Menu
terça, 19 de março de 2024
Busca
Barbearia
SABORES DO CERRADO

Frutas do cerrado: conheça as árvores que dão mais sabor ao nosso dia-a-dia

A guavira, o buriti, o jatobá e a bocaiúva são apenas alguns exemplos.

11 Dez 2018 - 08h26Por DA REDAÇÃO

Todo mundo sabe que incluir frutas na alimentação faz bem para a saúde. A maioria é carente de gordura, sódio e calorias, além de serem muito saborosas. Provavelmente você já conhece algumas frutas do cerrado, mas também sabe quais são as árvores que produzem todas elas?

A árvore da guavira é chamada de Gabiroba e pode atingir até 15 metros de altura. Suas folhas são verde-claras e suas flores graciosas possuem a cor creme. As frutas são pequenas, redondas e muito suculentas. Gabiroba vem da língua guarani e significa “árvore de casca amarga”.

 
 — Foto: Divulgação — Foto: Divulgação

— Foto: Divulgação

O buriti é muito usado para fazer deliciosos sucos e doces. Por fora é coberto por escamas vermelhas e a polpa é muito vibrante. A palmeira do buriti é grandiosa, podendo chegar até 30 metros de altura e 50 centímetros de diâmetro. As folhas ficam concentradas no topo e a sua aparência lembra um leque aberto. As flores são amarelas e ficam penduradas em belos cachos que podem alcançar 3 metros de comprimento.

A altura média da árvore do jatobá pode atingir de 15 a 20 metros de altura e as folhas medem de 6 a 14 centímetros. Apesar da média de altura, algumas árvores se aproximar dos 40 metros. A mais alta é o jatobá amazônico e a menor o jatobá do cerrado.

 
 — Foto: Divulgação — Foto: Divulgação

— Foto: Divulgação

 

Bastante conhecida e saborosa, a bocaiúva tem uma árvore com características particulares. A altura dessa palmeira pode chegar até 15 metros e o seu tronco é coberto por espinhos. As frutas são redondas, pequenas e ficam dispostas em vistosos cachos.

A guavira, o buriti, o jatobá e a bocaiúva são apenas alguns exemplos das frutas deliciosas que o cerrado pode oferecer. Preserve, desfrute e compartilhe nossas riquezas.

Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.