Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
labbonito
MEIO AMBIENTE

“Objetivo é proteger mananciais”, diz Reinaldo sobre Rio da Prata e Formoso

22 Mar 2019 - 13h20Por DA REDAÇÃO
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) durante evento na Fundesporte nesta sexta-feira (22) (Foto: Henrique Kawaminami)Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) durante evento na Fundesporte nesta sexta-feira (22) (Foto: Henrique Kawaminami)

Nos últimos meses, toda vez que chove na região de Bonito, a 257 km de Campo Grande, os símbolos cristalinos – atrativo turístico internacional – Rio da Prata e Formoso, são objeto de preocupação. Turvos, demoram a clarear. Agora, o governo do estado criou novas regras para proteger a região da expansão da agropecuária, que responde por 30% do problema, conforme apontou o MPMS (Ministério Público Estadual).

Publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (22), o decreto 15.197 estabelece a rotina de apresentação e de aprovação do projeto técnico de manejo e de conservação de solo e água, entre outras determinações. Para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a normativa tem o objetivo de proteger “mais” os mananciais e defender as belezas naturais da região.

“É um decreto que vai nortear o uso de manejo e solo de toda aquela região. No Rio da Prata e no Formoso teremos modalidades específicas pra se mexer no solo com restrições que tem objetivo de proteger mais os mananciais, com intenção de fazer uma defesa das belezas naturais e das águas daquela região. Vão ter regras para produção de agricultura e pecuária com modelo que vai proteger a região. Foi motivo de estudo e análise do Imasul [Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul]”, declarou.

Decreto – A nova rotina de manejo estabelecida pelo decreto é para obtenção de declaração ambiental atestando a conformidade para a realização de trabalhos de mecanização de solos (aração, gradagem, subsolagem) “com vistas à renovação ou à recuperação de pastagens e à implantação de lavouras permanentes ou temporárias” e de outras atividades de movimentação de solo na bacia de contribuição dos rios Formoso e da Prata.

Conforme a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar ), o objetivo é preservar a integridade dos recursos hídricos naquela região (principalmente os banhados e nascentes), reduzir o impacto do acarreamento de sedimentos aos rios e córregos, principalmente no período de chuvas, e evitar maiores prejuízos ao meio ambiente e atividades econômicas.

Titular da pasta, Jaime Verruck afirma que o decreto levou em conta as demandas apresentadas na audiência pública realizada no mês de dezembro em Bonito, além dos eventos mais recentes, como o turvamento em alguns trechos de rios explorados para atividade de turismo.

O documento também cria a Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água, vinculada à Semagro, e tem como atribuição a emissão de pareceres e de recomendações técnicas sobre o projeto técnico de manejo e de conservação de solo e água. O decreto é assinado pelo governador e pelo secretário.

Águas turvas – Durante a audiência pública realizada em 10 de dezembro, na Câmara Municipal de Bonito, o coordenador do Núcleo Ambiental do MPMS, promotor Luciano Loubet, apontou três causas para o turvamento dos rios.

Segundo o promotor, são responsáveis o volume de chuva, as estradas - que responderam por 70% do problema (Bonito tem 4,5 mil quilômetros de estradas vicinais, que também são caminhos para conduzir as enxurradas) - e as propriedades rurais nas margens dos rios, com responsabilidade de 30%.

Leia Também

Sucuri de 2,5 metros é resgatada em oficina mecânica de Miranda Caso raro
Sucuri de 2,5 metros é resgatada em oficina mecânica de Miranda
Acusado de assassinato é encontrado escondido em fazenda de MS Homicídio
Acusado de assassinato é encontrado escondido em fazenda de MS
Policial militar que matou empresário no Procon morre em MS Em Campo Grande
Policial militar que matou empresário no Procon morre em MS
Avião de jogador de futebol cai em rota do tráfico entre Paraguai e MS Fronteira
Avião de jogador de futebol cai em rota do tráfico entre Paraguai e MS
Campanha Seu Abraço Aquece arrecada agasalhos, cobertores e roupas em Bonito e Bodoquena Atenção população
Campanha Seu Abraço Aquece arrecada agasalhos, cobertores e roupas em Bonito e Bodoquena
Ponte do Coqueiro está interditada em Bonito Atenção Motoristas
Ponte do Coqueiro está interditada em Bonito
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos Reunião de negócios
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos
Bonito realiza curso de Segurança de Embarcações no Distrito Águas do Miranda Capacitação
Bonito realiza curso de Segurança de Embarcações no Distrito Águas do Miranda
ATLETAS DE BONITO VÃO REPRESENTAR O MUNICÍPIO NO CAMPEONATO SUL-MATO-GROSSENSE LOTERIAS CAIXA. Esportes
ATLETAS DE BONITO VÃO REPRESENTAR O MUNICÍPIO NO CAMPEONATO SUL-MATO-GROSSENSE LOTERIAS CAIXA.
Hospital Regional e São Julião debatem manutenção de convênio para oferta de leitos Parceria
Hospital Regional e São Julião debatem manutenção de convênio para oferta de leitos
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.