Menu
ITALÍNEA DOURADOS
quarta, 12 de dezembro de 2018
KAGIVA
Busca
UNIPAR_PC

PMA apreende 8 carretas com 200 m³ de madeira

28 Fev 2011 - 08h33Por PMA

Policiais Militares Ambientais de Costa Rica estão desenvolvendo um trabalho de fiscalização em carretas e caminhões com carga de madeira serrada que vêm do Mato Grosso, Rondônia e do Pará. 

Os policiais percebiam que na Guia Florestal (GF) expedida pelos órgãos ambientais desses Estados não constava no roteiro o trajeto percorrido pelos municípios de MS, mas somente o roteiro dos Estados de origem. 

A própria legislação daqueles Estados, bem como a legislação Federal afirmam que no documento deve constar todo o roteiro do transporte. Isto é feito para que não haja como burlar a fiscalização, ao se retirar madeira de um local como se fosse de outro. 

Em consulta à legislação e uma discussão sobre o caso, a PMA, o Ministério Público e a Polícia Civil chegaram à conclusão de que havia ilegalidade no transporte e que a PMA poderia efetuar a apreensão dos produtos. 

Em operação na sexta-feira passada a PMA apreendeu 8 carretas carregadas com cerca de 200 m³ (duzentos metros cúbicos) de madeira. A cubagem da madeira ainda está sendo realizada. Os policiais, ao fazer a cubagem da madeira estão descobrindo outras irregularidades relativas ao excesso de madeira, com o que constava na Guia Florestal. 

Foram apreendidas: 6 carretas com cargas pertencentes a uma empresa de Mato Grosso, 1 carreta pertencente a uma empresa de Rondônia e 1 de uma empresa do Pará. 

Após a cubagem, a PMA confeccionará os autos de infrações administrativos e arbitrarão multas que podem chegar a R$ 60 mil, visto que a legislação prevê multa de R$ 300,00 por cada metro cúbico. 

A madeira e os veículos que foram apreendidos estão na delegacia de polícia civil de Costa Rica para que os responsáveis pelas cargas possam responder pelo crime ambiental. Se condenados, poderão pegar pena de 6 meses a 1 ano de detenção. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - AÇÕES DO GOVERNO DO MS
Governador Reinaldo Azambuja conclui MS-178 e entrega casas para 64 famílias em Bonito (MS)
ITAPORÃ - TRAGÉDIA EM FAMÍLIA
CRIME EM ITAPORÃ: Neto matou avó com duas facadas nas costas
BONITO - MS - CASO JOÃO DE DEUS
Bonito (MS) recebeu 'João de Deus' em 2008 e promotoria se coloca a disposição para denúncias
ITAPORÃ - CRIME EM FAMÍLIA
Menor mata a própria avó a facadas em Itaporã
CIDADES
Servidores do MPMS poderão trabalhar de casa a partir do próximo ano
TRANSPORTES
Definida empresa que irá elaborar Plano Diretor de Passageiros de MS
ATENÇÃO A TODOS
Jovem lutadora russa morre eletrocutada após queda de iPhone no banho
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Atenção contribuinte: Sistema autorizador da NF-e valida novos códigos a partir de 2019
EDUCAÇÃO
Universidade abre 1.481 vagas para portadores de diploma
CIDADES
Operação que tem Aécio como alvo cumpre mandados em MS