Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Busca
CHIQUINHO SORVETES
BONITO - MS - ENTREVISTA

Coordenador da Defesa Civil fala sobre ações e atendimentos dos alagamentos e inundações em Bonito

Coordenador da Defesa Civil fala sobre ações e atendimentos dos alagamentos e inundações em Bonito

9 Nov 2017 - 17h18Por BONITO INFORMA COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE IMPRENSA

Em decorrência das fortes chuvas que caíram sobre Bonito e região nesta quinta-feira - dia 9 de novembro – o Comitê Municipal de Defesa Civil de Bonito, formado por voluntários de diversos setores, incluindo membros da Guarda Municipal, foi acionado para atender diversos alagamentos e inundações em residências - tanto na área urbana quanto no distrito Águas do Miranda.

O comitê é coordenado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Ferro, que concedeu entrevista à assessoria de Comunicação da prefeitura sobre as providências tomadas. Confira:

O temporal desta quarta-feira (8) alagou diversas ruas e casas na área urbana e em Águas do Miranda, quais as providências tomadas pela defesa civil de Bonito em relação aos fatos?

Alexandre Ferro - A defesa civil, com seu corpo de voluntários, atuou efetivamente no resgate e no atendimento da população em diversos pontos da cidade. Na Vila Mimito com mais de 5 voluntários, sob comando do coordenador substituto do Comitê Municipal de Defesa Civil, secretário de Obras Ygor Lopes; na região da Pousada Jubaia, sob a minha coordenação. Os voluntários, recentemente capacitados, foram acionados e vários deles se deslocaram ao local (muitos estavam de folga, principalmente guardas municipais) com seus veículos particulares. Diversas residências atingidas e sistemas de drenagem foram vistoriados e captamos imagens e vídeos, inclusive na Vila América, para providências futuras através dos mecanismos da Defesa Civil.

O Comitê Municipal de Defesa Civil pretende apresentar – juntamente (ou não) com a secretaria de obras, um relatório à prefeitura apontando os pontos propícios a alagamentos para a tomada de providências que possam evitar que os problemas se repitam nas próximas chuvas, ou para minimizá-los?

Alexandre Ferro - Existe um plano de contingenciamento que necessita ser construído pela Defesa Civil local, que após o treinamento realizado no mês passado tem sido amplamente trabalhado, e a equipe se prepara para essa etapa. Nesse documento constarão todos os pontos críticos existentes no município, incluindo as áreas urbanas e rurais, bem como um levantamento de todas as potencialidades e dificuldades para atendimento emergencial e principalmente preventivo.

Além de um trabalho conjunto – aparentemente necessário - com a secretaria de obras – as soluções exigiriam também ações da assistência social para o atendimento das pessoas prejudicadas pelas enchentes?

Alexandre Ferro - A assistência social é um dos entes mais importantes em trabalhos de defesa civil, por se tratar de profissionais capacitados para esse fim. Foram no mesmo dia nas regiões afetadas e hoje já estão entregando recursos para as famílias que necessitam.

Que outras considerações o secretário tem a fazer sobre o assunto?

Alexandre Ferro - A sociedade precisa saber primeiramente que as redes sociais não são o meio de comunicação oficial da Defesa Civil nem da Prefeitura. Muitas pessoas preferem apenas criticar todas as iniciativas que sem ao menos conhecê-las, e muito menos colaborar. Para esse movimento contrário às boas iniciativas e práticas de auxílio ao próximo não cabe outra ação a não ser deixar que façam aquilo que melhor sabem: reclamar.

Enquanto uns se preocupavam em polemizar, nós da Defesa Civil estávamos tomando chuva - juntamente com os moradores afetados - mobilizando todos os esforços e recursos possíveis para ajudar e diminuir os prejuízos e sofrimentos das pessoas afetadas. Esse é o nosso papel.

Existe também um sistema informatizado da Defesa Civil que é nacional, onde ficam registrados todos os eventos, naturais ou não, que causaram danos e transtornos dentro do município. Sem considerar as enxurradas de ontem, desde 30 de maio quando foi instalado o Comitê Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC, já existem oito registros de eventos ocorridos dentro do município. Esses registros servem para obras preventivas futuras, obras emergenciais e banco de dados para intervenções em nível estadual e federal.

Nossas equipes estão também monitorando o nível dos rios de Bonito e ontem (quarta, dia 8) me desloquei até o distrito Águas do Miranda para entregar pessoalmente recursos às equipes de apoio daquela localidade. Lá existem atualmente 4 famílias desalojadas mas esse número pode subir devido ao aumento do nível do Rio Miranda.

Na cidade, mais especificamente na Vila Mimito, aproximadamente 20 casas foram diretamente atingidas e seus moradores tiveram que retirar às pressas os seus pertences. Alguns não tiveram tempo para fazer isso e perderam eletrodomésticos e móveis. Porém, como era uma enxurrada e não um rio que estava subindo ontem mesmo a quase todas as famílias já puderam retornar aos seus imóveis, iniciando os reparos necessários para normalização das suas atividades.

Muitos são os desafios e poucas são as pessoas estão dispostas a colaborar. Os que colaboram, porém, são aqueles que realmente pensam no bem-estar do próximo. Gostaria de agradecer, em nome Comitê Municipal de Defesa Civil, o empenho de algumas pessoas na doação de roupas, água e outros itens. A Defesa Civil do Estado doou 20 kits dormitórios à Coordenação local e nesta sexta-feira esses materiais estarão sendo entregues às famílias que necessitam. Nosso lema é: Defesa Civil, uma tarefa de todos para todos! Venha também fazer parte desse time do bem.

Leia Também

Inscrições abertas: prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil Oportunidades
Inscrições abertas: prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil
Jovem é assassinado com tiro no pescoço em Mato Grosso do Sul Homicídio
Jovem é assassinado com tiro no pescoço em Mato Grosso do Sul
Dupla Victor Gregório & Marco Aurélio convida população para Festival de Pesca Esportiva Show
Dupla Victor Gregório & Marco Aurélio convida população para Festival de Pesca Esportiva
Professora da Rede Estadual de Ensino vence prêmio nacional de educação Campeã
Professora da Rede Estadual de Ensino vence prêmio nacional de educação
Construtor do Estádio Morenão, Waldir Norberto Darós morre em MS Luto
Construtor do Estádio Morenão, Waldir Norberto Darós morre em MS
Homem mata cachorro com golpes de enxada e depois enterra no quintal em MS Caso de polícia
Homem mata cachorro com golpes de enxada e depois enterra no quintal em MS
PM e PC prendem bêbado que assediou  adolescente em Bodoquena   Prisão
PM e PC prendem bêbado que assediou adolescente em Bodoquena  
Reunião com a equipe da Fundesporte sobre o Edital de apoio as associações acontece hoje em Bonito Esporte
Reunião com a equipe da Fundesporte sobre o Edital de apoio as associações acontece hoje em Bonito
'Nem um animal deveria morrer desta forma', diz mãe de jovem carbonizado em MS Triste
'Nem um animal deveria morrer desta forma', diz mãe de jovem carbonizado em MS
Confira a programação do 2º Festival de Pesca Esportiva do Distrito Águas Evento
Confira a programação do 2º Festival de Pesca Esportiva do Distrito Águas
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.