Menu
sexta, 4 de julho de 2025
Busca
BANNER CALISTO

Estudo indica que religião pode acabar em 9 países ricos

22 Mar 2011 - 17h25Por BBC Brasil

Dados de censos colhidos desde o século 19 indicam que a religião pode ser extinta em nove nações ricas que foram analisadas em um estudo científico.

A pesquisa identificou uma tendência de aumento no número de pessoas que afirmam não ter religião na Austrália, Áustria, Canadá, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Suíça e República Tcheca --o país com o índice mais elevado, com 60%.

Usando um modelo de progressão matemática, o levantamento --divulgado durante um encontro da American Physical Society-- mostra que as pessoas que seguem alguma religião vão praticamente deixar de existir nestes países.

Na Holanda, por exemplo, 70% dos holandeses não terão religião alguma até 2050. Hoje, esse grupo é de 40% da população.

"Em muitas democracias seculares modernas, há uma tendência maior de as pessoas se identificarem como sem uma religião", afirma Richard Wiener, que trabalha em um centro de pesquisa em ciência avançada, subordinado ao departamento de física da Universidade do Arizona.

A pesquisa seguiu um modelo de dinâmica não-linear que leva em conta fatores sociais e a influência que exercem em uma pessoa a fazer parte de um grupo não-religioso.

Os parâmetros se mostraram semelhantes em vários países pesquisados, indicando que a religião está a caminho da extinção nessas nações.

Leia Também

Prefeitura inicia reforma da cozinha do hospital com recursos próprios BODOQUENA - AÇÕES DA PREFEITURA
Prefeitura inicia reforma da cozinha do hospital com recursos próprios
FFMS realiza Conselho Arbitral da Série B Estadual nesta quarta-feira Esporte
FFMS realiza Conselho Arbitral da Série B Estadual nesta quarta-feira
Inscrições abertas para o IX Meeting Nacional de Farmácia Clínica Oportunidades
Inscrições abertas para o IX Meeting Nacional de Farmácia Clínica
Morto a tiros estava sendo ameaçado pelo ex da namorada na Fronteira Caso de Polícia
Morto a tiros estava sendo ameaçado pelo ex da namorada na Fronteira
Operação em conjunto entre Polícia Militar e Polícia Civil prende dois indivíduos por tráfico  Caso de Polícia
Operação em conjunto entre Polícia Militar e Polícia Civil prende dois indivíduos por tráfico
Rumo a Bonito-MS: Três rotas diferentes para chegar à capital do ecoturismo Turismo
Rumo a Bonito-MS: Três rotas diferentes para chegar à capital do ecoturismo
MS registra 6.796 casos confirmados de dengue Boletim Epidemiológico
MS registra 6.796 casos confirmados de dengue
Prefeito participa do encontro técnico institucional na Câmara Municipal Política
Prefeito participa do encontro técnico institucional na Câmara Municipal
Casal se envolve em confusão com agressões e queda durante discussão em MS Caso de Polícia
Casal se envolve em confusão com agressões e queda durante discussão em MS
Três pessoas são detidas por tráfico e porte de drogas em Mato Grosso do Sul Caso de Polícia
Três pessoas são detidas por tráfico e porte de drogas em Mato Grosso do Sul
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.