Menu
ASSOMASUL MARÇO
tera, 23 de abril de 2019
mutantes
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
BONITO - MS

Mundialmente conhecido por águas cristalinas, Rio Formoso volta a ficar turvo em Bonito

Lamaçal invadiu rio após intensas chuvas na cidade

19 Mar 2019 - 08h52Por DA REDAÇÃO

O Rio Formoso, mundialmente conhecido, voltou a ter suas águas cristalinas turvadas após intensas chuvas em Bonito, 297 km de Campo Grande. Nas últimas 24h choveu mais de 200mm na cidade e, na região da cabeceira do rio, onde água não tem para onde escoar, lamaçal acabou escorrendo.

Conforme o secretario de meio ambiente Edmundo Dineli Costa Júnior, os pontos que ocorrem os turvamentos são pontuais e, município junto ao governo, já estão tomando providências para solucionar o problema que atinge menos de 5% da área total da cidade.

Foto: WhatsApp 

“Essa semana tivemos um volume de chuva muito elevado e isso causou um escorrimento de água, causando essa sujeira […] Existe sim o problema de turvamento de rio, existe uma contribuição dos córregos urbanos, algumas influências das propriedades rurais e das estradas que acabam sendo corredores de água das águas que não são devidamente retiras dentro das propriedades”, afirmou o secretário a reportargem, após levantamento da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

Para solucionar o problema, Edmundo esclareceu que o município está reformando o maquinário que será responsável pela manutenção das cabeceiras do rio e na região das áreas de pecuária para evitar que a água de chuva desça para o rio.

“Temos um trator traçado para fazer a conservação de solo em áreas de pecuária. O município também adquiriu uma escavadeira hidráulica e agora estamos esperando a contratação de um operador”, contou a reportagem. Para que manutenção na área da cabeceira seja feito, município aguarda período de chuvas passar, pois a colocação de máquinas na região pode agravar a situação.

Para o secretário, a expansão da fronteira agrícola teria contribuído para que o problema acontecesse e falta ‘bom senso’ dos produtores rurais para que Rio Formoso não seja prejudicado. “É preciso que os produtores rurais adotem estratégia de preservação de solo e água. O que buscamos hoje, é que o governo criei regras específicas para as propriedades rurais para que possamos cobrar”, afirmou.

Foto: WhatsApp 

Deixe seu Comentário

Leia Também

MIRANDA - NOVAS ELEIÇÕES
TRE/MS volta atrás e diz que população escolherá em novas eleições o novo prefeito de Miranda
CIDADES
Dias Toffoli chama para conciliação com indígenas e revolta sitiantes
POLÍTICA
Deputado quer proibir sátira de imagens cristãs em manifestações de MS
COTIDIANO
Amigos lamentam falecimento de Rubens Catenacci, referência na pecuária brasileira
TURISMO
Boletim comparativo de alta temporada do ObservaturMS mostra crescimento no fluxo turístico
GERAL
MPT investiga demissão de funcionários da Mabel sem aviso prévio em MS
EDUCAÇÃO
Governo de MS divulga inscrições para Vale Universidade Indígena
MEIO AMBIENTE
Desmatamento prossegue em Rio Verde, mas com nova faixa de preservação
POLÍCIA
Traficante foge e abandona picape com mais de 800 kg de maconha
POLÍTICA
Prefeita de Miranda continua no comando até ser notificada de cassação