Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Planejado

Começa hoje em Miranda workshop que capacita guias para observação de aves

28 Mar 2011 - 12h47Por Bonito Informa - Assessoria

A Wildlife Conservation Society (WCS) de New York realiza a partir de hoje (28) até o dia 31 de março workshop para capacitação de profissionais, guias de turismo e monitores para condução de observadores de aves no Pantanal. O evento acontece em Miranda, na Estação Ferroviária do Trem do Pantanal.

O conteúdo programático do Workshop inclui aulas teóricas e práticas, que abordarão o histórico da observação das aves, ecossistemas locais e avifauna da região, migração, conservação das aves, técnicas de reconhecimento em campo, identificação de aves, ética profissional, técnica profissional do guia ornitológico, equipamentos, bibliografia especializada, básico de gravação e fotografia em campo, básico de frugivoria e jardim das aves, organização de dados e birdlist, roteiros para observação de aves na região.

Nas aulas práticas os participantes farão reconhecimento do ambiente visitado e identificação das espécies ocorrentes, manuseio de equipamento e registro das espécies locais, condução adequada de observadores de aves, criação de lista pessoal das aves observadas.

Na oportunidade, a WCS e a Editora Horiente lançam o Guia Aves do Brasil: Pantanal e Cerrado, o primeiro da série que deverá contar com cinco volumes que abordam as aves de todos os biomas brasileiros, permitindo sua identificação. Com linguagem simples e ilustrado, o livro tem o objetivo de popularizar a observação de aves no Brasil e estimular a conservação do meio ambiente. Os autores do guia estarão presentes no evento: John Gwynne, Robert Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel. O fotógrafo Daniel de Granville também participará do curso.

Todos os participantes receberão apostila e lista de aves da região. Aqueles que concluírem o treinamento receberão gratuitamente um exemplar do livro Aves do Brasil – Pantanal & Cerrado e um CD com arquivos diversos sobre os temas apresentados durante o curso.

Conforme a coordenadora do Projeto Aves do Brasil, Martha Argel, o turismo de observação de aves é uma atividade crescente no Brasil e movimenta a economia em regiões de grande diversidade biológica. Diversos locais de rica avifauna e natureza conservada já possuem estrutura adequada para receber observadores de aves. “O Pantanal é um dos destinos mais procurados por este público no Brasil. Ao vincular o lançamento do Guia Aves do Brasil – Cerrado e Pantanal com a capacitação de condutores locais, espera-se beneficiar não apenas os profissionais já atuantes, mas também o observador de aves que visita a região e, consequentemente, todo o turismo local”, assegura Martha.

Técnicos responsáveis:

Msc. Maria Antonietta Castro Pivatto - Bióloga, ornitóloga, mestre em meio ambiente e desenvolvimento regional, guia especializada em ecoturismo e observação de aves. Consultora, instrutora em cursos de capacitação de guias e monitores ambientais nas áreas de ecologia, ecoturismo, técnicas profissionais e observação de aves. Elabora inventários de avifauna para planos de manejo e licenciamento ambiental. Mais informações em www.bonitobirdwatching.blogspot.com.

Esp. Daniel De Granville Manço – Biólogo, especialista em jornalismo científico, guia especializado em ecoturismo e observação de aves. Fotógrafo especializado em natureza e expedições fotográficas. Instrutor em cursos de capacitação de guias e monitores ambientais em técnicas profissionais, fotografia e observação de aves. Mais informações em www.photoinnatura.blogspot.com.

Mais Informações: Secretaria de Turismo de Miranda (67) 3242-3051
Operadora Águas do Pantanal Tour (67) 3242-1242

Leia Também

Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor Novidade
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor
Ministério Público cita lei de Paulo Corrêa para exigir prescrição médica legível em MS Política
Ministério Público cita lei de Paulo Corrêa para exigir prescrição médica legível em MS
Baleada em atentado em Ribas do Rio Pardo perde o olho direito Caso de polícia
Baleada em atentado em Ribas do Rio Pardo perde o olho direito
Mato Grosso do Sul registra 5.754 casos confirmados de dengue Boletim
Mato Grosso do Sul registra 5.754 casos confirmados de dengue
Professor é acusado pela mulher de estuprar a própria filha em cidade de MS Caso de polícia
Professor é acusado pela mulher de estuprar a própria filha em cidade de MS
Aluna escreve bilhete pedindo ajuda após ser estuprada em MS Caso de polícia
Aluna escreve bilhete pedindo ajuda após ser estuprada em MS
Governos de MS e MT e Ministério do Meio Ambiente assinam termo de proteção do Pantanal Parceria
Governos de MS e MT e Ministério do Meio Ambiente assinam termo de proteção do Pantanal
Menino de 7 anos leva tiro enquanto brincava no quintal de casa em MS Caso de polícia
Menino de 7 anos leva tiro enquanto brincava no quintal de casa em MS
Diversificação de culturas cresce, com aumento na produção de amendoim, mandioca, arroz e feijão EM MS
Diversificação de culturas cresce, com aumento na produção de amendoim, mandioca, arroz e feijão
Bonito recebe visita técnica de gestores públicos de Minas Gerais Visita Especial
Bonito recebe visita técnica de gestores públicos de Minas Gerais
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.