Menu
quinta, 19 de setembro de 2019
Busca
agencia
PARQUE DAS ARARAS

Esbanjando energia, seu Modesto, dono do Parque das Araras é uma aula de história ao ar livre

O Parque das Araras é um passeio certeiro para quem ama contemplar a beleza da natureza

6 Ago 2019 - 14h29Por Anna Gomes/Bonito Informa

Com um sorriso no rosto e esbanjando energia, Modesto Sampaio, de 78 anos, mais conhecido como o ‘Seu Modesto’ é uma figura. Alegre e sempre disposto a uma boa prosa, ele conta um pouco da história do Parque das Araras, o qual ele é proprietário há 23 anos.

A equipe de reportagem do Bonito Informa fez um passeio no parque na companhia do Seu Modesto, que modéstia parte, não poderia ter um nome melhor. Muito popular, todos que passavam por ele queriam tirar a famosa selfie. Sempre aberto a novas amizades, é uma delícia ouvir ‘os causos’ que já aconteceram no parque durante todos esses anos.

A equipe foi especialmente para contar sobre o passeio, mas a simpatia de Modesto foi tão grande que ele acabou roubando a cena. Atencioso e muito gentil, ele forneceu uma aula de história ao ar livre.

“Sou proprietário daqui há mais de 20 anos e nesse tempo todo conheci muitas pessoas. Turistas de todos os lugares fazem passeios aqui. Costumo brincar que não preciso sair de casa para conhecer o mundo”, disse bem-humorado.

(Modesto ao lado de turistas gaúchos. Foto: Anna Gomes)

Localizado na cidade de Jardim, o Parque das Araras recebe diariamente aproximadamente 70 visitantes por dia. Turistas do mundo, além de estudiosos, ficam encantados com o cenário e a quantidade de pássaros que tem no local.


Logo no começo do passeio, ainda na trilha, já era possível ouvir o canto das araras, que, aliás, são muitas. De acordo com Modesto, o local possui aproximadamente 120 araras, sendo 60 casais que voam de um lado para o outro na enorme cratera de arenito, uma formação geológica resultante do colapso de rochas que criam essa enorme cavidade de cerca de 500 metros de circunferência e 100 metros de profundidade.

 Localizada no meio do cerrado do Estado de Mato Grosso do Sul, Seu Modesto adianta que o parque abriga mais 150 espécies de pássaros diferentes.

“Aqui vêm vários estudiosos de pássaros do mundo todo. Além das araras, a propriedade também tem outros animais, como o lobos-guará, jacarés, corujas e até sucuris já foram vistas por aqui”, disse.

Modesto conta que antigamente o lugar era uma fazenda. Em 1912, andando pela propriedade, peões descobriram a enorme cratera, a qual abrigava várias araras e eles resolveram apelidar o lugar de ‘Buraco das Araras’.

“Com o tempo as aves sumiram, pois muitas pessoas atiravam nas araras. Quando virei o dono da propriedade resolvi fazer um trabalho para trazê-las novamente e consegui”, disse.

A beleza do lugar é tão grande que fica até difícil tentar mostrar apenas com fotos. Além das araras, a mata, as esculturas e o ótimo atendimento do local são pontos mais que positivos para quem deseja fazer um passeio de contemplação da natureza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Edital
Clube do Laço Nabileque de Bonito publica edital de convocação para seus associados
CÁRCERE
Após pedir separação, esposa é agredida e mantida em cárcere por 30 dias em MS
ESTUPRO
Avô é preso suspeito de estuprar neta de 7 anos e diz que agiu por tentação do demônio
FUTEBOL
Seleção brasileira recua para 3ª posição no ranking masculino da Fifa
ATENTADO
Faxineira encontra bilhete de suposto atentado em escola de MS; 32 alunos iriam morrer
BONITO - MS - SHOW GOSPEL
Vereadores são atendidos e Bonito (MS) ganha Show Gospel Nacional
PAGAMENTO
Pis/Pasep: pagamento aos nascidos em setembro começa hoje
Amigo Fiel
Cachorro é flagrado ao lado de homem morto com facada no pescoço, em MS
FATALIDADE
Jovem morre em hospital 4 dias após ficar preso entre moto e muro
PRÊMIO
Bolão de assessores do PT leva prêmio de R$ 120 milhões da Mega-Sena