Menu
mutantes
segunda, 18 de fevereiro de 2019
BONITO_PREFEITURA_FEVEREIRO_2019
Busca
ITALÍNEA DOURADOS

Começa hoje em Miranda workshop que capacita guias para observação de aves

28 Mar 2011 - 12h47Por Bonito Informa - Assessoria

A Wildlife Conservation Society (WCS) de New York realiza a partir de hoje (28) até o dia 31 de março workshop para capacitação de profissionais, guias de turismo e monitores para condução de observadores de aves no Pantanal. O evento acontece em Miranda, na Estação Ferroviária do Trem do Pantanal.

O conteúdo programático do Workshop inclui aulas teóricas e práticas, que abordarão o histórico da observação das aves, ecossistemas locais e avifauna da região, migração, conservação das aves, técnicas de reconhecimento em campo, identificação de aves, ética profissional, técnica profissional do guia ornitológico, equipamentos, bibliografia especializada, básico de gravação e fotografia em campo, básico de frugivoria e jardim das aves, organização de dados e birdlist, roteiros para observação de aves na região.

Nas aulas práticas os participantes farão reconhecimento do ambiente visitado e identificação das espécies ocorrentes, manuseio de equipamento e registro das espécies locais, condução adequada de observadores de aves, criação de lista pessoal das aves observadas.

Na oportunidade, a WCS e a Editora Horiente lançam o Guia Aves do Brasil: Pantanal e Cerrado, o primeiro da série que deverá contar com cinco volumes que abordam as aves de todos os biomas brasileiros, permitindo sua identificação. Com linguagem simples e ilustrado, o livro tem o objetivo de popularizar a observação de aves no Brasil e estimular a conservação do meio ambiente. Os autores do guia estarão presentes no evento: John Gwynne, Robert Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel. O fotógrafo Daniel de Granville também participará do curso.

Todos os participantes receberão apostila e lista de aves da região. Aqueles que concluírem o treinamento receberão gratuitamente um exemplar do livro Aves do Brasil – Pantanal & Cerrado e um CD com arquivos diversos sobre os temas apresentados durante o curso.

Conforme a coordenadora do Projeto Aves do Brasil, Martha Argel, o turismo de observação de aves é uma atividade crescente no Brasil e movimenta a economia em regiões de grande diversidade biológica. Diversos locais de rica avifauna e natureza conservada já possuem estrutura adequada para receber observadores de aves. “O Pantanal é um dos destinos mais procurados por este público no Brasil. Ao vincular o lançamento do Guia Aves do Brasil – Cerrado e Pantanal com a capacitação de condutores locais, espera-se beneficiar não apenas os profissionais já atuantes, mas também o observador de aves que visita a região e, consequentemente, todo o turismo local”, assegura Martha.

Técnicos responsáveis:

Msc. Maria Antonietta Castro Pivatto - Bióloga, ornitóloga, mestre em meio ambiente e desenvolvimento regional, guia especializada em ecoturismo e observação de aves. Consultora, instrutora em cursos de capacitação de guias e monitores ambientais nas áreas de ecologia, ecoturismo, técnicas profissionais e observação de aves. Elabora inventários de avifauna para planos de manejo e licenciamento ambiental. Mais informações em www.bonitobirdwatching.blogspot.com.

Esp. Daniel De Granville Manço – Biólogo, especialista em jornalismo científico, guia especializado em ecoturismo e observação de aves. Fotógrafo especializado em natureza e expedições fotográficas. Instrutor em cursos de capacitação de guias e monitores ambientais em técnicas profissionais, fotografia e observação de aves. Mais informações em www.photoinnatura.blogspot.com.

Mais Informações: Secretaria de Turismo de Miranda (67) 3242-3051
Operadora Águas do Pantanal Tour (67) 3242-1242

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - MAIS CASAS
Prefeitura pede a construção de mais 280 casas em Bonito (MS)
BONITO - MS
Fórum da Cultura convoca comunidade para reunião sobre 20º Festival de Inverno de Bonito
MEIO AMBIENTE
Moradora encontra cobra em casa e animal é retirado pelo Corpo de Bombeiros de MS
ECONOMIA
Para beneficiários de programas sociais do Governo, conta de luz tem tarifa reduzida
POLÍCIA
Ex que removeu corpo de Rosilei de cemitério é preso dirigindo bêbado
CULTURA
Morre aos 68 anos Dino Rocha, o maior sanfoneiro do Brasil
TEMPO E TEMPERATURA
Tempo segue instável com possibilidade de chuva forte em algumas áreas de MS
SURTO DE DENGUE NO MS
Primeira morte por dengue é confirmada em cidade do MS
VOLTA ÀS AULAS NO MS
230 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino retornam às aulas nesta segunda-feira
VOCÊ É DE ACORDO?
Vereador veterinário Francisco quer microchipar cães e gatos em Campo Grande