Menu
BANNER ANNA
quarta, 23 de outubro de 2019
BONITO CÂMARA OUTUBRO 2019
Busca
OKA_BONITO_ABRIL

Embrapa diz que rio Paraguai deve ter cheia entre 5 e 6,4 metros

14 Mar 2011 - 17h57Por MS Notícias

O volume excessivo de chuvas registrado neste início de ano no Mato Grosso do Sul está influenciando a previsão de cheia para o rio Paraguai. De acordo com o Modelad (Modelo de Previsão de Cheia em Ladário), se no dia 31 de março a régua de Ladário indicar altura do rio entre 4 e 5 metros, o pico da cheia poderá variar entre 5 e 6,4 metros.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira, dia 14, pelo pesquisador Ivan Bergier, da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Segundo ele, ocorrendo este cenário, o pico da cheia deverá ser registrado em abril, provavelmente na segunda quinzena. No dia 14 de março, a régua de Ladário indicava o nível de 3,67 metros, uma alta de 5cm em relação ao dia anterior.

Neste ano, choveu em Corumbá mais de 230mm em janeiro, mais de 450mm em fevereiro e 200mm em março, até o momento. “Tivemos uma falta de chuva no final do ano passado e uma chuva muito acima da média neste início de ano”, disse Ivan.

Pecuaristas da região de Miranda já estão retirando o gado de áreas mais baixas. A Embrapa orienta que os produtores fiquem em estado de alerta. Cabe ao pecuarista a decisão de manejar o gado com antecedência, pois isso envolve custos. “Pode ser uma ação benéfica. Mas pode acontecer também de a cheia esperada hoje não se confirmar”, explicou Ivan.

A Embrapa Pantanal divulgará uma nova previsão de cheia, mais precisa, no dia 31 de março. Quem quiser mais informações sobre a previsão divulgada agora pode acessar o ADM (Artigo de Divulgação na Mídia) no site da Embrapa Pantanal (www.cpap.embrapa.br), clicando em publicações on line e, em seguida, publicações da Embrapa Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COLISÃO
Batida entre carro e carreta deixa casal ferido na MS-382 entre Bonito e Guia Lopes da Laguna
CASO DE POLÍCIA
Ex-médico que mutilou ao menos 180 mulheres é preso em Campo Grande
BALEADO
Morador de Jardim é baleado na cidade de Dourados
FRONTEIRA
Gerente de loja de pneus é baleado por pistoleiros
ESTUPRO
Homem é preso após dar pinga e abusar de adolescente em praça
FLAGRANTE
GUIA LOPES DA LAGUNA: produtor rural é multado em R$ 26mil por crime ambiental
BONITO - MS - TRABALHO LEGISLATIVO
Confira o trabalho do seu vereador durante sessão ordinária na Câmara em Bonito (MS)
Decisão
Fla e Grêmio decidem quem enfrenta o River na final da Libertadores
Lista dos selecionados
Fundação de Turismo divulga lista dos selecionados no Prêmio Isto é Mato Grosso do Sul
CRUELDADE
Mãe é presa depois de estrangular filho de 3 anos com fio