extorsão em área de conflito, policial é levado ao Presídio Militar da capital
FATALIDADE
Motociclista cai em vala de água fluvial e morre na BR-158
Tatu na câmara
Polícia captura tatu no pátio de câmara municipal de cidade de MS
Policial
Bebê internada após colocar pedra de crack na boca recebe alta
BONITO - MS - FOTOS
Veja as FOTOS da Festa e Churrasco da Inauguração da Rural Agro Soluções em Bonito (MS)
POSSE
Governo inicia posse de mais 200 novos servidores da Agepen
ELE JÁ TINHA MEDIDA PROTETIVA
EM BONITO: rapaz procura a polícia após sofrer ameaças e perseguições de ex-companheiro
ESFAQUEADO
Homem sai para beber com os amigos e quando chega em casa é esfaqueado pela esposa
Violência
Após agredir esposa, homem sai na rua com a filha no colo e uma faca na mão
SORTEIO
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 21,5 milhões nesta terça-feira