Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Busca
MANIA PET
BONITO - MS - AÇÕES EM FAZENDA

Curvas de nível são recuperas na fazenda São Domingos e secretário fala das ações em Bonito (MS)

Secretaria recupera curvas de nível na fazenda São Domingos em Bonito (MS)

19 Dez 2018 - 12h51Por BONITO INFORMA COM ASSESSORIA

A Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está realizando desde terça-feira (18) obras de recuperação de curvas de nível na Fazenda São Domingos, que faz divisa com a área urbana da cidade.

A São Domingos integra a empresa Fazenda Santa Otilia Agro-Pecuaria Ltda., voltada para a criação de bovinos para corte.

A área limítrofe com a cidade é superior a 3 quilômetros e meio. Vai do início da estrada do Sucuri (nas proximidades do Cemitério municipal), até as proximidades da Vila Machado.

A conservação das curvas de nível existentes na fazenda são fundamentais para evitar o alagamento de grande parte da cidade durante as chuvas fortes.

CONFIRA ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE EDMUNDO DINELLI JR:

ASSESSORIA - Secretário, quais trabalhos estão sendo realizados na Fazenda São Domingos e qual a importância deles para a cidade?

EDMUNDO - Estão sendo refeitas as curvas de nível (terraços), reforçadas as taipas das caixas de retenção além da limpeza e ampliação das caixas de retenção. Além do direcionamento de parte da água da estrada boiadeira para as caixas de retenção no interior da fazenda São Domingos.

ASSESSORIA - Para que serve uma curva de nível (e/ou outras soluções para retenção da água)?

EDMUNDO - Curvas de nível (terraços) são obras de engenharia onde são erguidas grandes e compridas "lombadas", em nível, que tem como principal função quebrar a velocidade das águas que escorrem sobre as pastagens ou lavouras permitindo sua infiltração no solo.

Divisa da fazenda com a área urbana vai das proximidades da Vila América até perto da Vila Machado. Imagem Google EarthDivisa da fazenda com a área urbana vai das proximidades da Vila América até perto da Vila Machado. Imagem Google Earth

ASSESSORIA - A previsão é de que os trabalhos aconteçam em duas etapas. Quais são?

EDMUNDO - Dividimos os trabalhos nas ações emergenciais de reforma das curvas existentes e desassoreamento das caixas na área mais próxima da cidade, agora em Dezembro de 2018. Após o período das águas, por volta de Março de 2019, serão feitas as correções do que por ventura não segurar o volume das chuvas do final de 2018 e começo de 2019 e o restante das obras de conservação de solo e água nas áreas da fazenda que tem influência direta com a área urbana de Bonito.

ASSESSORIA - Quantas máquinas estão sendo utilizadas? Serão suficientes para realizar todo o trabalho (todas as curvas, se for o caso).

EDMUNDO - Um Trator BH180 da Fazenda São Domingos, um terraceador de 16 discos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e um Trator de esteiras D7 da Fazenda São Domingos. O maquinário é adequado e suficiente para a realização dos trabalhos. Obviamente, com mais maquinário, o tempo de realização dos serviços acaba sendo menor.

ASSESSORIA - As ações estão sendo realizados somente pela prefeitura, por meio da SEMA, ou contam com apoio de outras instituições ou dos responsáveis pela propriedade?

EDMUNDO - As ações estão sendo realizadas em parceria entre a Fazenda São Domingos e a Prefeitura de Bonito através da SEMA.

A redução do volume de água que chega na área urbana é estratégico para não sobrecarregar a rede de drenagem, diz secretário. Foto: SEMAA redução do volume de água que chega na área urbana é estratégico para não sobrecarregar a rede de drenagem, diz secretário. Foto: SEMA

ASSESSORIA - Qual é a responsabilidade da fazenda São Domingos em relação à construção das curvas de nível (e de outras ações, se for o caso) e sua manutenção?

EDMUNDO - Conservação de solo e água é um trabalho integrado, que começa nos pontos mais alto das propriedades rurais e segue além de suas cercas, seja nas estradas, ruas e cidade. As curvas de nível, uma vez feitas, precisam de manutenção, em média a cada 3 anos.

ASSESSORIA - Qual é a importância dos trabalhos que estão sendo realizados para evitar (ou minimizar) a poluição dos córregos que atravessam a área urbana e, em decorrência, dos rios do município, incluindo o Formoso?

EDMUNDO - Toda ação de conservação de solo e água, que reduza o carreamento de sedimentos, por menor que seja, tem papel importante na diminuição do turvamento do Rio Formoso. No caso da Fazenda São Domingos, a redução do volume de água que chega na área urbana é estratégico, não apenas para a evitar transtornos a população mas para não sobrecarregar a rede de drenagem envolvida.

ASSESSORIA - Que outras considerações o secretário tem a fazer?

EDMUNDO - É importante destacar o apoio da Promotoria de Justiça, na pessoa do Promotor Alexandre Estuqui Júnior que entendeu que Município e Fazenda São Domingos poderiam resolver as questões e executar os trabalhos sem a necessidade de intervenção do MP. A Fazenda São Domingos, na pessoa do seu Gerente Edgar, prontamente atendeu o pedido da prefeitura e disponibilizou maquinário próprio para a realização dos trabalhos.

Uma vez feitas, as curvas de nível precisam de manutenção de três em três anos. Foto: SEMAUma vez feitas, as curvas de nível precisam de manutenção de três em três anos. Foto: SEMA
As curvas de nível (terraços) são grandes e compridas “lombadas”, em nível, que quebram a velocidade das águas que escorrem sobre as pastagens ou lavouras, permitindo sua infiltração no solo. Foto: SEMAAs curvas de nível (terraços) são grandes e compridas “lombadas”, em nível, que quebram a velocidade das águas que escorrem sobre as pastagens ou lavouras, permitindo sua infiltração no solo. Foto: SEMA

Leia Também

Construtor do Estádio Morenão, Waldir Norberto Darós morre em MS Luto
Construtor do Estádio Morenão, Waldir Norberto Darós morre em MS
Homem mata cachorro com golpes de enxada e depois enterra no quintal em MS Caso de polícia
Homem mata cachorro com golpes de enxada e depois enterra no quintal em MS
PM e PC prendem bêbado que assediou  adolescente em Bodoquena   Prisão
PM e PC prendem bêbado que assediou adolescente em Bodoquena  
Reunião com a equipe da Fundesporte sobre o Edital de apoio as associações acontece hoje em Bonito Esporte
Reunião com a equipe da Fundesporte sobre o Edital de apoio as associações acontece hoje em Bonito
'Nem um animal deveria morrer desta forma', diz mãe de jovem carbonizado em MS Triste
'Nem um animal deveria morrer desta forma', diz mãe de jovem carbonizado em MS
Confira a programação do 2º Festival de Pesca Esportiva do Distrito Águas Evento
Confira a programação do 2º Festival de Pesca Esportiva do Distrito Águas
Governo do Estado formaliza convênios para levar infraestrutura aos municípios de MS Investimento
Governo do Estado formaliza convênios para levar infraestrutura aos municípios de MS
Prefeitura de Bonito recebe representantes do Instituto Cidades Del Futuro Reunião
Prefeitura de Bonito recebe representantes do Instituto Cidades Del Futuro
Polícia Militar em Bodoquena realiza prisão de passageiro que transportava folha de coca Caso de polícia
Polícia Militar em Bodoquena realiza prisão de passageiro que transportava folha de coca
Cunhado descobriu acidente através de GPS em moto emprestada em MS Acidente fatal
Cunhado descobriu acidente através de GPS em moto emprestada em MS
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.