Menu
BANNER ANNA
quarta, 11 de dezembro de 2019
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO

PMA apreende 8 carretas com 200 m³ de madeira

28 Fev 2011 - 08h33Por PMA

Policiais Militares Ambientais de Costa Rica estão desenvolvendo um trabalho de fiscalização em carretas e caminhões com carga de madeira serrada que vêm do Mato Grosso, Rondônia e do Pará. 

Os policiais percebiam que na Guia Florestal (GF) expedida pelos órgãos ambientais desses Estados não constava no roteiro o trajeto percorrido pelos municípios de MS, mas somente o roteiro dos Estados de origem. 

A própria legislação daqueles Estados, bem como a legislação Federal afirmam que no documento deve constar todo o roteiro do transporte. Isto é feito para que não haja como burlar a fiscalização, ao se retirar madeira de um local como se fosse de outro. 

Em consulta à legislação e uma discussão sobre o caso, a PMA, o Ministério Público e a Polícia Civil chegaram à conclusão de que havia ilegalidade no transporte e que a PMA poderia efetuar a apreensão dos produtos. 

Em operação na sexta-feira passada a PMA apreendeu 8 carretas carregadas com cerca de 200 m³ (duzentos metros cúbicos) de madeira. A cubagem da madeira ainda está sendo realizada. Os policiais, ao fazer a cubagem da madeira estão descobrindo outras irregularidades relativas ao excesso de madeira, com o que constava na Guia Florestal. 

Foram apreendidas: 6 carretas com cargas pertencentes a uma empresa de Mato Grosso, 1 carreta pertencente a uma empresa de Rondônia e 1 de uma empresa do Pará. 

Após a cubagem, a PMA confeccionará os autos de infrações administrativos e arbitrarão multas que podem chegar a R$ 60 mil, visto que a legislação prevê multa de R$ 300,00 por cada metro cúbico. 

A madeira e os veículos que foram apreendidos estão na delegacia de polícia civil de Costa Rica para que os responsáveis pelas cargas possam responder pelo crime ambiental. Se condenados, poderão pegar pena de 6 meses a 1 ano de detenção. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ATENÇÃO BONITO
ESF Bom Viver fará atendimento odontológico de urgência a partir desta quarta-feira em Bonito (MS)
OPORTUNIDADES
Marinha abre concurso com 900 vagas para Aprendizes Marinheiros
ALERTA NO MS
Instituto alerta para temporal com queda de granizo em todo o MS
Saiba tudo sobre a Bitcoin
Saiba tudo sobre a Bitcoin
PACOTE DE NATAL EM BONITO
Águas de Bonito é Hotel, Agência e Restaurante em um só lugar, veja o pacote de Natal em Bonito (MS)
AÇÃO DA POLÍCIA CIVIL
Operação Hilux desmantela quadrilha especializada em roubos de caminhonetes
AMIGO SECRETO NA RECORD
Marcos Mion chora ao receber presente deixado por Gugu
EM CIDADE DO MS
Durante sessão, Vereador junto com sua família pede proteção por sofrer graves ameaças em MS
TRÁFICO
Traficante é preso em rodovia com freezer lotado com 100 kg de maconha
ASSASSINATO
Mulher é presa após matar o marido com golpe de canivete no peito