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AGÊNCIA BONITO THIAGO

Nova estrutura administrativa da UFMS altera também o Câmpus de Bonito

4 Jul 2011 - 08h35Por UFMS

Implantada com o objetivo de readequar e padronizar o modelo administrativo e maximizar as condições de funcionamento da estrutura já existente, a nova estrutura organizacional da UFMS foi amplamente discutida e aprovada pelo Conselho Universitário (COUN).

A nova estrutura prevê a extinção dos departamentos e a designação de coordenadores para todos os cursos de graduação. Os Centros (CCET, CCBS e CCHS) e os câmpus de Aquidauana, Corumbá e Três Lagoas passam a ter as seguintes unidades administrativas: coordenadoria administrativa, coordenadoria de gestão acadêmica, secretaria acadêmica e secretaria de apoio pedagógico.

A parte administrativa que ficava sob a responsabilidade dos departamentos, como lotação de professores, folha de freqüência, férias de servidores passa a ser organizada pela direção dos centros, câmpus ou faculdades.

A estrutura administrativa das Faculdades (Famed, Facom, Faodo, Famez e Fadir) contam com coordenadoria administrativa, secretaria acadêmica e secretaria de apoio pedagógico. Além disso, também passam a ter coordenadoria de cursos e unidades para atender as especificidades (prática jurídica, clínica odontológica, fazenda escola, hospital veterinário, entre outros).

Cada um dos sete câmpus implantados após 2001 (Coxim, Bonito, Chapadão do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Naviraí e Ponta Porã) terá em sua estrutura administrativa: secretarias acadêmica, de apoio pedagógico e de apoio administrativo.

A nova estrutura da UFMS prevê ainda a implantação de novas unidades: Coordenadoria de Planejamento Institucional, vinculada a Proplan; Coordenadoria de Formação de Professores, vinculada a Preg; Coordenadoria de Cultura e Desporto, vinculada a Preae; e as Coordenadorias de Editora e Gráfica e de Relacionamento Universidade/Empresa, vinculadas a Propp. Também serão implantadas as Coordenadorias Geral de Gestão de Pessoas; de Comunicação Social e de Relações Internacionais, todas vinculadas a Reitoria.

As nomeações para as novas funções das unidades administrativas foram indicações dos diretores. Desde 2009 a comunidade pode avaliar e encaminhar para a comissão de reestruturação sugestões, dúvidas e questionamentos. A Comissão foi composta por 24 membros, representantes da administração central, dos centros, das faculdades, dos câmpus e das Pró-Reitorias da Instituição. Ouvimos a comunidade acadêmica desde o início, tanto que acatamos as indicações propostas por todos os diretores para as nomeações, explica a Reitora, professora Célia Maria da Silva Correa Oliveira.

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