Menu
ITALÍNEA DOURADOS
quarta, 18 de julho de 2018
KAGIVA
Busca

Nobel da Paz de 2011 tem número recorde de candidatos

2 Mar 2011 - 11h05Por Veja

O comitê do prêmio Nobel anunciou nesta terça-feira que há 241 candidatos ao Nobel da Paz de 2011, um número recorde na história do prêmio. Dos indicados, 188 são pessoas e 53, organizações. O anterior recorde havia sido registrado em 2010, quando 237 indicados disputaram o prêmio. Na lista de concorrentes de 2011 estão o site WikiLeaks, um dissidente político cubano e líderes das revoltas nos países árabes. 

O regulamento do Nobel estabelece o prêmio da Paz pode ser disputado por autoridades e líderes sociais e políticos. Entre os aspirantes à honraria deste ano estão, além do WikiLeaks de Julian Assange, a organização católica Comunidade de Sant'Egidio, a presidente liberiana Ellen Johnson-Sirleaf, o ativista cubano Oswaldo Payá e o ex-chanceler alemão Helmut Kohl, além de Svetlana Gannushkina, que comanda uma ONG russa de defesa dos direitos humanos. 

Um deputado norueguês anunciou ter proposto o WikiLeaks para o Nobel por considerar que o site criado pelo australiano Assange permitiu denunciar "a corrupção, os crimes de guerra e a tortura". Também figuram na lista dos indicados três homens considerados os criadores da internet - os americanos Larry Roberts e Vint Cerf e o britânico Tim Berners-Lee. Em 2010, o vencedor foi o ativista chinês Liu Xiabo, defensor dos direitos humanos em seu país 

O Nobel da Paz será entregue em Oslo em 10 de dezembro. O anúncio do ganhador sai em outubro. A lista de pretendentes não é exibida publicamente - os nomes revelados à imprensa são divulgados pelas pessoas que fizeram as indicações. Mas o porta-voz do Instituto, Geir Lundestad, adiantou que a edição 2011 será influenciada pelas revoltas no mundo árabe. "Recebemos várias propostas que refletem a situação que se observa na Tunísia, Egito e Líbia", explicou ele. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PANTANAL
Cheia recua e parte do gado volta às áreas altas até o fim deste mês
EDUCAÇÃO
IFMS divulga resultado de seleção com 71 vagas para cursos de graduação
MEIO AMBIENTE
Curso orienta proprietários sobre recuperação de áreas na bacia do Taquari
POLÍTICA
Vaquinha eleitoral não empolga e Odilon só arrecada R$ 530 em 2 dias
SAÚDE
Médicos britânicos alertam sobre superbactéria transmitida sexualmente
ELEIÇÕES 2018 - ARTICULAÇÕES
DEM escolhe Reinaldo e indica Barbosinha a vice e Zauith ao Senado
CONCURSOS NO MS
Prefeitura de Laguna Carapã abre concurso com 96 vagas e salários de até R$ 4,1 mil
ECONOMIA
Conta de luz subirá até 3,86% com reajuste de receita de hidrelétricas
AGEPEN - LISTA DIVULGADA
Lista com nomes dos 500 candidatos habilitados no concurso de provas e títulos da Agepen é divulgado
MEIO AMBIENTE
Programa estadual irá premiar quem prestar serviços ambientais em MS