Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
BANNER IRMÃO FÁBIO

Mestrandos da Yale University conhecem Mato Grosso do Sul

15 Mar 2011 - 16h36Por MS Notícias

Um grupo de mestrandos da Yale University (EUA) está em visita ao Brasil para conhecer a história econômica, social e política do País, em especial de três Estados – São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul.

Ontem eles foram recebidos, no Palácio Popular da Cultura, pela secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa e pelo secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes, para uma palestra sobre o cenário estadual.
Os cerca de 30 alunos, liderados pelo professor Mushfiq Mobarak, economista e pesquisador da Yale University - e que administra projetos de pesquisa na Ásia, África e América Latina – agradeceram a acolhida em Mato Grosso do Sul e afirmaram “estar muito felizes em conhecer a diversidade do Estado”. A imersão dos alunos contempla pesquisa desenvolvida pelo professor Mobarak sobre desenvolvimento econômico de países, o papel dos setores e instituições neste processo, e como se pode melhor incentivar as populações a adotar atitudes e comportamentos benéficos ao desenvolvimento econômico, social e humano.

Em um momento em que a economia dos Estados Unidos ainda luta para voltar a crescer e que a taxa de desemprego é de quase 9% no país, os cidadãos americanos têm enxergado oportunidades profissionais no Brasil. Para especialistas do setor, as oportunidades estão acontecendo aqui no Brasil, especialmente para pessoas de outras culturas e os pacotes de remuneração das empresas brasileiras estão muito atraentes.

A secretária da Seprotur, Tereza Cristina, abriu o evento dizendo que era uma grande satisfação recebê-los em Mato Grosso do Sul para mostrar as oportunidades existentes pata os jovens estudantes do mundo inteiro. "Essa é a geração do futuro, que vai direcionar os investimentos para todo o mundo”.

O secretário da Semac, Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes, fez uma explanação detalhada sobre o sistema de transporte para o escoamento da produção no Estado e sobre os projetos para os próximos anos. “Uma das estratégias é o desenvolvimento do setor de energização do Estado”.

A secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur) abordou a "Visão Geral do Desenvolvimento do Estado", destacando os incentivos oferecidos para os setores emergentes e a agregação de valores aos produtos primários produzidos em Mato Grosso do Sul.

O consultor Paulo Salvatore Pozini também foi convidado para o encontro e falou sobre os "Instrumentos Creditícios e Incentivos para o Desenvolvimento de MS".

No período da tarde, os alunos foram visitar a Embrapa Gado de Corte para uma palestra sobre a pecuária brasileira. O itinerário em Mato Grosso do Sul termina nesta terça-feira (15) quando segue a campo para visita a uma propriedade rural no município de Sidrolândia. Provenientes de São Paulo, após passar por Mato Grosso do Sul os alunos seguem viagem para a Bahia, nesta quarta (16), de onde retornam para os Estados Unidos.

Acompanham o professor Mushfiq Mobarak 27 alunos do primeiro e segundo ano do mesmo curso com idade média entre 30-35 anos. As nacionalidades são as mais diversas abrangendo os seguintes países: EUA, Brasil, Itália, China, Índia, Bangladesh e Canadá.

Leia Também

Bonito receberá voos todos os dias na Azul Linhas aéreas no mês de Julho de 2024. Turismo
Bonito receberá voos todos os dias na Azul Linhas aéreas no mês de Julho de 2024.
Dupla João Haroldo e Betinho convida população para  2º Festival de Pesca Esportiva Evento
Dupla João Haroldo e Betinho convida população para 2º Festival de Pesca Esportiva
Família luta contra o tempo para angariar valor de cirurgia a idoso com câncer em MS Ajuda ao Próximo
Família luta contra o tempo para angariar valor de cirurgia a idoso com câncer em MS
Mulher é presa por agredir filha com caco de vidro e pauladas em MS Caso de polícia
Mulher é presa por agredir filha com caco de vidro e pauladas em MS
Perseguição policial termina em batida em portão, morte de cão e motorista baleado em MS Caso de polícia
Perseguição policial termina em batida em portão, morte de cão e motorista baleado em MS
Policia Militar de Bonito cumpre mandado de prisão Caso de polícia
Policia Militar de Bonito cumpre mandado de prisão
Governo licita mais de R$ 21,8 milhões para obras em vias urbanas e rodovias de MS Investimento
Governo licita mais de R$ 21,8 milhões para obras em vias urbanas e rodovias de MS
Policia Militar recupera bicicleta furtada e prende ladrão em Bonito Prisões
Policia Militar recupera bicicleta furtada e prende ladrão em Bonito
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso Oportunidades
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso
Traumatizada e com saudade, família de menino morto atropelado muda de endereço Triste
Traumatizada e com saudade, família de menino morto atropelado muda de endereço
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.