Menu
ITALÍNEA DOURADOS
tera, 13 de novembro de 2018
KAGIVA
Busca

Inmetro alerta sobre o perigo do uso de óculos escuros

15 Mar 2011 - 08h14Por Douradosnews

Independente da idade, do sexo ou da época do ano, os óculos de sol já se tornaram parte do vestuário das pessoas, representam modernidade e beleza.

Mas, além de ser um ícone de moda, o acessório também é importante como instrumento de proteção contra os efeitos nocivos do sol - sobretudo num país como o Brasil, em que os índices de radiação atingem altos níveis. 


Segundo especialistas do Instituto Nacional de Metrologia e Normalização Industrial (Inmetro), é exatamente por esta última função que eles devem ser usados com muito critério. 

No artigo, "Óculos escuros - acessórios essenciais e ícones da moda", publicado ano passado no site da instituição, os especialistas explicam que as lentes funcionam como uma blindagem evitando que raios luminosos nocivos incidam na retina. Esses raios, segundo eles, da mesma forma que podem aumentar o índice de doenças de pele, podem elevar a incidência de doenças oculares como a catarata e doenças degenerativas de retina. 

Eles explicam também que a escuridão proporcionada pelas lentes inibe alguns mecanismos de defesa naturais que o olho humano possui contra a luminosidade. A pupila, por exemplo, que automaticamente se fecharia diante da luminosidade, mantém-se dilatada quando se utiliza lentes escuras. Ou seja, a reação natural do ser humano de fechar os olhos é comprometida pela utilização dos óculos de sol.

Portanto, se as lentes não protegem, os raios ultravioletas passam e afetam a retina de forma mais severa do que se não fosse usado nenhum tipo de proteção. 

Além disso, eles alertam que a utilização dos óculos de sol não deve escurecer de tal forma a visão, a ponto de prejudicar a capacidade do usuário de distinguir as cores - sobretudo as cores dos sinais de trânsito. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - PONTO FACULTATIVO
Prefeitura terá ponto facultativo nesta sexta-feira (16) em Bonito (MS)
CIDADES
Após 10 anos, mulher ganha direito de ter sobrenome de 2 mães já falecidas
ALERTA
Imunização contra febre amarela deve ser feita de forma antecipada
OPERAÇÕES DA PF NO ESTADO
De quarta a domingo, PRF reforça fiscalização nas rodovias do Estado
EDUCAÇÃO
MS terá Centro Nacional de Mídias para implantação do Novo Ensino Médio
CIDADES
Vencedores do XIII Prêmio de Gestão Pública serão conhecidos no dia 19
ECONOMIA
Bandeira tarifária de energia é amarela em novembro
BONITO - MS - BALNEÁRIO MUNICIPAL
Prefeitura renova permanência de quiosques no Balneário Municipal em Bonito (MS)
CIDADES
Advogada que defenderia traficante Jarvis Pavão é executada em cidade paraguaia na fronteira com MS
CIDADES
Briga por carrinho de compras em supermercado termina com homem perfurado por chave de carro em MS