Menu
mutantes
sbado, 23 de maro de 2019
ASSOMASUL MARÇO
Busca
ITALÍNEA DOURADOS

Nobel da Paz de 2011 tem número recorde de candidatos

2 Mar 2011 - 11h05Por Veja

O comitê do prêmio Nobel anunciou nesta terça-feira que há 241 candidatos ao Nobel da Paz de 2011, um número recorde na história do prêmio. Dos indicados, 188 são pessoas e 53, organizações. O anterior recorde havia sido registrado em 2010, quando 237 indicados disputaram o prêmio. Na lista de concorrentes de 2011 estão o site WikiLeaks, um dissidente político cubano e líderes das revoltas nos países árabes. 

O regulamento do Nobel estabelece o prêmio da Paz pode ser disputado por autoridades e líderes sociais e políticos. Entre os aspirantes à honraria deste ano estão, além do WikiLeaks de Julian Assange, a organização católica Comunidade de Sant'Egidio, a presidente liberiana Ellen Johnson-Sirleaf, o ativista cubano Oswaldo Payá e o ex-chanceler alemão Helmut Kohl, além de Svetlana Gannushkina, que comanda uma ONG russa de defesa dos direitos humanos. 

Um deputado norueguês anunciou ter proposto o WikiLeaks para o Nobel por considerar que o site criado pelo australiano Assange permitiu denunciar "a corrupção, os crimes de guerra e a tortura". Também figuram na lista dos indicados três homens considerados os criadores da internet - os americanos Larry Roberts e Vint Cerf e o britânico Tim Berners-Lee. Em 2010, o vencedor foi o ativista chinês Liu Xiabo, defensor dos direitos humanos em seu país 

O Nobel da Paz será entregue em Oslo em 10 de dezembro. O anúncio do ganhador sai em outubro. A lista de pretendentes não é exibida publicamente - os nomes revelados à imprensa são divulgados pelas pessoas que fizeram as indicações. Mas o porta-voz do Instituto, Geir Lundestad, adiantou que a edição 2011 será influenciada pelas revoltas no mundo árabe. "Recebemos várias propostas que refletem a situação que se observa na Tunísia, Egito e Líbia", explicou ele. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - AÇÃO NECESSÁRIA
Em Bonito, Defesa Civil e SAS removem moradores em Águas do Miranda
BONITO E JARDIM - MS
Governo estabelece regras para aprovação de projetos no Rio da Prata em Jardim e Formoso Bonito (MS)
GERAL
PM do Estado por meio do BOPE lançará edital para 2° Curso de Especialização em Negociação Policial
POLÍCIA
Para mulher reatar, homem envia foto com facão e filha de 2 anos no colo em MS
POLÍTICA
Tribunal vai julgar habeas corpus de Temer na próxima quarta-feira
CULTURA
Fundação de Cultura inaugura ‘Espaço Jorapimo’ com obras inspiradas em Lídia Baís
JUSTIÇA
Plenário do STF mantém exigências para porte de arma por juízes
MEIO AMBIENTE
“Objetivo é proteger mananciais”, diz Reinaldo sobre Rio da Prata e Formoso
NIOAQUE - MS
Lançado em 2015, Nioaque tem seu Vale dos Dinossauros ainda quase intocável
POLÍCIA
Operação prende mãe e filho que comandavam tráfico de drogas em Jardim