Menu
ITALÍNEA DOURADOS
tera, 19 de junho de 2018
KAGIVA
Busca

CPTEC alerta para fortes chuvas nos próximos dias

3 Mar 2011 - 17h09Por Campo Grande News

 

O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), órgão ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgou nesta quinta-feira um alerta máximo para Mato Grosso do Sul por conta da previsão de fortes chuvas para os próximos dias.

O alerta é válido para os municípios de Miranda, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Sonora, Cassilândia, Água Clara e Três Lagoas. Nesses locais a chuva prevista poderá causar enchentes nos rios.

De acordo com estações meteorológicas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nas últimas 24 horas a chuva acumula 12 milímetros em Rio Brilhante, 37 mm em Três Lagoas e 48 mm em Aquidauana.

Nessa situação, a possibilidade de alagamentos, enchentes e deslizamentos são constantes. Desde segunda-feira, Corumbá, na região oeste de Mato Grosso do Sul, sofre com a chuva, que já obrigou famílias a deixarem suas casas.

Pela previsão, a chuva continua nesta quinta-feira em todas as regiões do Estado, exceto no Sul. Para amanhã, as chuvas continuam concentradas em Mato Grosso do Sul. E no sábado, a quantidade mais significativa de chuva deve ser registrada na região centro-norte.

O fenômeno que causa o aumento das chuvas é chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul, que ocorre quando uma frente fria está estacionada na altura do litoral brasileiro e os ventos que saem da Amazônia transportam muita umidade para este sistema formando uma grande faixa de nuvens chamada de banda de nebulosidade.

Recomenda-se que a população residente em áreas de risco, como em encostas e regiões próximas a rios e córregos, sujeitas a deslizamento de terras e alagamentos, mantenha contato com a Defesa Civil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS
Campanha de trânsito alcançou mais da metade da população
TURISMO
União estuda entregar parque em Bodoquena para gestão privada
MATO GROSSO DO SUL
Há quase 30 anos sem notificação, poliomielite surge na Venezuela e países vizinhos estão em alerta
MEIO AMBIENTE
Facebook vira feira ilegal de animais silvestres e ignora alerta do Ibama
INOCÊNCIA
Ônibus escolar tem pane mecânica sobre trilhos e é atingido em cheio por trem
BONITO - MS - SAÚDE
Prefeitura Municipal licita van para a Secretaria de Saúde em Bonito (MS)
BONITO - MS - OBRAS
Secretaria realiza obras de drenagem na estrada do Quati em Bonito
EMPREGOS
Marinha abre concurso no quadro de praças com salários de até R$ 5,3 mil
OPORTUNIDADES
Começam hoje inscrições de concurso da Polícia Federal com 500 vagas
TECNOLOGIA NO CAMPO
Produtores terão acesso online a pesquisas no setor agrícola de MS