Menu
KAGIVA
tera, 23 de outubro de 2018
ITALÍNEA DOURADOS
Busca

CPTEC alerta para fortes chuvas nos próximos dias

3 Mar 2011 - 17h09Por Campo Grande News

 

O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), órgão ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgou nesta quinta-feira um alerta máximo para Mato Grosso do Sul por conta da previsão de fortes chuvas para os próximos dias.

O alerta é válido para os municípios de Miranda, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Sonora, Cassilândia, Água Clara e Três Lagoas. Nesses locais a chuva prevista poderá causar enchentes nos rios.

De acordo com estações meteorológicas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nas últimas 24 horas a chuva acumula 12 milímetros em Rio Brilhante, 37 mm em Três Lagoas e 48 mm em Aquidauana.

Nessa situação, a possibilidade de alagamentos, enchentes e deslizamentos são constantes. Desde segunda-feira, Corumbá, na região oeste de Mato Grosso do Sul, sofre com a chuva, que já obrigou famílias a deixarem suas casas.

Pela previsão, a chuva continua nesta quinta-feira em todas as regiões do Estado, exceto no Sul. Para amanhã, as chuvas continuam concentradas em Mato Grosso do Sul. E no sábado, a quantidade mais significativa de chuva deve ser registrada na região centro-norte.

O fenômeno que causa o aumento das chuvas é chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul, que ocorre quando uma frente fria está estacionada na altura do litoral brasileiro e os ventos que saem da Amazônia transportam muita umidade para este sistema formando uma grande faixa de nuvens chamada de banda de nebulosidade.

Recomenda-se que a população residente em áreas de risco, como em encostas e regiões próximas a rios e córregos, sujeitas a deslizamento de terras e alagamentos, mantenha contato com a Defesa Civil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VEM CHUVA E FRENTE FRIA DO SUL
Frente fria vinda do sul do país promete chuva e alívio no calorão de MS
BONITO - MS - EMPOSSADO
No gabinete, Odilson dá posse ao novo diretor de Cadastro e Tributação em Bonito (MS)
MORTE DURANTE ASSALTO
Jovem é morta na frente das filhas durante assalto
GERAL
Mães que não fazem pré-natal podem ser denunciadas
BONITO - MS
Certificado inclui Bonito no Mapa do Turismo Brasileiro
PESQUISA 2º TURNO - GOVERNADOR
Reinaldo tem 54% em nova pesquisa divulgada nesta segunda-feira 22 de outubro
EMPREGOS
MS tem mais de 2 mil vagas em concursos e salários de até R$ 11 mil
CIDADES
Discussão por xenofobia termina com baiano esfaqueado em MS
CINEMA
Com crítica política, animação brasileira é destaque em festival
GERAL
Para presidente da CBL, falta de leitura favorece notícias falsas