Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
praia parque cachoeiras
BONITO - MS - EDUCAÇÃO

Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes faz balanço do ProEmi, e projeta novas ações em BONITO (MS)

4 Ago 2017 - 22h22Por ELTON TEIXEIRA PARA O BONITO INFORMA

No Festival de Inverno, um grande momento cultural da cidade de Bonito a coordenadora do Ensino Médio Marilizi Duarte de Oliveira, aproveitando o momento efervescente na cidade teve uma iniciativa arrojada, e fez um balanço das ações do ProEmi, utilizando rodas de conversas na escola com professores sobre o primeiro semestre e ações para este semestre final.  Segundo ela a ação busca atentar para a melhoria da aprendizagem, e valorização da autoria do aluno, superando as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.

  Nas rodas de conversa com os professores, foi revisto todo o primeiro semestre. “Foram momentos de conhecimento” avaliou, dada a proposta ser inovadora para os alunos, e os professores não terem trabalhado com as temáticas, e disciplinas propostas.  Excursões, projetos interdisciplinares e aulas atrativas, com uso de recursos tecnológicos foram algumas metodologias que apontaram melhorias nas notas, e uma maior interação entre a escola, alunos e professores.

Já para o segundo semestre serão buscadas estratégias para fortalecer os projetos, e ações propostas em andamento. Neste sentido, ao realizar o momento, com os professores das diversas disciplinas, o objetivo foi reavaliar as atividades, nortear como serão trabalhadas as interdisciplinaridades entre as disciplinas, para um melhor aproveitamento do ProEmi na escola.

Para professora de Protagonismo Juvenil, Ana Paula Lubas, as rodas de conversa foram muito produtivas, “tive um momento de discutir com meus colegas professores como minha disciplina poderia contribuir com as outras disciplinas, integrando assim o sistema de aprendizagem e valorizando a autoria do aluno”.

Já para o professor Elton da disciplina de Comunicação e Mídias Digitais no qual se fomenta o desenvolvimento de competências e habilidades ligadas à tecnologia, a iniciativa da coordenação foi fundamental, pois tenta de maneira dinâmica flexibilizar o currículo escolar aproximando ainda mais a escola a realidade dos estudantes à luz das novas demandas profissionais do mercado de trabalho.

Para direção da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, o programa trouxe mais vida à escola, promovendo a maior participação e engajamento dos alunos, despertando o gosto pelos estudos e garantindo a valorização das atividades propostas pela instituição.

Sobre o ProEmi:

O ProEMI (Programa Ensino Médio Inovador) tem o objetivo de garantir o acesso à educação de qualidade aos jovens do Ensino Médio, para isto tem desenvolvido ações conjuntas com Estados e Distrito Federal.

Com base em taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar observou-se a necessidade de ampliação e fortalecimento de políticas efetivas que garantam o direito ao ensino médio de qualidade para todos. Nesse contexto, o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal para induzir o redesenho dos currículos do Ensino Médio, compreendendo que as ações propostas inicialmente vão sendo incorporadas ao currículo, ampliando as práticas pedagógicas,

Instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, o ProEMI integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2007. Conforme a portaria, os projetos de reestruturação curricular devem possibilitar o desenvolvimento de atividades que integrem e articulem as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia. Entre as inovações estão o aumento da carga horária, a leitura como elemento central e básico de todas as disciplinas, o estudo da teoria aplicada à prática, o fomento das atividades culturais e professores com dedicação exclusiva.

Leia Também

Homens suspeitos de estuprar criança em MS são presos pela polícia Caso de polícia
Homens suspeitos de estuprar criança em MS são presos pela polícia
Ponte do Coqueiro ficará interditada por 30 dias em Bonito Interdição
Ponte do Coqueiro ficará interditada por 30 dias em Bonito
Polícia Militar de Bonito prende traficante que vendia cocaína na cidade Prisão em flagrante
Polícia Militar de Bonito prende traficante que vendia cocaína na cidade
Prefeitura de Bonito anuncia programação do 2º Festival de Pesca Esportiva do Distrito Águas Atenção população
Prefeitura de Bonito anuncia programação do 2º Festival de Pesca Esportiva do Distrito Águas
Menina testemunhou morte de mãe e pediu socorro por WhatsApp em MS Triste
Menina testemunhou morte de mãe e pediu socorro por WhatsApp em MS
Palestra sobre o Conceito Disney em Bonito atrai mais de 170 Participantes Parceria
Palestra sobre o Conceito Disney em Bonito atrai mais de 170 Participantes
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos Investimento
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos
Homem afirma que matou garota de programa a facadas por ser chamado de feio em MS Em Campo Grande
Homem afirma que matou garota de programa a facadas por ser chamado de feio em MS
Homem é encontrado morto às margens de rodovia em MS Caso de polícia
Homem é encontrado morto às margens de rodovia em MS
Secretaria de Obras conclui limpeza e roçada da Praça da Marambaia Em Bonito
Secretaria de Obras conclui limpeza e roçada da Praça da Marambaia
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.