Menu
BANNER ANNA
sbado, 18 de janeiro de 2020
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO

Consulado em Tóquio retira brasileiros das regiões atingidas

15 Mar 2011 - 12h42Por Agência Brasil

O Consulado do Brasil em Tóquio, no Japão, enviará amanhã (16) dois ônibus para as regiões de Sedai e Fukushima Daiichi para que os brasileiros que queiram deixar a área tenham condições de transporte. As cidades nessas regiões foram duramente atingidas pelo terremoto do último dia 11, seguido por um tsunami, e agora pelas explosões na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi. O Itamaraty informou hoje (15) que não há informações de brasileiros entre as vítimas no Japão.

Inicialmente, a estimativa da Embaixada do Brasil no Japão informou que havia 400 brasileiros vivendo em cidades do Nordeste do país onde houve os tremores de terra e o maremoto. No total, a comunidade brasileira no Japão é de cerca de 254 mil pessoas concentradas principalmente no Sul.

Em comunicados publicados hoje (15) na sua página oficial na internet, a Embaixada do Brasil no Japão adverte que houve tremores de terra na costa de Tohoku com possibilidades de réplicas nos próximos dias com abalos superior a 5 graus de magnitude na escala Richter.

A representação do Brasil apela aos brasileiros para que sigam as orientações do governo japonês no que se refere aos cuidados em relação aos terremotos, tsunamis e agora para quem vive na região de Fukushima Daiichi. A usina nuclear situada na área teve hoje a terceira explosão em um dos reatores.

Por determinação do primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, todas as pessoas que estão em um raio de 20 a 30 quilômetros da usina devem deixar a região ou evitar sair de casa. A orientação foi elogiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A explosão na usina ocorreu hoje às 6h20 (horário do Japão), no reator 4, da unidade 2. Segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), a situação está “sob controle”. As autoridades japonesas mantêm a agência informada e em sistema de monitoramento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prisão
Policiais prendem autor de homicídio foragido no Paraguai desde 2012
Fronteira
Jovem é ferida a tiros na fronteira e polícia acredita em crime passional
FUTEBOL
Vasco vira sobre Goiás e pegará o Grêmio nas quartas de final da Copa São Paulo
Mistério
Mulher sai em surto de motel e morre ao ter mal súbito na BR-262 em Campo Grande
PERTURBADOR
Áudio mostra conversa de pai e mãe combinando para estuprar filha de 7 anos
Último dia!
Matrículas para cursos técnicos integrados do IFMS terminam hoje
CRIMES
MS supera em 10 vezes média nacional de resolução de homicídios; Bonito está na lista
PISO SALARIAL
Governo federal anuncia aumento do piso dos professores
TRÁFICO DE DROGAS
Polícia paraguaia destrói 11 hectares de maconha na fronteira de MS
ATÉ AGOSTO
Ministério da Justiça autoriza Força Nacional em Caarapó e em Dourados