Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
MANIA PET
FESTIVAL DE INVERNO DE BONITO

Espetáculo que une a prática esportiva com a dança contemporânea será apresentado em Bonito (MS)

Espetáculo que une a prática esportiva com a dança contemporânea será apresentado em Bonito (MS)

4 Jul 2019 - 11h12Por Karina Lima / FCMS

A 20ª edição do Festival de Inverno de Bonito traz ao público o espetáculo “Bolero de 4”, que une a prática esportiva com a dança contemporânea. O intérprete-criador João Rafael Neto realiza uma interessante performance com sua bicicleta BMX, desenvolvendo uma linguagem própria, que desloca o esporte para o ambiente artístico e vice-versa.

“Não é um espetáculo livre, é uma coreografia fechada. É a expressão desse meu relacionamento com a bicicleta. Deixa de ser uma bicicleta para ser minha parceira de cena”, explica o bailarino.

João Rafael pesquisa o hibridismo entre as técnicas de movimento, as novas tecnologias e os esportes urbanos, pilares para a sua criação coreográfica. Esta mistura estética desloca o esporte para o ambiente artístico e vice-versa, criando assim, outros  significados particulares e próprios onde o dançarino-performer poderá  expressar sentimentos, construir discursos e, enfim, criar uma linguagem própria.

Desenvolve uma nova possibilidade e aplicação cênica para a bicicleta BMX. Por meio dos movimentos realizados durante a coreografia, expõe outras abordagens artísticas com a BMX que não sejam meramente acrobáticas, tirando-a do âmbito esportivo para um ambiente artístico. O espetáculo sugere um novo olhar, onde se quebra e reconstrói a imagem e a relação do ciclista e sua bicicleta para o público.

É uma dança circular e crescente assim como a música utilizada, o bolero de Ravel, e retrata de forma poética a história, o relacionamento e a cumplicidade entre o dançarino e sua parceira de cena. A trilha sonora compõe dramaturgicamente a obra, desvendando aos transeuntes do local as relações estabelecidas de parceria, dueto ou “pax-de-deux”, entre os corpos na cena, envolvendo e conduzindo o público numa viagem desta relação íntima de amor e conflito.

O que chama a atenção de quem assiste é a habilidade com que Rafael chega a desmontar a bicicleta durante o espetáculo, equilibrando-se em apenas uma das rodas. Enquanto desenvolve a dança, ele chega a jogar as peças que se soltam. Para uso profissional em espetáculo existem bicicletas que chegam a custar R$ 5 mil e o artista gasta em média R$ 2 mil para cada nova manutenção.

Natural de Pernambuco e recentemente morando em Salvador, João Rafael Neto desenvolve uma pesquisa de dança com bicicletas desde 2003. Essa experiência está em consonância com as questões ambientais e urbanísticas levantadas atualmente sobre os modos de transporte urbano. Tem conhecimento em diferentes estéticas de dança (Ballet Clássico, Dança Moderna, Contemporânea e Popular Pernambucana), esportes de ação, e em Audiovisual e é artista integrante do coletivo Nii Colaboratório.

Atualmente, exerce atividades nas áreas das Artes Cênicas, estudando a hibridação entre técnicas de movimento, novas tecnologias e esportes de ação urbanos. É estudante do Curso de Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Artes na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e concluinte do curso técnico em dança – habilitação em coreografia pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Trabalhou com companhias de dança e teatro, dentre elas a Cia Viladança, Sem Cia de Dança – Ambiente de criação coreográfica, CIA de Dança do Sesc Petrolina, CIA Circulando de Teatro e Corpo de baile da Banda Matingueiros. Atuou na minissérie “Ó PAÌ Ò”, da Rede Globo de Televisão – primeira figuração, e em comerciais.

Serviço: O espetáculo “Bolero de 4” será apresentado durante o Festival de Inverno de Bonito 2019, pelo bailarino  João Rafael Neto, no dia 25 de julho, quinta-feira, às 18 horas, na Praça da Liberdade,  e no dia 27, sábado, às 16 horas, Centro de Múltiplo Uso (CMU).

Leia Também

Circuito Gastronômico é um marco de referência para os sabores do Cerrado gastronomia
Circuito Gastronômico é um marco de referência para os sabores do Cerrado
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas Até 1° de Maio
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas
Morre homem atropelado por caminhão em Mato Grosso do Sul Acidente fatal
Morre homem atropelado por caminhão em Mato Grosso do Sul
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano Dengue
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito Investimento
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito
Tendo Danilinho, ex-Flu, como reforço, Juventus de Bonito, quer fazer "bonito" em campeonato. COPA BRASÍLIA AMARELA DE FUTEBOL AMADOR
Tendo Danilinho, ex-Flu, como reforço, Juventus de Bonito, quer fazer "bonito" em campeonato.
Assassino de garota de programa cita bíblia e diz que a matou por ser 'impura' Interrogatório
Assassino de garota de programa cita bíblia e diz que a matou por ser 'impura'
Em Bonito: audiência pública apresenta o primeiro Plano Municipal de Cultura Evento Importante
Em Bonito: audiência pública apresenta o primeiro Plano Municipal de Cultura
Evento
SEMA realiza atividade sobre povos originários e mandioca com alunos da Rede Municipal de Ensino
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito Segurança
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.