Menu
BANNER ANNA
tera, 12 de novembro de 2019
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO

Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo de Útero será lançado amanhã

21 Mar 2011 - 15h21Por Agência Brasil

 A presidenta Dilma Roussef anunciou hoje (21) que o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo de Útero será lançado amanhã (22) em Manaus (AM). “Sei, por experiência própria, que o câncer tem maior chance de cura quando é tratado no início”, afirmou.

Em seu programa semanal Café com a Presidenta, ela destacou que o governo federal vai garantir exames preventivos de câncer de colo de útero a todas as mulheres com idade entre 25 e 59 anos. Serão implantados 20 novos centros especializados em diagnóstico e tratamento da fase inicial da doença nas regiões Norte e Nordeste.

Hospitais de todo o país deverão ampliar o atendimento para tratamento de câncer por meio de serviços de radioterapia e de quimioterapia, entre outros. Serão instalados ainda 50 centros para confirmação de diagnóstico, com a  possibilidade de realização de biópsias. Segundo Dilma, os estados onde há menor oferta do serviço serão os primeiros beneficiados.

De acordo com a presidenta, laboratórios de todo o país serão incentivados a trabalhar conforme padrões internacionais de qualidade no combate à doença. “Um exame benfeito já é meio caminho andado”, explicou.

Para o diagnóstico do câncer de mama, o Brasil conta atualmente com 4 mil mamógrafos – metade deles na rede pública de sáude. Dilma avaliou que o número é “mais que suficiente” para garantir que mulheres com idade entre 40 e 69 anos façam o exame no prazo correto, mas admitiu que muitos aparelhos estão parados, com baixa produção e até mesmo encaixotados.

“Minha primeira orientação foi para que o Ministério da Saúde fizesse uma vistoria em todos os equipamentos de mamografia”, disse. De acordo com a presidenta, uma força-tarefa nos estados e municípios deverá assegurar que todos os mamógrafos estejam em funcionamento. O investimento total do governo federal no programa será de R$ 4,5 bilhões.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - TÁ NA CONTA
Prefeitura efetua o pagamento da primeira parcela do 13º salário em Bonito (MS)
CPI INSTAURADA CONTRA ENERGISA
Instaurada na Assembleia, CPI que vai investigar aumento na energia elétrica em MS
MEDIDA PROVISÓRIA
MP altera jornada de trabalho de bancários e permite abertura de agências aos sábados
BONITO - MS - EMPOSSADO
Prefeito dá posse a mais um aprovado no concurso público em Bonito (MS)
ECONOMIA
Setor de serviços cresce 1,2% em setembro, aponta IBGE
Policial
Morre bebê vítima de acidente causado por PM e família doa órgãos
Abusador
Homem é preso em flagrante por passar a mão nas partes íntimas de diarista
VIAS DE FATO
Homens brigam e pedrada quase atinge bebê, em Bodoquena
FATALIDADE
Homem morre em hospital depois de ter 80% do corpo queimado em cidade de MS
ROMANCE
Saiba quem é Beatriz Coelho, a namorada de Camila Pitanga