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25 de Maio de 2011 07h52

Faturamento do atacado sobe 8% e atinge R$ 151 bi no Brasil

Folha.com

O setor atacadista distribuidor teve aumento real de 8,2% (acima da inflação) no faturamento em 2010, chegando aos R$ 151,2 bilhões, segundo ranking da Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), feito em parceria com a Nielsen. O levantamento foi realizado com 412 empresas do setor.

De acordo com a associação, o resultado superou a expectativa feita no ano passado, de crescimento em torno de 6%. "[Os dados] demonstram que o segmento saiu da crise econômica mundial fortalecido: o aumento de 8,2% é o dobro do registrado em 2009", diz em comunicado.

Segundo a Abad, a participação do atacado nas vendas tem permanecido estável e acima dos 50% nos últimos seis anos. "Em 2010, correspondeu a 52,8% de tudo que foi distribuído no mercado mercearil do país e atendeu a mais de 1 milhão de pontos de venda", aponta.

"Nos últimos dez anos, tivemos um crescimento muito grande nessa participação e, agora, observa-se uma estabilização desse patamar. Isso é muito saudável, representa o equilíbrio da cadeia de abastecimento", afirma Carlos Eduardo Severini, presidente da Abad.

O ranking apontou ainda o crescimento do atacado regional. "O mercado do interior do país - especialmente nas regiões Norte e Centro-Oeste - ganhou impulso com o aumento da renda nas classes C, D e E e o consequente incremento no consumo, tanto em volume quanto em diversidade de produtos comprados", aponta.

Em paralelo, o pequeno e médio varejo, que atende grande parte da população, está crescendo. "Essas classes socioeconômicas se abastecem em pequenas lojas, no varejo de vizinhança, que por sua vez são atendidas pelos atacadistas e distribuidores", diz Severini.

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