POSTO PRAÇA
Bonito Informa - Notícias de Bonito e região
Bonito, 25 de abril de 2018
KAGIVA
ITALÍNEA DOURADOS
11 de janeiro de 2018 08h19

ONU certificará Brasil como país livre de aftosa por vacinação

Reconhecimento internacional abrirá novos mercados

DA REDAÇÃO

O Brasil recerá oficialmente o comunicado de país livre da febre aftosa com vacinação, na próxima reunião anual da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a ser realizada em Paris (França).

A certificação será formalizada em maio de 2018 e contribuirá na ampliação e abertura de novos mercados internacionais às carnes brasileiras. 

O reconhecimento pela OIE deverá consolidar o processo de reconhecimento feito pelo Mapa. No início de dezembro, quando foram declaradas novas zonas livres da febre aftosa com vacinação no Amapá, Roraima, em grande parte do Amazonas e em áreas de proteção no Pará, finalizou-se nacionalmente o processo de erradicação da doença. Em abril de 2017 completaram-se 11 anos sem registro de ocorrência de aftosa no país.

Durante o V Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (Endesa 2017), no Pará, no mês de dezembro, o ministro Blairo Maggi, falou do “coroamento de 60 anos de trabalho para o Brasil ser livre de aftosa com vacinação”.

Estratégia importante em relação ao enfrentamento da doença em curso é a execução do Plano Estratégico do PNEFA 2017-2026, com o objetivo de criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa com vacinação e ampliar as zonas livres da doença (sem vacinação). Zona livre sem vacinação, representada pelo estado de Santa Catarina, manteve em 2017 seu status sanitário. 

Comentários
Veja Também
conde_foto
Últimas Notícias
  
TASS_300
AGÊNCIA_SUCURI_LATERAL
dothCom © Copyright BonitoInforma - Todos os Direitos Reservados.