Menu
KAGIVA
segunda, 20 de agosto de 2018
ITALÍNEA DOURADOS
Busca

Encarar a vida de forma positiva pode levar a maior longevidade

3 Mar 2011 - 16h32Por Estadão.com

Uma revisão de mais de 160 estudos sobre a ligação entre um estado de espírito positivo e a saúde geral e longevidade encontrou "provas claras e convincentes" de que as pessoas mais felizes gozam de melhor saúde e vida mais longa.

De fato, evidências ligando uma perspectiva otimista e prazer de viver para uma saúde melhor e vida mais longa foram mais fortes ainda do que a ligação entre obesidade e longevidade reduzida, de acordo com a resenha publicada na terça-feira na revista Applied Psychology: Health and Well-Being.

"Eu estava quase em choque, e certamente surpreendido, ao ver a consistência dos dados", disse Ed Diener, professor emérito de psicologia da Universidade de Illinois, que liderou a revisão dos estudos.exertion

Enquanto Diener disse que alguns estudos que ele reviu apontavam para o oposto, a "esmagadora maioria ... Embasavam a conclusão de que a felicidade está associada à saúde e longevidade."

A revisão analisou oito tipos diferentes de estudos de longa duração e testes experimentais tanto em humanos como em animais. Por exemplo, 5 mil estudantes universitários analisados por mais de 40 anos mostraram evidências que os estudantes mais pessimistas tendiam a morrer mais jovens.

 Em laboratório, descobriu-se que o comportamento positivo reduzia hormônios ligados ao stress, além de aumenta as funções imunológicas do corpo e ajudar o coração a se recuperar do esforço.

 Animais que viviam em condições estressantes, como em gaiolas lotadas, tinham sistemas imunológicos mais fracos e maior suscetibilidade a doenças do coração, e morriam mais jovens do que aqueles que permaneciam com gaiolas menos cheias.

 Diener notou que enquanto editais e estudos sobre saúde focam em obesidade, fumo, hábitos alimentares e exercícios, "talvez seja hora de acrescentar 'seja feliz e evite stress e depressão crônicos' à lista".

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - VACINAÇÃO ATÉ DIA 31
Após dia D, crianças podem ser vacinadas até 31 de agosto em Bonito (MS)
PROPAGANDA ANTECIPADA
Juiz rejeita recurso e mantém multa de R$ 31,5 mil a Odilon por uso de outdoors
AÇÕES DO GOVENO DO MS
Em 4 anos, Governo Reinaldo entrega mais pontes de concreto do que em toda história do Estado do MS
BONITO - MS
Jogos Escolares 2018 terão início nesta segunda-feira, dia 20 em Bonito
EM MIRANDA - MS - CASO DE POLÍCIA
Donos de casa noturna são presos por estupro coletivo de adolescente em Miranda
STOCK CAR
Vítima atropelada na Stock Car Light permanece no CTI
TJMS
Tribunal de Justiça triplica valor do "auxílio saúde" para juízes e desembargadores
ECONOMIA
Tesouro pagou em julho R$ 602,43 milhões em dívidas de estados
EDUCAÇÃO
Começam hoje inscrições para bolsas remanescentes do ProUni
JUSTIÇA
Ministras do STF conclamam mulheres a buscar igualdade pelo voto