Menu
terça, 19 de março de 2024
Busca
parque das cachoeiras
CIDADES

Operação que tem Aécio como alvo cumpre mandados em MS

Os valores investigados, que teriam sido utilizados também para recebimento de apoio político

11 Dez 2018 - 08h30Por DA REDAÇÃO
Prédio onde Aécio Neves mora no Rio de Janeiro foi alvo de ação nesta manhã que tem mandados também em MS. (Foto: Patrícia Hadlich) Prédio onde Aécio Neves mora no Rio de Janeiro foi alvo de ação nesta manhã que tem mandados também em MS. (Foto: Patrícia Hadlich)

A Operação Ross, da PF (Polícia Federal), cumpre mandados de busca e apreensão nesta terça-feira em Mato Grosso do Sul para investigar o recebimento de propina por políticos. Os alvos, em 9 estados, são três senadores e três deputados federais. A polícia investiga crimes de corrupção passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Conforme as investigações, as vantagens foram solicitadas ao grupo J&F, que no Estado mantém plantas do frigorífico JBS, por exemplo, que teria feito o pagamento paras campanhas de 2014. A ação, baseada em delações de Joesley Batista e Ricardo Saud, é um desdobramento da Operação Patmos, deflagrada pela PF em maio do ano passado.

Os valores investigados, que teriam sido utilizados também para recebimento de apoio político, ultrapassam os R$ 100 milhões. Suspeita-se que os valores eram recebidos através da simulação de serviços que não eram prestados e para os quais eram emitidas notas fiscais frias.

Ao todo, 200 policiais federais cumprem 24 mandados de busca e apreensão expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e também 48 intimações para oitivas em Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, Tocantins, e Amapá.

Não há detalhes ainda de que tipos de mandados, quantidade e quem são os alvos no Estado. O nome da operação faz referência a um explorador britânico que dá nome à maior plataforma de gelo do mundo fazendo alusão às notas ficais frias que estão sob investigação. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) e irmã dele, Andréa Neves, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, são alvos da ação.

Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.