AGÊNCIA_SUCURI_MEGA_BI
Bonito Informa - Notícias de Bonito e região
Bonito, 20 de Outubro de 2017
CLINICA_RITH
DELPHOS_FULL
14 de Março de 2011 07h45

Curso ensina famílias rurais a gerenciar o orçamento doméstico

Assessoria

Logo que inicia o mês, surgem as despesas e o valor total das contas para pagar acaba ultrapassando o que foi ganho no começo do mês. A situação é comum e pode ser observada em muitos lares brasileiros, onde o orçamento familiar não passou por um planejamento. Esse controle orçamentário doméstico é também uma preocupação que está presente no meio rural. Com o objetivo de levar conhecimento e melhorar o rendimento familiar, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) oferece o curso "Família e Qualidade de Vida e Controle de Orçamento Familiar". O treinamento acontece dia 15 de março em Jardim e de 18 a 19 de março em São Gabriel do Oeste. 


O curso é gratuito, tem duração de 12h e além de levar ferramentas de controle orçamentário, irá tratar de temas como o relacionamento familiar, qualidade de vida, alimentação, trabalho, afetividade, a integridade da saúde, a importância do bom relacionamento, entre outras. O objetivo é também inserir a mulher na organização do orçamento familiar, favorecendo a qualidade de vida dos membros da família.

De acordo com a educadora do Senar/MS que irá ministrar o curso em São Gabriel do Oeste, Malvina Marta Arruda, o treinamento propõe o consumo consciente, levando a uma reflexão mais profunda sobre receitas e despesas familiares. “O aluno passa a ser uma pessoa mais reflexiva, mais consciente na maneira como utiliza o seu dinheiro. E a economia pode levar ao aumento no rendimento da família”, acrescentou.

Na disciplina de orçamento familiar, os alunos irão aprender a controlar o orçamento mensal e anual, a identificar a classificação da renda, os cuidados com gastos excessivos, as influências internas e externas e como minimizar os desperdícios e prejuízos. Dentre as dicas básicas, a educadora aconselha sempre a preparar com antecedência uma lista de compras antes de ir ao supermercado como forma de evitar os gastos desnecessários e não planejados.
 
Na próxima semana, de 15/03 a 18/03, o Senar/MS oferece no município de Angélica, o curso “Educação Ambiental no Campo”. Entre os dias 14 e 18 desse mês, na grade de pecuária, acontece o curso de doma racional, em Campo Grande. Todos os cursos oferecidos pelo Senar/MS são realizados em parceria com os Sindicatos Rurais municipais. As inscrições são gratuítas. Para se
inscrever, o interessado deverá ter no mínimo 18 anos e concluído o 5° ano do ensino fundamental.
 
Sobre o Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.

O Senar está  presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento em agronegócio. O trabalho é desenvolvido a partir da missão de contribuir com o setor agropecuário, um dos mais importantes vetores da economia do Estado.

Comentários
Veja Também
conde_foto
Últimas Notícias
  
bonito_celular
CLÍNICA_RITH_300
dothCom © Copyright BonitoInforma - Todos os Direitos Reservados.