Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
praia parque cachoeiras
BONITO - MS

Passeios em Bonito são finalistas de prêmio internacional de sustentabilidade

23 Jan 2019 - 12h58Por DA REDAÇÃO
Flutuação no Rio da Prata é um dos passeios finalistas. (Foto: Márcio Cabral/Recanto Ecológico Rio da Prata)Flutuação no Rio da Prata é um dos passeios finalistas. (Foto: Márcio Cabral/Recanto Ecológico Rio da Prata)

Passeios de ecoturismo em Bonito são finalistas num prêmio internacional de sustentabilidade. Na premiação, cujo resultado será anunciado no mês de abril, durante a 19ª Cúpula Mundial do WTTC (sigla em inglês para Conselho Mundial de Viagens e Turismo), realizada na Espanha, Mato Grosso do Sul concorre com atrativos da Filipinas e Caribe.

Os finalistas foram reconhecidos como organizações que lideram e ajudam no desenvolvimento sustentável do destino, beneficiando seus moradores e visitantes. Os passeios indicados como finalistas são: flutuação no Rio da Prata, flutuação com mergulho na Lagoa Misteriosa e trilha com cachoeira na Estância Mimosa. Juntos, os atrativos recebem cerca de 50 mil visitantes por ano.

“Estamos extremamente honrados com a distinção internacional. Só estamos entre os finalistas devido ao trabalho de longo prazo que desenvolvemos com nossa equipe, parceiros e trade turísticos, buscando sempre qualidade, sustentabilidade e desenvolvimento regional", afirma Luiza Coelho, diretora de sustentabilidade do Grupo Rio da Prata.

Conforme Ministério do Turismo, os passeios são resultado de um projeto familiar que colocou em prática modelo de ecoturismo organizado, com visitação limitada, focado em qualidade e segurança, e economicamente viável.

Na flutuação no Rio da Prata, o turista segue o fluxo de uma suave correnteza e é conduzido ao mundo subaquático, formado por cardumes coloridos e diversas espécies de plantas. Já a estância é cortada pelo rio Mimoso com sete cachoeiras.

A Lagoa Misteriosa oferece passeio de flutuação para iniciantes e mergulho com cilindro para os mais experientes. O local comporta até 10 turistas por mergulho.

“Os atrativos naturais alavancam o desenvolvimento regional, valorizando produtos locais como artesanato e culinária, e gerando emprego e renda, além de promover a educação ambiental. Este exemplo é a prova de que quando turismo e preservação caminham juntos os resultados são extremamente positivos para o país”, afirma o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

O Grupo Rio da Prata concorre ao lado do Masungi Georeserve, nas Filipinas, e do St. Kitts Sustainable Destination Council, na Ilha de São Cristóvão, no Mar do Caribe.

Perigo - Premiado e festejado pelo mundo, os rios cênicos de Bonito, Bodoquena e Jardim protagonizam debate sobre medidas de preservação. Em novembro, a concentração de chuva e os sedimentos levados pela enxurrada de duas fazendas, que trocaram pastagem por lavoura, levaram ao turvamento do Rio da Prata, que foi tomado por lama. 

 

Leia Também

Circuito Gastronômico é um marco de referência para os sabores do Cerrado gastronomia
Circuito Gastronômico é um marco de referência para os sabores do Cerrado
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas Até 1° de Maio
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas
Morre homem atropelado por caminhão em Mato Grosso do Sul Acidente fatal
Morre homem atropelado por caminhão em Mato Grosso do Sul
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano Dengue
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito Investimento
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito
Tendo Danilinho, ex-Flu, como reforço, Juventus de Bonito, quer fazer "bonito" em campeonato. COPA BRASÍLIA AMARELA DE FUTEBOL AMADOR
Tendo Danilinho, ex-Flu, como reforço, Juventus de Bonito, quer fazer "bonito" em campeonato.
Assassino de garota de programa cita bíblia e diz que a matou por ser 'impura' Interrogatório
Assassino de garota de programa cita bíblia e diz que a matou por ser 'impura'
Em Bonito: audiência pública apresenta o primeiro Plano Municipal de Cultura Evento Importante
Em Bonito: audiência pública apresenta o primeiro Plano Municipal de Cultura
Evento
SEMA realiza atividade sobre povos originários e mandioca com alunos da Rede Municipal de Ensino
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito Segurança
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.