Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
Planejado
PROGRAMA INVESTE TURISMO

Programa Investe Turismo é lançado com meta de melhorar destinos turísticos e gerar emprego em MS

Programa Investe Turismo é lançado com meta de melhorar destinos turísticos e gerar emprego em MS

5 Jul 2019 - 09h48Por Natália Moraes

Para aumentar a competitividade dos destinos turísticos de Mato Grosso do Sul, nesta quarta (3) o Sebrae, Ministério do Turismo e a Embratur lançaram o Programa Investe Turismo, um pacote de incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, melhoria de serviço e inovação para o setor. Mais de 100 pessoas participaram do lançamento na Unidade Regional do Sebrae em Bonito, a 261 quilômetros de Campo Grande.

Divulgação

O Programa Investe Turismo vai atender a região do Pantanal Sul e da Serra da BodoquenaO Programa Investe Turismo vai atender a região do Pantanal Sul e da Serra da Bodoquena

 

Um dos presentes, o ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio afirmou que agora o setor se tornou prioridade na agenda nacional. “Todos os estados da federação foram contemplados, essa parceria visa fazer toda a estruturação no sentido de capacitação profissional, a promoção dessas rotas tanto no mercado interno quanto no mercado internacional na atração de turistas, e sobretudo, estudos de viabilidade de investimento destas rotas, atração de investimento é geração de emprego e renda”.

No estado, serão mais de R$ 6 milhões para estimular o Turismo. Deste total, o Sebrae vai investir a maior parte, cerca de R$ 5 milhões. O pacote também conta com investimentos do Governo do Estado, Sistema Fiems (Federação das Indústrias do estado de Mato Grosso do Sul), Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul).

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o trabalho em conjunto vai injetar novas perspectivas para o desenvolvimento local. “Temos muito potencial, o Ministério do Turismo alinhou ao Sebrae um projeto de turismo nacional, nós temos um índice baixo de turistas internacionais no Brasil, então o setor empresarial precisa vir junto e dar o caminho”.

O Programa Investe Turismo vai atender a região do Pantanal Sul (Miranda, Aquidauana e Corumbá) e da Serra da Bodoquena (Bonito, Bodoquena e Jardim). As regiões foram escolhidas pelo Ministério do Turismo, com base em critérios técnicos, como estar presente no Mapa Brasileiro do Turismo 2018 e ter, pelo menos, um destino turístico consolidado no mercado internacional. Em todo o país, foram contempladas 30 rotas turísticas em 158 municípios, atingindo quatro mil empresas.

Acordo de cooperação

Ainda no evento, foi assinado o Convênio de Cooperação Geral para o Desenvolvimento do Turismo do Mato Grosso do Sul. O governador Reinaldo Azambuja afirmou que a primeira etapa é organização. “Vamos trabalhar outras rotas também, nossa função é o desenvolvimento de uma organização do setor do Turismo, nossa missão é juntar esses esforços, são técnicos extremamente qualificados e nisso o Sebrae tem uma expertise, para termos um programa com sustentabilidade”, disse.

Representando as federações, o presidente da Fiems, Sergio Longen, disse que o alinhamento vai trazer desenvolvimento para as indústrias do estado. Até o momento, mais de 90 empresários já aderiam ao projeto, que vai beneficiar micro e pequenas empresas dos segmentos do turismo e de produção associada, incluindo gastronomia, agroindústrias e os empreendimentos da economia criativa, como artesanato, designers, audiovisual, entre outros.

As rotas turísticas receberão um pacote de ações organizadas em quatro linhas de trabalho: o fortalecimento da governança, por meio de uma integração entre setor público e privado; a melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; atração de investimentos e apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento; e por fim, marketing e apoio à comercialização, com campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos.

Leia Também

Servidores da escola de Bonito recebem treinamento da Brigada de Incêndio Aprendizado
Servidores da escola de Bonito recebem treinamento da Brigada de Incêndio
Homem é morto a pauladas e facadas em fazenda de Mato Grosso do Sul Caso de polícia
Homem é morto a pauladas e facadas em fazenda de Mato Grosso do Sul
Cantor Chrystian  grava vídeo especial e convida fãs para o 2º Festival de Pesca Esportiva Show
Cantor Chrystian grava vídeo especial e convida fãs para o 2º Festival de Pesca Esportiva
Em ritmo acelerado de crescimento, MS possui 4.130 vagas de emprego Oportunidades
Em ritmo acelerado de crescimento, MS possui 4.130 vagas de emprego
Bombeiros procuram cabeça de homem esquartejado em MS Caso de polícia
Bombeiros procuram cabeça de homem esquartejado em MS
Prefeitura de Bonito agradece equipes de vacinação que participaram de mutirão Saúde
Prefeitura de Bonito agradece equipes de vacinação que participaram de mutirão
Prefeitura de Bonito lamenta morte de proprietário da Casa do Criador Triste
Prefeitura de Bonito lamenta morte de proprietário da Casa do Criador
Prazo para licenciar veículos com placas final 1 e 2 em MS vence no dia 30 Atenção motoristas
Prazo para licenciar veículos com placas final 1 e 2 em MS vence no dia 30
Empresário que morreu em acidente na BR-060 será velado na Câmara Municipal de Jardim LUTO
Empresário que morreu em acidente na BR-060 será velado na Câmara Municipal de Jardim
Homem condenado a 30 anos por estuprar sobrinha é preso durante operação CASO DE POLÍCIA
Homem condenado a 30 anos por estuprar sobrinha é preso durante operação
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.