Menu
quinta, 12 de dezembro de 2019
BANNER ANNA
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO

Defesa Civil de MS monitora seis municípios atingidos pelas chuvas

4 Mar 2011 - 15h51Por MS Notícias

Seis municípios e dois distritos de Mato Grosso do Sul estão em constante alerta da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) que monitora a situação das fortes chuvas e cheias nos rios que colocam em risco principalmente famílias ribeirinhas. De acordo com o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Ociel Ortiz Elias, a situação de Aquidauana é considerada a mais grave atualmente no Estado. O município tem o maior número de desabrigados e desalojados e o rio continua acima do nível devido ao grande volume de chuvas dos últimos dias.

Conforme relatório da Defesa Civil Municipal de Aquidauana, encaminhado para a Coordenadoria Estadual, a última aferição do nível do Rio Aquidauana, realizada às 10h20 desta sexta-feira (4), deu conta de que o rio está com 9,55 metros. Também de acordo com o relatório, o município já tem cerca de 30 famílias desabrigadas e outras 24 desalojadas que estão em casas de parentes. A Defesa Civil municipal informa que os números já podem ser maiores, visto que aproximadamente 12 equipes do Corpo de Bombeiros, prefeitura e exército trabalham neste momento na remoção das famílias que estão em locais de risco.

Segundo o coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Ociel Ortiz Elias, o relatório encaminhado para a coordenadoria do Estado aponta que 15 famílias estão ocupando o espaço do ginásio poliesportivo de Aquidauana, seis estão abrigadas no salão paroquial (número atualizado pela Defesa Civil do município), três na escola Cândido Mariano e outras seis na Igreja Presbiteriana da cidade. As 30 famílias desabrigadas somam pelo menos 200 pessoas, conforme enumera o coronel Ociel. O coordenador da Defesa Civil aponta que as famílias desabrigadas são provenientes dos bairros Guanandy, região do Pirizal e da colônia de pescadores, que também fica próxima ao Rio Aquidauana.

 Outras regiões

Também devido à cheia do Rio Aquidauana, a Defesa Civil Estadual monitora a situação dos moradores do distrito de Palmeiras. Segundo o coronel Ociel Ortiz, a Defesa Civil da região apontou que 50 famílias precisavam ser removidas de suas residências, por isso a Cedec encaminhou quatro bombeiros de Aquidauana para auxiliar nos trabalhos de remoção no distrito e as famílias já foram levadas para uma escola municipal da localidade.

De Anastácio a Defesa Civil Estadual também recebeu informações de desabrigados e desalojados e de problemas verificados na área rural e danos em pontes do município. O mesmo acontece em Dois Irmãos do Buriti e no distrito de Cachoeirão, cujo informe encaminhado para a Cedec aponta pelo menos sete famílias desabrigadas por causa das chuvas.

Já na cidade de Miranda, o trabalho que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil realizam, orientados pela Coordenadoria Estadual, é o de prevenção neste momento. De acordo com o coronel Ociel, naquele município o rio está com 6,82 metros e seis famílias ribeirinhas já foram removidas de suas casas como medida preventiva.

No município de Coxim também estão sendo realizados trabalhos de remoção das famílias próximas ao curso do rio. Conforme o coordenador da Cedec, 20 famílias desabrigadas foram encaminhadas para o salão paroquial da Igreja São José e para o ginásio municipal. O Rio Coxim registra nível de 5,08 metros. De Camapuã a informação que chega à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil é de estragos verificados em estradas e pontes.

Segundo o coronel Ociel, a Cedec prossegue auxiliando o trabalho de socorro nos municípios e também contribui na confecção dos relatórios necessários para que seja efetivado o decreto que declara situação de emergência.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - EM BRASÍLIA
Prefeito e Secretário estão em Brasília na busca de recursos e melhorias para Bonito (MS)
LUTA CONTRA O CÂNCER
Prefeito de São Paulo é internado em UTI após sangramento no fígado
ALERTA NAS ESTRADAS
Justiça determina que PRF volte a usar radares móveis em rodovias
POLÍCIA
Homem tira criança de carrinho e arremessa de cabeça no chão
BONITO - MS - TÁ NA CONTA
Prefeitura deposita e servidores municipais podem sacar hoje a 2ª parcela do 13º salário
JÁ TEM 5 PASSAGENS POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA!
Homem agride esposa e filha bebê, em Bonito; suspeito ainda ameaçou a polícia
COVARDIA
Homem leva paulada na cabeça e tem casa furtada após pedido de água
FURTO DE CAMINHÃO
Idoso tem caminhão furtado em frente de casa em Bonito
BONITO SCUBA
ESPECIAL IDB: que tal fazer um mergulho em águas cristalinas? Conheça o Bonito Scuba
LOTERIA
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 25 milhões nesta quarta-feira