AGÊNCIA_SUCURI_MEGA_BI
Bonito Informa - Notícias de Bonito e região
Bonito, 23 de Outubro de 2017
DELPHOS_FULL
CLINICA_RITH
6 de Outubro de 2017 10h25

Prefeito participa da reunião do CIDEMA, em Jardim

BONITO INFORMA COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE IMPRENSA

O prefeito municipal de Bonito, Odilson Soares, participou nesta quinta-feira (5) em Jardim - juntamente com o secretário de Administração e Finanças, Celso Henrique Poli, e de Meio Ambiente, Alexandre Ferro - de uma reunião do CIDEMA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa) para tratar dos custos para conclusão das obras de construção do Aterro Sanitário, localizado naquele município.

Com capacidade para receber 63,5 toneladas de lixo por ano, além de 19,5 toneladas de resíduos hospitalares, o aterro será implantado nas proximidades da rodovia 267, Km 08, que liga Jardim a Porto Murtinho, com a finalidade de receber todo o lixo que não tem como ser aproveitado nos municípios (que integram o consórcio) para ser transformado em adubo por uma empresa especializada.

O tratamento será feito com a mistura dos resíduos coletados a um bio-extrato (conhecido cientificamente como HSNI), composto por um conjunto de bactérias, fungos, leveduras e outros organismos vivos, que aceleram o processo de compostagem. O processo dura 15 dias (enquanto por métodos convencionais o prazo varia entre dois e três meses) e é realizado a céu aberto - sem a geração de chorume ou emissão de gases de efeito estufa.

Estiveram presentes à reunião os prefeitos de Bela Vista, Guia Lopes da Laguna, Caracol, Jardim, Nioaque e Bonito, além de representantes de Porto Murtinho. O encontro contou também com a presença do deputado estadual Renato Câmara, que deixou mensagem de apoio aos prefeitos.

De acordo com o presidente do CIDEMA, Guilherme Monteiro (prefeito de Jardim), as obras transcorrem de acordo com as planilhas ea previsão é que o aterro comece a operar em janeiro de 2018.

Criado em 2011 o Cidema tem como objetivo buscar soluções conjuntas para a preservação e conservação das nascentes do rio Apa, contribuindo para o desenvolvimento dos municípios consorciados.

Comentários
Veja Também
bonito_celular
Últimas Notícias
  
ANUNCIE AQUI
CLÍNICA_RITH_300
dothCom © Copyright BonitoInforma - Todos os Direitos Reservados.