Menu
ASSOMASUL MARÇO
quinta, 18 de abril de 2019
mutantes
Busca
ITALÍNEA DOURADOS

PMA apreende 8 carretas com 200 m³ de madeira

28 Fev 2011 - 08h33Por PMA

Policiais Militares Ambientais de Costa Rica estão desenvolvendo um trabalho de fiscalização em carretas e caminhões com carga de madeira serrada que vêm do Mato Grosso, Rondônia e do Pará. 

Os policiais percebiam que na Guia Florestal (GF) expedida pelos órgãos ambientais desses Estados não constava no roteiro o trajeto percorrido pelos municípios de MS, mas somente o roteiro dos Estados de origem. 

A própria legislação daqueles Estados, bem como a legislação Federal afirmam que no documento deve constar todo o roteiro do transporte. Isto é feito para que não haja como burlar a fiscalização, ao se retirar madeira de um local como se fosse de outro. 

Em consulta à legislação e uma discussão sobre o caso, a PMA, o Ministério Público e a Polícia Civil chegaram à conclusão de que havia ilegalidade no transporte e que a PMA poderia efetuar a apreensão dos produtos. 

Em operação na sexta-feira passada a PMA apreendeu 8 carretas carregadas com cerca de 200 m³ (duzentos metros cúbicos) de madeira. A cubagem da madeira ainda está sendo realizada. Os policiais, ao fazer a cubagem da madeira estão descobrindo outras irregularidades relativas ao excesso de madeira, com o que constava na Guia Florestal. 

Foram apreendidas: 6 carretas com cargas pertencentes a uma empresa de Mato Grosso, 1 carreta pertencente a uma empresa de Rondônia e 1 de uma empresa do Pará. 

Após a cubagem, a PMA confeccionará os autos de infrações administrativos e arbitrarão multas que podem chegar a R$ 60 mil, visto que a legislação prevê multa de R$ 300,00 por cada metro cúbico. 

A madeira e os veículos que foram apreendidos estão na delegacia de polícia civil de Costa Rica para que os responsáveis pelas cargas possam responder pelo crime ambiental. Se condenados, poderão pegar pena de 6 meses a 1 ano de detenção. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍCIA
Procurado por homicídio em MS morre em confronto com a polícia no Paraná
AÇÕES DO GOVERNO DO MS
Governador Reinaldo Azambuja levou acesso à saúde para dentro das aldeias de MS
CASO MAJOR MORTO EM BONITO
Em audiência, Justiça mantém prisão de pintor que matou major a facadas em Bonito (MS)
COMPORTAMENTO
Em 1981, quebra-quebra em show marcou vinda do cantor ao interior de MS
MEIO AMBIENTE
Assembleia cria frente parlamentar sobre problemas dos rios da região de Bonito
TEMPO E TEMPERATURA
Previsão do tempo neste feriadão está favorável para o ecoturismo no Estado
VACINAÇÃO
Status de área livre de aftosa sem vacinação é oportunidade estratégica para MS
GERAL
Polícia Militar Rodoviária lança Operação Semana Santa 2019
TURISMO
Vai viajar no feriado e curtir o MS? Veja a previsão do tempo para municípios turísticos do Estado
BONITO - MS - FERIADÃO
Bonito (MS) tem 100% dos passeio operando plenamente nesse feriado de Páscoa