Menu
ITALÍNEA DOURADOS
segunda, 15 de outubro de 2018
KAGIVA
Busca

Obama pode anunciar fim de vistos para brasileiros

5 Mar 2011 - 12h00Por R7

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarca no Brasil na noite da sexta-feira (18) com uma agenda cronometrada. Cercado por uma comitiva com quase mil pessoas, entre seguranças, assessores e secretários, Obama vem fechar uma série de acordos com o governo brasileiro e visitar pontos turísticos no Rio de Janeiro. Na pauta, pode entrar também o fim da obrigatoriedade de vistos prévios para brasileiros que queiram entrar nos EUA. 

O primeiro compromisso está marcado para o sábado (19), quando será recebido pela presidente Dilma Rousseff em um almoço no Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) com a presença de dez grandes empresários brasileiros. 

Estão na lista as construtoras Camargo Corrêa e Odebrecht; a Coteminas, maior empresa têxtil do país; a Cutrale, gigante na produção de suco de laranja; a fabricante de aviões Embraer; a siderúrgica Gerdau; a mineradora Vale; a Stefanini, que atua na área de tecnologia da informação; a Aracruz, produtora de papel e celulose; e a Votorantim, conglomerado com braços nas áreas de cimento, mineração e metalurgia, siderurgia, celulose e papel, entre outros. 

A intenção dos empresários é buscar canais de aproximação com o mercado americano e aprofundar as relações comerciais justamente num momento em que a China ultrapassa os EUA como principal parceiro do Brasil. 

O Itamaraty não esconde que poderá haver algum tipo de pressão da delegação americana para que o Brasil escolha os caças F/A-18 Super Hornet, da Boeing, no processo de renovação da FAB (Força Aérea Brasileira). 

Fim do carimbo no passaporte 

Durante o evento, Obama deve fazer seu principal discurso durante toda a visita. De acordo com assessores da embaixada americana em Brasília, o presidente vai reforçar a visão de que o Brasil não é apenas mais um país na América Latina, mas sim um grande parceiro que tem atuado como protagonista nas grandes questões mundiais. 

Diplomatas brasileiros dizem acreditar que o os elogios não ficarão apenas nas palavras. É esperado que Obama coloque em pauta o fim da obrigatoriedade de visto para brasileiros que viajam aos Estados Unidos. 

De acordo com Roger Dow, presidente da US Travel Association, quando a rejeição de vistos recua a menos de 5%, o país se habilita a entrar no Visa Waiver Program, que dispensa a necessidade de carimbo no passaporte. 

Em 2009, 890 mil brasileiros gastaram R$ 4,4 bilhões nos Estados Unidos, dando ao Brasil a 7ª posição no ranking dos maiores visitantes. No ano passado, o número de brasileiros saltou para 1,2 milhão. O fim da exigência do visto poderia gerar R$ 10,3 bilhões de receitas extras aos americanos, pelos cálculos da US Travel Association. Em tempos de crise, relatam os diplomatas, esse dinheiro é extremamente importante. 

Dentre outros acordos que serão assinados, um é especialmente importante para os cerca de 1 milhão de brasileiros que trabalham nos EUA. É que eles deverão ser beneficiados pelo acordo de cooperação na área de Previdência Social. Por esse programa, aquele que paga a Previdência nos EUA e resolver voltar para o Brasil, poderá resgatar o que pagou no território americano. 

Turismo no Rio 

No domingo (20), Obama terá uma dia mais à vontade, ainda mais porque estará na companhia da mulher, Michele, e das filhas Sasha, de 11 anos, e Malia, de 9 anos. Apesar de a programação ainda não estar fechada, espera-se que a família visite o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e uma praia. 

Um dos programas que está definido é a visita a uma comunidade que conte com uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). É nesse local que Obama dará um tom mais popular à sua visita. 

A ideia, previamente acertada com o governo brasileiro, é de fazer propaganda para os eventos internacionais que virão por aí, como a Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, no Rio. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ELEIÇÕES 2018 - ARTICULAÇÕES
Odilon Jr. visitou Puccinelli na prisão antes de apoio do MDB
BONITO - MS - NOVO SECRETÁRIO
Prefeito dá posse ao novo secretário de Meio Ambiente em Bonito (MS)
BONITO - MS - FERIADÃO MOVIMENTADO
Feriadão teve missa, romaria para Nossa Senhora e carreata 'BolsoRei' em Bonito (MS)
BONITO EM LAS VEGAS
Bonito (MS) participa do IMEX America 2018, em Las Vegas
DELAÇÃO PODE VIR A TONA
Beth Puccinelli ameaça deleção caso André não seja solto
AÇÃO DA PMA
PMA apreende rede e anzóis de galho nos rios Miranda e da Prata
RIO MIRANDA EM BONITO - MS
Em BONITO, Rio Miranda atinge nível de emergência e Imasul emite alerta a ribeirinhos
PRIMEIRO PESQUISA DO 2º TURNO
Pesquisa do 2º turno para governador do MS indica Reinaldo com 54%, veja números
BONITO - MS - E MAIS 56 CIDADES
BONITO e mais 56 cidades do MS em sinal de alerta para mais tempestades
EM CIDADE DO MS
Rapaz morre afogado enquanto nadava em lago de represa em cidade do MS