Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Pizzaria
BONITO - MS - ENTREVISTA

Prefeito Odilson fala sobre os três primeiros anos de sua gestão em Bonito (MS)

Prefeito Odilson fala sobre os três primeiros anos de sua gestão em Bonito (MS)

8 Jan 2020 - 11h43Por BONITO INFORMA COM ASSESSORIA

Eleito em 2016, com 57,22% dos votos, Odilson Arruda Soares, formado em Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Matemática, ex-vice-prefeito, professor aposentado e empresário, fala ao informativo Prestando Contas sobre a situação encontrada na prefeitura, o início da sua gestão, as prioridades estabelecidas e as ações desenvolvidas desde janeiro de 2017.

Como o senhor avalia o período de transcorrido desde o início da sua gestão?

Exercer o cargo de prefeito nos dá uma visão única e realista da diferença entre querer e poder, em se tratando do exercício da administração pública. Em primeiro lugar, a prefeitura não é uma instituição isolada, como costumamos pensar, e sim parte de um sistema público que trabalha por meio de ações conjuntas, em diferentes esferas, incluindo o Governo Federal e o Governo Estadual, utilizando convênios e contratos que são regidos por procedimentos e prazos legais.

Falando de outra maneira, mesmo utilizando recursos próprios não é rápido comprar um produto ou executar um serviço. As compras de uma prefeitura são realizadas obrigatoriamente por meio de licitação e, por mais que os setores responsáveis estejam preparados o tempo necessário é longo. Uma licitação para compra tem duas fases distintas, a primeira quando uma secretaria ou setor verifica a necessidade de algo e faz uma requisição. Essa etapa vai até a elaboração de um edital. A segunda etapa é iniciada com a divulgação do edital elaborado para que empresas ou particulares interessados em vender apresentem as suas propostas. Ela termina com a escolha da proposta mais vantajosa, seguida pela finalização do processo. Mesmo após a compra, muitas vezes é preciso esperar ainda algum tempo para que o produto seja entregue.

A minha avaliação é de que, mesmo enfrentando dificuldades, temos obtido um bom resultado.

Como foi a fase inicial da sua administração, em 2017? Quanto tempo foi necessário para colocar a casa em ordem e realizar as primeiras ações?

Já tive a oportunidade de afirmar anteriormente que teria imensa satisfação em dizer que recebi a casa em ordem, mas não foi o que aconteceu. Não pretendo justificar quaisquer dificuldades, que já foram superadas, mas o que recebemos foi uma prefeitura em situação caótica, tanto no aspecto financeiro quanto patrimonial, abrangendo todos os setores da administração.

Tivemos que lidar com uma dívida superior a R$ 4 milhões, com a retenção de valores de pensões alimentícias e empréstimos consignados, que foram descontados dos servidores e não pagos, com a regularização de aluguéis e contratos de transporte escolar não honrados e com compromissos em aberto com empresas que fornecem software para registro e controle dos prontuários médico da Saúde e de matrículas e boletins na área de Educação, evitando que os serviços fossem interrompidos.Tem sido grande também o nosso esforço desde então para recuperar e adquirir mobiliários, equipamentos e veículos, grande parte entregues sucateados.

A solução das dificuldades encontradas só foi possível por meio de uma série de ajustes administrativos e econômicos, com a contenção de gastos, a renegociação de parte das dívidas encontradas e a revisão de todos os contratos para obter serviços e compras de qualidade, a preços justos.

As dificuldades iniciais, duramente superadas, foram agravadas no início de 2018 com os prejuízos causados pelas enchentes, mas conseguimos, com uma série de ações, recuperar e colocar nos trilhos a máquina administrativa.

Quais são as prioridades da sua gestão até o momento, quais são elas para o futuro e como o senhor avalia os resultados obtidos?

Entre as nossas principais prioridades está, desde o início, a melhoria dos serviços prestados à população, em todas as áreas, a partir da revitalização e do melhoramento da infraestrutura necessária, incluindo a reforma dos prédios, a aquisição de novos equipamentos e a qualificação dos recursos humanos.

Apostamos também na melhoria da infraestrutura urbana, no aumento do número de ruas asfaltadas, drenagem de águas pluviais e recapeamento.

É um número expressivo de ações que inclui ainda a reforma dos prédios escolares, o aumento do número de vagas nas creches, a melhoria do atendimento à saúde, a renovação da frota de veículos e máquinas, a revitalização da iluminação, com novas luminárias de led, bem como a revitalização completa do Balneário Municipal e do receptivo e dos banheiros da Gruta do Lago Azul.

Por outro lado, é importante dizer que a prefeitura investiu 30% em saúde em 2018, o dobro do índice obrigatório de 15%; e 29,66% em Educação, acima da aplicação mínima exigida de pelo menos 25% da receita.

Aumentamos também os repasses para as entidades assistenciais, entre elas o Hospital Municipal Darcy João Bigaton, que está recebendo neste ano um total de R$ 4.399.000,00 (quatro milhões, trezentos e noventa e nove mil reais).

Além das ações já concluídas muitas se encontram em andamento, e recentemente obtivemos o apoio do governador para asfaltamento da Avenida Matheus Muller, da Rodovia do Turismo, a construção de um minianel rodoviário e a canalização da vala existente na Rua Voluntários da Pátria, na Vila América.

É importante lembrar, nesse sentido, que o desenvolvimento de um município não decorre apenas de ações da prefeitura, mas de ações conjuntas, razão pela qual agradecemos o apoio permanente recebido do governo do Estado, por meio do governador Reinaldo Azambuja e de seus secretários, bem como dos senadores, deputados, vereadores e respectivos partidos pelo empenho para obtenção de recursos e viabilização de projetos.

Mantemos também as importantes parcerias com instituições de caráter assistencial, com o setor privado, entidades representativas e do terceiro setor (ONGs). São essas parcerias que mostram o melhor caminho para o desenvolvimento sustentável que Bonito precisa.

Leia Também

Construtor do Estádio Morenão, Waldir Norberto Darós morre em MS Luto
Construtor do Estádio Morenão, Waldir Norberto Darós morre em MS
Homem mata cachorro com golpes de enxada e depois enterra no quintal em MS Caso de polícia
Homem mata cachorro com golpes de enxada e depois enterra no quintal em MS
PM e PC prendem bêbado que assediou  adolescente em Bodoquena   Prisão
PM e PC prendem bêbado que assediou adolescente em Bodoquena  
Reunião com a equipe da Fundesporte sobre o Edital de apoio as associações acontece hoje em Bonito Esporte
Reunião com a equipe da Fundesporte sobre o Edital de apoio as associações acontece hoje em Bonito
'Nem um animal deveria morrer desta forma', diz mãe de jovem carbonizado em MS Triste
'Nem um animal deveria morrer desta forma', diz mãe de jovem carbonizado em MS
Confira a programação do 2º Festival de Pesca Esportiva do Distrito Águas Evento
Confira a programação do 2º Festival de Pesca Esportiva do Distrito Águas
Governo do Estado formaliza convênios para levar infraestrutura aos municípios de MS Investimento
Governo do Estado formaliza convênios para levar infraestrutura aos municípios de MS
Prefeitura de Bonito recebe representantes do Instituto Cidades Del Futuro Reunião
Prefeitura de Bonito recebe representantes do Instituto Cidades Del Futuro
Polícia Militar em Bodoquena realiza prisão de passageiro que transportava folha de coca Caso de polícia
Polícia Militar em Bodoquena realiza prisão de passageiro que transportava folha de coca
Cunhado descobriu acidente através de GPS em moto emprestada em MS Acidente fatal
Cunhado descobriu acidente através de GPS em moto emprestada em MS
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.