Menu
BANNER ANNA
domingo, 19 de janeiro de 2020
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO

Nobel da Paz de 2011 tem número recorde de candidatos

2 Mar 2011 - 11h05Por Veja

O comitê do prêmio Nobel anunciou nesta terça-feira que há 241 candidatos ao Nobel da Paz de 2011, um número recorde na história do prêmio. Dos indicados, 188 são pessoas e 53, organizações. O anterior recorde havia sido registrado em 2010, quando 237 indicados disputaram o prêmio. Na lista de concorrentes de 2011 estão o site WikiLeaks, um dissidente político cubano e líderes das revoltas nos países árabes. 

O regulamento do Nobel estabelece o prêmio da Paz pode ser disputado por autoridades e líderes sociais e políticos. Entre os aspirantes à honraria deste ano estão, além do WikiLeaks de Julian Assange, a organização católica Comunidade de Sant'Egidio, a presidente liberiana Ellen Johnson-Sirleaf, o ativista cubano Oswaldo Payá e o ex-chanceler alemão Helmut Kohl, além de Svetlana Gannushkina, que comanda uma ONG russa de defesa dos direitos humanos. 

Um deputado norueguês anunciou ter proposto o WikiLeaks para o Nobel por considerar que o site criado pelo australiano Assange permitiu denunciar "a corrupção, os crimes de guerra e a tortura". Também figuram na lista dos indicados três homens considerados os criadores da internet - os americanos Larry Roberts e Vint Cerf e o britânico Tim Berners-Lee. Em 2010, o vencedor foi o ativista chinês Liu Xiabo, defensor dos direitos humanos em seu país 

O Nobel da Paz será entregue em Oslo em 10 de dezembro. O anúncio do ganhador sai em outubro. A lista de pretendentes não é exibida publicamente - os nomes revelados à imprensa são divulgados pelas pessoas que fizeram as indicações. Mas o porta-voz do Instituto, Geir Lundestad, adiantou que a edição 2011 será influenciada pelas revoltas no mundo árabe. "Recebemos várias propostas que refletem a situação que se observa na Tunísia, Egito e Líbia", explicou ele. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

NÃO DEU - QUE PENA
Florista baleada pelo ex-namorado não resiste aos ferimentos e morre na Santa Casa
TODOS CONTRA A DENGUE
Megaoperação contra a dengue premiará moradores que mais ajudarem nas ações
TURISTANDO DE BIKE
Ciclistas de MS pedalam mais de 750 km para chegar ao litoral catarinense
ALERTA
Menina de 4 anos fica em estado grave depois de ser picada por escorpião
CRIME
Florista baleada pelo ex faz cirurgia de emergência na Santa Casa
POLÍCIA
Ladrões danificam cerca elétrica, invadem casa e furtam de televisor 65 polegadas a quimono
AÇÃO DA PMA
Agricultor é multado em R$ 50 mil por contrabando de agrotóxicos
TRISTEZA DUPLA
Cãozinho morre de tristeza após sua dona viajar para socorrer pai em acidente
Prisão
Policiais prendem autor de homicídio foragido no Paraguai desde 2012
Fronteira
Jovem é ferida a tiros na fronteira e polícia acredita em crime passional