Menu
KAGIVA
quarta, 20 de junho de 2018
ITALÍNEA DOURADOS
Busca

Em MS, 69% dos municípios não prestaram contas do Bolsa Família

22 Mar 2011 - 08h31Por Campo Grande News

Dados do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) divulgados nesta segunda-feira mostram que em Mato Grosso do Sul, 69% dos municípios não prestaram conta dos repasses do Bolsa Família. Sem a apresentação e aprovação das contas, os municípios podem ficar sem recursos.

As informações são referentes aos recursos do IGD-M (Índice de Gestão Descentralizada Municipal) aplicados em 2009. Os Conselhos Municipais de Assistência Social devem apresentar a prestação de contas até 31 de março, sob pena de não receber o dinheiro de 2011 a partir de abril.

Até o dia 17 de março, data do relatório apresentado pelo MDS, apenas 24 municípios de Mato Grosso do Sul haviam apresentado a prestação de contas. Deste total, oito tiveram os dados aprovados e 16 não se manifestaram até o momento.

O ministério informou que os nomes dos municípios que faltam apresentar as contas não foram divulgados uma vez que a planilha de prestação de contas é atualizada com frequência.

A prestação de contas é item primordial para que as prefeituras continuem recebendo os recursos a serem aplicados em ações administrativas do Programa Bolsa Família, em um total de R$ 24 milhões em todo o Brasil.

No dia 31 de março, encerra o prazo de apresentação de contas de 2009 e também da aprovação total pelo conselho. Caso os dados não sejam apreciados, ou aprovados parcialmente, o município fica impedido de receber o IGD-M e só voltará a receber o recurso quando o problema foi resolvido.

No Brasil, apenas 33% dos municípios prestaram contas, em um total de 1852 cidades. O Distrito Federal ainda não apresentou prestação, ficando no topo da lista de não prestação de contas, seguido pelo Amapá, que tem 93,75% dos municípios pendentes.

De acordo com portaria do MDS, os recursos do IGD-M devem ser aplicados pelos municípios na implementação de programas complementares ao Bolsa Família, como alfabetização de jovens e adultos, capacitação profissional, geração de trabalho e renda, acesso ao microcrédito produtivo orientado e desenvolvimento comunitário e territorial.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS - BOLSAS DE ESTUDOS
Colégio Delphos Nota 10 oferece provas para bolsas de estudos neste sábado em Dourados
BODOQUENA - AÇÃO POLICIAL
Policia Militar prende em flagrante traficante que atuava em praça da cidade em Bodoquena
BONITO - MS - AÇÃO DA PM
Policia Militar recaptura mais um foragido da justiça em Bonito (MS)
ECONOMIA
No MS, mais de 26 mil pessoas ainda não sacaram abono salarial de 2016
EMBOSCADA MATA PECUARISTA
Pecuarista é executado a tiros durante emboscada em fazenda na fronteira
BONITO - MS
Campanha de trânsito alcançou mais da metade da população
TURISMO
União estuda entregar parque em Bodoquena para gestão privada
MATO GROSSO DO SUL
Há quase 30 anos sem notificação, poliomielite surge na Venezuela e países vizinhos estão em alerta
MEIO AMBIENTE
Facebook vira feira ilegal de animais silvestres e ignora alerta do Ibama
INOCÊNCIA
Ônibus escolar tem pane mecânica sobre trilhos e é atingido em cheio por trem