Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
MARMOARIA
BONITO - MS - EM ESTADO DE ATENÇÃO

Imasul e Defesa Civil colocam Bonito (MS) em estado de atenção

Imasul e Defesa Civil colocam Bonito (MS) em estado de atenção

21 Mar 2019 - 08h31Por INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE IMPRENSA

 

Imasul e Defesa Civil definem a situação como crítica, principalmente em relação ao Rio Miranda. Foto: JabutyImasul e Defesa Civil definem a situação como crítica, principalmente em relação ao Rio Miranda. Foto: Jabuty

 

Devido às fortes chuvas que caem na região o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e a Coordenadoria de Defesa Civil de Bonito estão definindo como "crítica" a situação do Rio Miranda, com sérios riscos de inundações no distrito Águas do Miranda, Pesqueiro do Noé e outras localidades ribeirinhas.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Edmundo Dinelli Jr., a Coordenadoria de Civil do Município e a Secretaria de Assistência Social (SAS) estão se mobilizando para a remover os ribeirinhos de suas casas para um local seguro, antes que o rio suba e elas sejam inundadas. "Por enquanto eles preferem permanecer lá, mas estamos preparados", afirmou.

NA ÁREA URBANA

"As chuvas de hoje e de segunda não causaram danos na área urbana, apenas os transtornos normais", afirmou o secretário, destacando que as obras de construção de curvas de nível e de valas realizadas na Fazenda São Domingos pela Secretaria de Meio Ambiente, em dezembro do ano passado, se mostraram muito eficientes, precisando apenas de alguns ajustes.

A Fazenda São Domingos, que integra a empresa Fazenda Santa Otilia Agro-Pecuaria Ltda., faz divisa com a área urbana de Bonito por mais de 3 quilômetros e meio - do início da estrada do Sucuri (nas proximidades do Cemitério municipal) até as proximidades da Vila Machado.

Também no mês de dezembro a SEMA, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, efetuou trabalhos de recuperação e construção de caixas de contenção de água ao longo da estrada boiadeira, reduzindo o volume de água que antes inundava casas na Vila América.

Chuva na segunda e na quarta-feira acumulou 260 milímetros, o volume do mês inteiro. Foto: JabutyChuva na segunda e na quarta-feira acumulou 260 milímetros, o volume do mês inteiro. Foto: Jabuty

 

ESTRADAS

"Estivemos pontualmente na estrada da Gruta, onde existe o problema, que já é sabido, de interrupção no córrego Queima Boca, que acumula um grande volume de água. Enquanto o asfalto não ficar pronto não há como resolver a questão, infelizmente, já que o local fica em uma baixada", afirmou Edmundo.

Segundo o secretário, foram mais de 140 milímetros de chuva acumulada (medida na fazenda América) na segunda-feira e hoje, quarta-feira pela manhã, mais 120. "Em duas chuvas choveu 260 milímetros, o volume do mês inteiro, mas estamos juntamente com a Agraer acompanhando de perto os acontecimentos", finalizou.

CHUVAS TESTARAM REFORMA DA PONTE SOBRE O CÓRREGO BONITO, NA PILAD REBUÁ

As fortes chuvas desta semana serviram também para testar e aprovar os trabalhos de reforma da ponte sobre o Córrego Bonito, realizados pela Agesul no ano passado, com a instalação de novas manilhas para aumentar a vazão da água e evitar enchentes.

O vão (a distância entre dois apoios consecutivos de uma estrutura) da ponte é de 14 metros. Na ocasião foi aberta uma nova galeria - com a colocação de novas manilhas (quadradas) de 2 por 2 metros ao lado das já existentes (que medem 2 por 3 metros).

Vazão da ponte sobre o Córrego Bonito aumentou com a colocação de novas manilhas, ao lado das já existentes. Foto: JabutyVazão da ponte sobre o Córrego Bonito aumentou com a colocação de novas manilhas, ao lado das já existentes. Foto: Jabuty

 

 

Leia Também

Circuito Gastronômico é um marco de referência para os sabores do Cerrado gastronomia
Circuito Gastronômico é um marco de referência para os sabores do Cerrado
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas Até 1° de Maio
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas
Morre homem atropelado por caminhão em Mato Grosso do Sul Acidente fatal
Morre homem atropelado por caminhão em Mato Grosso do Sul
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano Dengue
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito Investimento
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito
Tendo Danilinho, ex-Flu, como reforço, Juventus de Bonito, quer fazer "bonito" em campeonato. COPA BRASÍLIA AMARELA DE FUTEBOL AMADOR
Tendo Danilinho, ex-Flu, como reforço, Juventus de Bonito, quer fazer "bonito" em campeonato.
Assassino de garota de programa cita bíblia e diz que a matou por ser 'impura' Interrogatório
Assassino de garota de programa cita bíblia e diz que a matou por ser 'impura'
Em Bonito: audiência pública apresenta o primeiro Plano Municipal de Cultura Evento Importante
Em Bonito: audiência pública apresenta o primeiro Plano Municipal de Cultura
Evento
SEMA realiza atividade sobre povos originários e mandioca com alunos da Rede Municipal de Ensino
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito Segurança
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.