Menu
ITALÍNEA DOURADOS
tera, 11 de dezembro de 2018
KAGIVA
Busca

Mestrandos da Yale University conhecem Mato Grosso do Sul

15 Mar 2011 - 16h36Por MS Notícias

Um grupo de mestrandos da Yale University (EUA) está em visita ao Brasil para conhecer a história econômica, social e política do País, em especial de três Estados – São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul.

Ontem eles foram recebidos, no Palácio Popular da Cultura, pela secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa e pelo secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes, para uma palestra sobre o cenário estadual.
Os cerca de 30 alunos, liderados pelo professor Mushfiq Mobarak, economista e pesquisador da Yale University - e que administra projetos de pesquisa na Ásia, África e América Latina – agradeceram a acolhida em Mato Grosso do Sul e afirmaram “estar muito felizes em conhecer a diversidade do Estado”. A imersão dos alunos contempla pesquisa desenvolvida pelo professor Mobarak sobre desenvolvimento econômico de países, o papel dos setores e instituições neste processo, e como se pode melhor incentivar as populações a adotar atitudes e comportamentos benéficos ao desenvolvimento econômico, social e humano.

Em um momento em que a economia dos Estados Unidos ainda luta para voltar a crescer e que a taxa de desemprego é de quase 9% no país, os cidadãos americanos têm enxergado oportunidades profissionais no Brasil. Para especialistas do setor, as oportunidades estão acontecendo aqui no Brasil, especialmente para pessoas de outras culturas e os pacotes de remuneração das empresas brasileiras estão muito atraentes.

A secretária da Seprotur, Tereza Cristina, abriu o evento dizendo que era uma grande satisfação recebê-los em Mato Grosso do Sul para mostrar as oportunidades existentes pata os jovens estudantes do mundo inteiro. "Essa é a geração do futuro, que vai direcionar os investimentos para todo o mundo”.

O secretário da Semac, Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes, fez uma explanação detalhada sobre o sistema de transporte para o escoamento da produção no Estado e sobre os projetos para os próximos anos. “Uma das estratégias é o desenvolvimento do setor de energização do Estado”.

A secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur) abordou a "Visão Geral do Desenvolvimento do Estado", destacando os incentivos oferecidos para os setores emergentes e a agregação de valores aos produtos primários produzidos em Mato Grosso do Sul.

O consultor Paulo Salvatore Pozini também foi convidado para o encontro e falou sobre os "Instrumentos Creditícios e Incentivos para o Desenvolvimento de MS".

No período da tarde, os alunos foram visitar a Embrapa Gado de Corte para uma palestra sobre a pecuária brasileira. O itinerário em Mato Grosso do Sul termina nesta terça-feira (15) quando segue a campo para visita a uma propriedade rural no município de Sidrolândia. Provenientes de São Paulo, após passar por Mato Grosso do Sul os alunos seguem viagem para a Bahia, nesta quarta (16), de onde retornam para os Estados Unidos.

Acompanham o professor Mushfiq Mobarak 27 alunos do primeiro e segundo ano do mesmo curso com idade média entre 30-35 anos. As nacionalidades são as mais diversas abrangendo os seguintes países: EUA, Brasil, Itália, China, Índia, Bangladesh e Canadá.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CIDADES
Servidores do MPMS poderão trabalhar de casa a partir do próximo ano
TRANSPORTES
Definida empresa que irá elaborar Plano Diretor de Passageiros de MS
ATENÇÃO A TODOS
Jovem lutadora russa morre eletrocutada após queda de iPhone no banho
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Atenção contribuinte: Sistema autorizador da NF-e valida novos códigos a partir de 2019
EDUCAÇÃO
Universidade abre 1.481 vagas para portadores de diploma
CIDADES
Operação que tem Aécio como alvo cumpre mandados em MS
CIDADES
Oficiais da PM de MS apontados como líderes da Máfia do Cigarro são condenados por corrupção
SABORES DO CERRADO
Frutas do cerrado: conheça as árvores que dão mais sabor ao nosso dia-a-dia
TEMPO E TEMPERATURA EM MS
2018 registra recordes de acúmulo de chuva; em dezembro deve cair mais água
BONITO - MS
Governador faz entregas de R$ 36 milhões em obras da MS-178 e habitação em Bonito