Menu
ITALÍNEA DOURADOS
quinta, 16 de agosto de 2018
KAGIVA
Busca
BONITO - MS

Prefeito participa da reunião do CIDEMA, em Jardim

6 Out 2017 - 10h25Por BONITO INFORMA COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE IMPRENSA

O prefeito municipal de Bonito, Odilson Soares, participou nesta quinta-feira (5) em Jardim - juntamente com o secretário de Administração e Finanças, Celso Henrique Poli, e de Meio Ambiente, Alexandre Ferro - de uma reunião do CIDEMA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa) para tratar dos custos para conclusão das obras de construção do Aterro Sanitário, localizado naquele município.

Com capacidade para receber 63,5 toneladas de lixo por ano, além de 19,5 toneladas de resíduos hospitalares, o aterro será implantado nas proximidades da rodovia 267, Km 08, que liga Jardim a Porto Murtinho, com a finalidade de receber todo o lixo que não tem como ser aproveitado nos municípios (que integram o consórcio) para ser transformado em adubo por uma empresa especializada.

O tratamento será feito com a mistura dos resíduos coletados a um bio-extrato (conhecido cientificamente como HSNI), composto por um conjunto de bactérias, fungos, leveduras e outros organismos vivos, que aceleram o processo de compostagem. O processo dura 15 dias (enquanto por métodos convencionais o prazo varia entre dois e três meses) e é realizado a céu aberto - sem a geração de chorume ou emissão de gases de efeito estufa.

Estiveram presentes à reunião os prefeitos de Bela Vista, Guia Lopes da Laguna, Caracol, Jardim, Nioaque e Bonito, além de representantes de Porto Murtinho. O encontro contou também com a presença do deputado estadual Renato Câmara, que deixou mensagem de apoio aos prefeitos.

De acordo com o presidente do CIDEMA, Guilherme Monteiro (prefeito de Jardim), as obras transcorrem de acordo com as planilhas ea previsão é que o aterro comece a operar em janeiro de 2018.

Criado em 2011 o Cidema tem como objetivo buscar soluções conjuntas para a preservação e conservação das nascentes do rio Apa, contribuindo para o desenvolvimento dos municípios consorciados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - NAS ESTRADA VICINAIS
Agesul e prefeitura recuperam 120 Km de estradas vicinais em Bonito (MS)
BONITO - MS
Incêndio de grandes proporções destrói imóvel do Instituto Internacional Visão de Vida de Bonito
ELEIÇOES 2018 NO ESTADO
Renúncia de Chaves abre crise e tensão na campanha de Odilon
COMPORTAMENTO
Colégio Militar pula página com foto de gays para não falar de homossexualidade
CULTURA
Aniversário de 100 anos da Morada dos Baís terá concerto, espetáculo e memórias
ESPORTE
Lutador de MS é convocado para Mundial em outubro na Turquia
POLÍTICA
Com fim da hegemonia da TV, internet pode ser decisiva nestas eleições
POLÍTICA
TSE registra mais de 23 mil candidatos às eleições de outubro
BONITO - MS - ATENÇÃO MÃES
Dia 'D' contra poliomielite e sarampo será neste sábado em Bonito (MS)
MEIO AMBIENTE - JARDIM E BONITO
A condenação do rio da Prata, essencial para a biodiversidade em Jardim e Bonito (MS)