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Peixes de Bonito serão projetados em tapete virtual no 6º Salão de Turismo, em SP

9 Jul 2011 - 12h38Por Correio do Estado/Fundtur-MS

Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) participa neste mês, do 6º Salão de Turismo- Destinos do Brasil, no Anhembi, em São Paulo.

O Salão é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil.

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun, o Salão de Turismo permite de imediato sentir a reação dos participantes ao conhecer os produtos e serviços turísticos. Possibilitam um processo dinâmico de observação do posicionamento do público, além de compartilhar novas tendências do setor. “Eventos como esse são importantes e eficientes para conquistar o mercado, proporcionando no mesmo espaço e num curto período de tempo uma ampla oferta de produtos, serviços e informação”, garante.

A Fundtur-MS desenvolveu um vasto e detalhado material de divulgação do turismo do Estado para distribuição no evento. Dentre as folheterias, estão folders e revistas, nos quais destacam-se as dez Regiões Turísticas; DVD- vídeo institucional que retrata as belezas naturais, a gastronomia e cultura, além de materiais dos operadores do trade. Serão distribuídos cerca de 1500 kits (sacolas) ao público visitante, imprensa e empresários participantes, nos cinco dias de evento.

Uma novidade que fará parte do cenário, no estande institucional, será o tapete virtual, onde serão projetadas imagens da fauna dos rios: espécies de peixes dos rios pantaneiros e de Bonito. A ideia é divulgar e promover o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Ictiofauna Pantaneira – “Aquário do Pantanal”, que já está em fase de construção na Capital, Campo Grande. O aquário de água doce será o maior do mundo. O empreendimento vai projetar Campo Grande e Mato Grosso do Sul para o mundo.

Alguns pratos da culinária sul-mato-grossense estarão disponíveis para o público saborear. No estande do Estado, o visitante poderá degustar o tradicional caldo de piranha, a bebida Taboa (cachaça artesanal de Bonito) e a chipa (herdada da gastronomia Paraguaia, já incorporada à culinária sul-mato-grossense). Mato Grosso do Sul também fará apresentações culturais no evento com dois grupos: Som Pantaneiro (Aquidauana-Região do Pantanal e Engenho Novo (Furnas de Dionízio/Jaraguari, Região Caminhos dos Ipês).

Produtos fabricados por empreendimentos da agricultura familiar terão destaque no Salão. Empreendedores de Mato Grosso do Sul também vão expor e comercializar produtos no Mercado da Agricultura Familiar, na Vitrine Brasil, provando que o turismo movimenta todo setor produtivo.

Dando sequência ao trabalho de incentivo e apoio à comercialização, promoção e divulgação do produto turístico sul-mato-grossense, a Fundação de Turismo, em parceria com o Sebrae-MS, levará ao Salão um total de 110 pessoas, em dois ônibus. Dentre eles estarão: técnicos e gestores dos municípios e da Fundtur-MS, empresários do trade, representantes artesãos, da gastronomia e da cultura dos municípios.

Na Rodada de Negócios do Salão, oito operadores de turismo do Estado que fizeram a pré-agenda para participação vão comercializar seus produtos turísticos. No espaço de negócios os empresários poderão interagir tanto com operadores turísticos quanto com o público final, promovendo e comercializando produtos.

Mato Grosso do Sul apresentará os seguintes roteiros: Rota Pantanal/Bonito/Brasília; Travessia do Pantanal; Rota Pantanal/Bonito/Foz do Iguaçu; Rota Pantanal/Bonito e Roteiro Turístico Tecnológico Integrado.

O encontro de negócios de turismo LGBT (Lésbica, gays, bissexuais e transexuais), em parceria com a Associação Brasileira de turismo GLS (Abrat GLS), apresenta aos operadores destinos que possuem oferta turística para receber o público LGBT e que dispõem de prestadores de serviços, tais como meios de hospedagem e agências de receptivos qualificados para atender às demandas. Os empresários inscritos no encontro de negócios de turismo LGBT estarão automaticamente inscritos no curso de sensibilização e qualificação para atendimento ao turista LGBT.

No Salão de Turismo, a Polícia Ambiental de MS (PMA) vai realizar uma oficina direcionada ao público em geral, onde apresenta o trabalho desenvolvido no Estado. Com o objetivo de despertar a consciência ambiental, a PMA desenvolve um importante projeto educativo no Estado, na qual retrata técnicas sobre o habitat, modo de vida e extinção dos animais; o projeto é desenvolvido nas escolas. A PMA também dispõe de um “Museu de Animais do Pantanal”, em que expõe um grande acervo de animais empalhados (taxidermia). Esses animais silvestres foram vítimas de atropelamento e de caça em Mato Grosso do Sul.

O 6º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, promovido pelo Ministério do Turismo, será realizado de 13 a 17 de julho, no Anhembi em São Paulo/SP. Mato Grosso do Sul já está preparado para uma participação brilhante no evento.

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