Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Busca
Barbearia
BONITO - MS - FESTIVAL DE INVERNO 2018

Festival de Inverno aposta na diversidade cultural em Bonito (MS)

Festival de Inverno aposta na diversidade cultural em Bonito (MS)

22 Jul 2018 - 11h39Por DIÁRIO DIGITAL

O Festival de Inverno de Bonito (FIB) chega a 19ª apostando na diversidade cultural.  De 26 a 29 de Julho, o público poderá desfrutar de uma programação que favorece a integração das artes. Serão mais de 100 atrações artísticas, dezenas de oficinas, seminários e palestras totalizando mais de 17 horas diárias de programação gratuita. Assim como no ano anterior, o FIB segue a proposta de descentralizaçã.

Haverá ações em bairros e distritos, além da Praça da Liberdade, que concentra os shows nacionais e regionais. “Este ano vamos aumentar as programações nos bairros Marambaia e Vila Machado e retornamos também ao Assentamento Guaicurus e Distrito Águas de Miranda, assim como o Centro de Múltiplo Uso”, relata Athayde Nery, secretário da cultura e cidadania de MS. O evento em 2018 resgata a memória cultural com homenagens importantes.

Este ano, serão três: a dupla Amambai e Amambaí que, apesar de desfeita há sete anos, marcou a história da música de raiz e do chamamé no Estado. O cantor Cecílio da Silva, o Amambaí, faleceu em abril deste ano. Outro homenageado é o grupo teatral Senta Que o Leão é Manso, que se consagrou como um dos mais longevos na história de Mato Grosso do Sul.

Também será homenageada a violonista Mayara Amaral, assassinada brutalmente em julho do ano passado, deixando uma história de talento e amor pela música. Atrações - Entre os destaques da programação estão os shows musicais de Michel Teló (26), Almir Sater & Renato Teixeira (27), Milton Nascimento (28) e Anavitória (29).

Além dos destaques nacionais, também haverá apresentações de artistas sul-mato-grossenses como o coletivo de artistas bonitenses Canta Bonito, a cantora Maria Alice, o cantor Ton Alves e a banda Catarse Retrô. Outro ponto alto da programação são as artes cênicas, que contarão com apresentação de grupos consagrados nacionalmente como o grupo de teatro de rua gaúcho De Pernas Pro Ar, o Balé Teatro Guaíra, do Paraná, e a Cia. de Dança Mário Nascimento, de Belo Horizonte.

Uma novidade nesta edição são os shows e apresentações que acontecem madrugada adentro no Centro de Múltiplo Uso (CMU). Shows de Glória Groove e Funk Como Le Gusta são as atrações nacionais da festa que contará também com destaques regionais, como a cantora Marta Cel, o grupo de blues Whisky de Segunda e DJ bonitense Jou Gonzales.

No sábado e domingo, durante o dia, o CMU será palco para apresentações teatrais, musicais e de dança, além de um campeonato de skate e várias oficinas. Destaque para as áreas da economia criativa e artesanato, que marcam presença no festival com uma programação especial em seus estantes na Praça da Liberdade.

No sábado, por exemplo, acontece o desfile de moda criativa. Destaque para o espaço reservado para a criação do artesanato ao vivo diante do público. A Tenda dos Saberes Indígenas também reserva uma intensa programação, com várias oficinas e entradas ao vivo pela internet do jornalista indígena Sidney Terena.

O Patrimônio Cultural da FCMS também irá oferecer atividades voltadas para a educação e preservação da memória identitária de MS, com encontros como o de arte educadores de MS e várias oficinas, como as de gastronomia em parceria com a Abrasel-MS e Sebrae.

O festival terá a segunda edição da Mostra Gastronômica do FASP com 20 restaurantes de Bonito envolvidos e um estande na Praça da Liberdade. Capital do ecoturismo brasileiro, o meio ambiente ganha relevância nesta edição do FIB. O seminário Cidadania e Meio Ambiente, coordenado pelo secretário Athayde Nery, vai discutir pontos fundamentais para o desenvolvimento consciente e cidadão, com respeito à natureza.

A visita ao Parque Nacional da Serra de Bodoquena e o mutirão de limpeza nos córregos urbanos de Bonito destacam a importância do cuidado e da preservação. Assim como o CMU e a Praça da Liberdade, outros espaços irão abrigar atividades do FIB, como a Casa da Memória Raída, com atividades na sexta e sábado, como o Café Filosófico, e o Espaço Madeiral, que terá de quinta a domingo, sessões de cinema, apresentações de artes cênicas e a exposição fotográfica do grupo Senta Que o Leão É Manso.

A participação da comunidade bonitense também é histórica nesta edição. São aproximadamente 400 pessoas de Bonito envolvidas diretamente com o festival, seja na produção, estrutura e programação artística. Estão presentes na programação, diversas entidades de Bonito, como a Pestalozzi e Instituto Visão de Vida, além de destacar artistas da cidade, como a Banda Municipal de Bonito, que irá tocar o Hino Nacional Brasileiro na abertura oficial do evento.

Confira a programação completa no site do festival: www.festivaldeinvernodebonito.ms.gov.br (As informações são da assessoria de imprensa da Fundação de Cultura)

Leia Também

Governo de MS formaliza convênio e impulsiona obras de infraestrutura em Fátima do Sul Investimento
Governo de MS formaliza convênio e impulsiona obras de infraestrutura em Fátima do Sul
Mulher de líder de quadrilha fica presa e manicure usará tornozeleira em MS Prisão
Mulher de líder de quadrilha fica presa e manicure usará tornozeleira em MS
Uniformes no Presídio de Trânsito promove segurança e gera oportunidade de trabalho Investimento
Uniformes no Presídio de Trânsito promove segurança e gera oportunidade de trabalho
Traficante que extorquia família e tentou matar policial vai continuar preso em MS Caso de polícia
Traficante que extorquia família e tentou matar policial vai continuar preso em MS
Amigos se unem em ajuda a Rusely Cunha! Faça sua contribuição! Ajuda ao Próximo
Amigos se unem em ajuda a Rusely Cunha! Faça sua contribuição!
Jovem assassinado em Mato Grosso do Sul era fichado por desacato e associação Homicídio
Jovem assassinado em Mato Grosso do Sul era fichado por desacato e associação
Vocalista do grupo Molejo morre no Rio Luto na música
Vocalista do grupo Molejo morre no Rio
Polícia prende quarto envolvido em feminicídio praticado a mando de bandido do PCC em MS Caso de polícia
Polícia prende quarto envolvido em feminicídio praticado a mando de bandido do PCC em MS
Desenvolvimento sustentável de MS impressiona cônsul da Alemanha MS em destaque
Desenvolvimento sustentável de MS impressiona cônsul da Alemanha
Segundo Festival de Pesca Esportiva começa hoje no Distrito Águas do Miranda É Hoje
Segundo Festival de Pesca Esportiva começa hoje no Distrito Águas do Miranda
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.