Menu
ITALÍNEA DOURADOS
quarta, 19 de dezembro de 2018
KAGIVA
Busca
UNIPAR_PC

Em MS, 69% dos municípios não prestaram contas do Bolsa Família

22 Mar 2011 - 08h31Por Campo Grande News

Dados do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) divulgados nesta segunda-feira mostram que em Mato Grosso do Sul, 69% dos municípios não prestaram conta dos repasses do Bolsa Família. Sem a apresentação e aprovação das contas, os municípios podem ficar sem recursos.

As informações são referentes aos recursos do IGD-M (Índice de Gestão Descentralizada Municipal) aplicados em 2009. Os Conselhos Municipais de Assistência Social devem apresentar a prestação de contas até 31 de março, sob pena de não receber o dinheiro de 2011 a partir de abril.

Até o dia 17 de março, data do relatório apresentado pelo MDS, apenas 24 municípios de Mato Grosso do Sul haviam apresentado a prestação de contas. Deste total, oito tiveram os dados aprovados e 16 não se manifestaram até o momento.

O ministério informou que os nomes dos municípios que faltam apresentar as contas não foram divulgados uma vez que a planilha de prestação de contas é atualizada com frequência.

A prestação de contas é item primordial para que as prefeituras continuem recebendo os recursos a serem aplicados em ações administrativas do Programa Bolsa Família, em um total de R$ 24 milhões em todo o Brasil.

No dia 31 de março, encerra o prazo de apresentação de contas de 2009 e também da aprovação total pelo conselho. Caso os dados não sejam apreciados, ou aprovados parcialmente, o município fica impedido de receber o IGD-M e só voltará a receber o recurso quando o problema foi resolvido.

No Brasil, apenas 33% dos municípios prestaram contas, em um total de 1852 cidades. O Distrito Federal ainda não apresentou prestação, ficando no topo da lista de não prestação de contas, seguido pelo Amapá, que tem 93,75% dos municípios pendentes.

De acordo com portaria do MDS, os recursos do IGD-M devem ser aplicados pelos municípios na implementação de programas complementares ao Bolsa Família, como alfabetização de jovens e adultos, capacitação profissional, geração de trabalho e renda, acesso ao microcrédito produtivo orientado e desenvolvimento comunitário e territorial.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - NOVA MESA DIRETORA
Câmara elege nova presidente e mesa diretora para 2019-2020 em Bonito (MS)
BONITO - MS - TERERÉS A POSTOS
Preparem o tereré, quarta e quinta terá máxima de 39°C com sensação de 42°C em Bonito
CASO MARIELLE
Caso Marielle: suspeito preso era ocupante do carro dos bandidos que mataram vereadora
TRAGÉDIA FAMILIAR
Criança de 2 anos se pendura em tanque de lavar roupas, cai e morre
OPORTUNIDADES
TCE abre 70 vagas em várias áreas para estagiários em MS
BANDIDAGEM - NÃO SOBRE NEM A IGREJA
Em MS, bandidos arrombam porta de Igreja e fogem com dinheiro das doações
FATALIDADE
Operador de máquina de 56 anos morre após acidente grave na Cohab
JARDIM - MS - OPERAÇÃO DA PRF E CIVIL
Grupo de Operações com Cães da PRF e Polícia Civil fazem 'arrastão' durante Operação em Jardim
GOVERNO DO ESTADO DO MS
Governo paga nesta terça-feira R$ 500 milhões em 13º para servidores
DEUS SALVOU BEBÊ E FAMÍLIA
Em MS, Carro capota e duas pessoas ficam feridas na BR-262; cadeirinha salva bebê