Menu
ITALÍNEA DOURADOS
domingo, 24 de junho de 2018
KAGIVA
Busca
TECNOLOGIA

Golpe no WhatsApp promete kit de maquiagem pelo Dia da Mulher

7 Mar 2018 - 12h56Por DA REDAÇÃO

O Dia Internacional da Mulher é mais novo tema a ser aproveitado por golpistas no WhatsApp, segundo a fabricante de antivírus russa Kaspersky Lab. Exatamente como em outros golpes que já circularam pelo aplicativo, são as próprias vítimas que são convidadas a repassar a mensagem fraudulenta para seus contatos -- com a promessa de que, após compartilhar a "promoção", o kit será enviado.

De acordo com a Kaspersky Lab, a página da promoção falsa possui diversas propagandas e é por meio disso que o golpe gera lucro aos criminosos. A empresa adverte, porém, que alguns usuários também são redirecionados para a instalação de aplicativos de "caráter malicioso" após seguir as instruções presentes na página falsa.

Os produtos do kit de maquiagem oferecido não existem.

"Criminosos brasileiros continuam usando o WhatsApp como vetor de ataques por causa de sua popularidade. O uso de um tema como o Dia Internacional das Mulheres demonstra que eles estão sempre adaptando os golpes para temas relevantes e que chamam a atenção das vítimas", afirma o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, Fabio Assolini.




Página falsa diz que vítima deve repassar mensagens a amigos antes de receber o kit. (Foto: Reprodução/Kaspersky Lab)

Além de chegar às vítimas por WhatsApp, o golpe é distribuído por meio de notificações no navegador web. Para isso, é preciso que a vítima já tenha autorizado o recebimento dessas notificações anteriormente -- e essa autorização pode ter ocorrido com a participação em outro golpe que circulou no próprio WhatsApp.

Por exemplo: a empresa de segurança PSafe alertou, na fraude que prometia o 14º salário, que o site fraudulento solicitava a autorização para o envio de notificações.
 




Mensagem do golpe recebida por notificação no Chrome. (Foto: Reprodução/Kaspersky Lab)

Caso o golpe tenha chegado por uma notificação, é necessário acessar as configurações do navegador para desativá-las. No navegador Chrome no Android, é preciso acessar menu três pontos e "Configurações". Depois, deve-se acessar o item "Configurações de site" e em seguida "Notificações". Na dúvida, é recomendado eliminar todas as notificações que estejam como permitidas.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Nova portaria regulamenta expediente de servidores em jogos do Brasil
OPORTUNIDADES DE EMPREGOS
Terminam hoje inscrições de processo seletivo da UFMS para 48 vagas
TEMPO E TEMPERATURA
Inverno começa seco e quente em Mato Grosso do Sul
OPORTUNIDADES
Senai oferece 1,5 mil vagas em 15 cursos técnicos
CIDADES
IFMS divulga aprovados na graduação e chama para matrícula a partir de sexta
REPERCUSSÃO
Assédio a mulher na Rússia envergonhou Brasil, diz ministro do Esporte
OPORTUNIDADES
Governo de MS autoriza concurso público para Fiscal de Obras
OPORTUNIDADES
Inscrições para concurso da PM e Bombeiros encerram nesta sexta
GRANA EXTRA
PIS/Pasep é liberado para todas as idades
LOTERIA
Mega-Sena, concurso 2.047: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 9,5 milhões