Menu
BONITO CÂMARA JULHO 2019
segunda, 22 de julho de 2019
BANNER GOV
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO

Lançamento de guia e workshop sobre aves será em Miranda

21 Mar 2011 - 15h45Por Midiamax

Entre os dias 28 e 31 de março o município de Miranda irá sediar o workshop “Capacitação para condução de observadores de aves no Pantanal” e o lançamento do Guia “Aves do Brasil – Pantanal e Cerrado”, que será realizado pela WCS – Wildlife Conservation Society de New York.

O conteúdo do Workshop inclui aulas teóricas e práticas, abordando o histórico da observação das aves, ecossistemas locais e avifauna da região, migração, conservação das aves, técnicas de reconhecimento em campo, identificação de aves, ética profissional, técnica profissional do guia ornitológico, equipamentos, bibliografia especializada, básico de gravação e fotografia em campo, básico de frugivoria e jardim das aves, organização de dados e birdlist, roteiros para observação de aves na região.

Nas aulas práticas os participantes farão reconhecimento do ambiente visitado e identificação das espécies ocorrentes, manuseio de equipamento e registro das espécies locais, condução adequada de observadores de aves, criação de lista pessoal das aves observadas.

O Guia “Aves do Brasil: Pantanal e Cerrado”, é o primeiro de uma série que deverá contar com cinco volumes que abordam as aves de todos os biomas brasileiros, permitindo sua identificação. Com linguagem simples e todo ilustrado, o livro tem o objetivo de popularizar a observação de aves no Brasil e estimular a conservação do meio ambiente.

Conforme a coordenadora do Projeto Aves do Brasil, Martha Argel, o turismo de observação de aves é uma atividade crescente no Brasil e movimenta a economia em regiões de grande diversidade biológica. Diversos locais de rica avifauna e natureza conservada já possuem estrutura adequada para receber observadores de aves. “O Pantanal é um dos destinos mais procurados por este público no Brasil. Ao vincular o lançamento do Guia Aves do Brasil – Cerrado e Pantanal com a capacitação de condutores locais, espera-se beneficiar não apenas os profissionais já atuantes, mas também o observador de aves que visita a região e, consequentemente, todo o turismo local”, assegura Martha.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CULTURA
71ª Reunião da SBPC homenageará formadores da identidade de MS com apresentações culturais
BONITO - MS
COMTUR aprova o VisitBonito como modelo de promoção turística do destino de ecoturismo
BONITO - MS - DADA A LARGADA
Festival de Inverno é lançado trazendo pré-programação e Cozinha Show em Bonito (MS)
BONITO - MS - MOSTRA GASTRONÔMICA
BONITO: Restaurante 'Encontro das Águas' participa da Mostra Gastronômica com prato Frango à Caipira
BONITO - MS - EJA COM VAGAS
Alô Bonito (MS), EJA tem vagas para adultos no Ensino Fundamental
DETRAN-MS
Julho é mês de pagar licenciamento de placas final 6
TEMPO E TEMPERATURA
Semana começa com baixa umidade do ar e sol forte em todo Estado
CIDADES
Governo do Estado aprova Projeto de Concessão da Rodovia MS-306
DE JARDIM ATÉ FRONTEIRA COM PARAGUAI
Reinaldo destaca atuação da bancada federal para recuperação da BR-267 de JARDIM até a fronteira
VOOS CANCELADOS
Cinzas de vulcão peruano provocam cancelamento de voos para Campo Grande e Bonito (MS)