Menu
ITALÍNEA DOURADOS
quarta, 15 de agosto de 2018
KAGIVA
Busca

Começa hoje em Miranda workshop que capacita guias para observação de aves

28 Mar 2011 - 12h47Por Bonito Informa - Assessoria

A Wildlife Conservation Society (WCS) de New York realiza a partir de hoje (28) até o dia 31 de março workshop para capacitação de profissionais, guias de turismo e monitores para condução de observadores de aves no Pantanal. O evento acontece em Miranda, na Estação Ferroviária do Trem do Pantanal.

O conteúdo programático do Workshop inclui aulas teóricas e práticas, que abordarão o histórico da observação das aves, ecossistemas locais e avifauna da região, migração, conservação das aves, técnicas de reconhecimento em campo, identificação de aves, ética profissional, técnica profissional do guia ornitológico, equipamentos, bibliografia especializada, básico de gravação e fotografia em campo, básico de frugivoria e jardim das aves, organização de dados e birdlist, roteiros para observação de aves na região.

Nas aulas práticas os participantes farão reconhecimento do ambiente visitado e identificação das espécies ocorrentes, manuseio de equipamento e registro das espécies locais, condução adequada de observadores de aves, criação de lista pessoal das aves observadas.

Na oportunidade, a WCS e a Editora Horiente lançam o Guia Aves do Brasil: Pantanal e Cerrado, o primeiro da série que deverá contar com cinco volumes que abordam as aves de todos os biomas brasileiros, permitindo sua identificação. Com linguagem simples e ilustrado, o livro tem o objetivo de popularizar a observação de aves no Brasil e estimular a conservação do meio ambiente. Os autores do guia estarão presentes no evento: John Gwynne, Robert Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel. O fotógrafo Daniel de Granville também participará do curso.

Todos os participantes receberão apostila e lista de aves da região. Aqueles que concluírem o treinamento receberão gratuitamente um exemplar do livro Aves do Brasil – Pantanal & Cerrado e um CD com arquivos diversos sobre os temas apresentados durante o curso.

Conforme a coordenadora do Projeto Aves do Brasil, Martha Argel, o turismo de observação de aves é uma atividade crescente no Brasil e movimenta a economia em regiões de grande diversidade biológica. Diversos locais de rica avifauna e natureza conservada já possuem estrutura adequada para receber observadores de aves. “O Pantanal é um dos destinos mais procurados por este público no Brasil. Ao vincular o lançamento do Guia Aves do Brasil – Cerrado e Pantanal com a capacitação de condutores locais, espera-se beneficiar não apenas os profissionais já atuantes, mas também o observador de aves que visita a região e, consequentemente, todo o turismo local”, assegura Martha.

Técnicos responsáveis:

Msc. Maria Antonietta Castro Pivatto - Bióloga, ornitóloga, mestre em meio ambiente e desenvolvimento regional, guia especializada em ecoturismo e observação de aves. Consultora, instrutora em cursos de capacitação de guias e monitores ambientais nas áreas de ecologia, ecoturismo, técnicas profissionais e observação de aves. Elabora inventários de avifauna para planos de manejo e licenciamento ambiental. Mais informações em www.bonitobirdwatching.blogspot.com.

Esp. Daniel De Granville Manço – Biólogo, especialista em jornalismo científico, guia especializado em ecoturismo e observação de aves. Fotógrafo especializado em natureza e expedições fotográficas. Instrutor em cursos de capacitação de guias e monitores ambientais em técnicas profissionais, fotografia e observação de aves. Mais informações em www.photoinnatura.blogspot.com.

Mais Informações: Secretaria de Turismo de Miranda (67) 3242-3051
Operadora Águas do Pantanal Tour (67) 3242-1242

Deixe seu Comentário

Leia Também

SIDROLÂNDIA E MARACAJU
Com tecnologia de R$ 70 mil, produtor usa lavoura para apoiar Bolsonaro em Mato Grosso do Sul
BONITO - MS - MAIS ASFALTO EM RUAS
Asfalto está chegando na Rua das Esmeraldas, ela não estava incluída no projeto original em Bonito
MIRANDA - MS - INVESTIMENTOS DO GOVERNO DO MS
Governo do MS investe R$ 1,9 milhão na recuperação de ruas que estavam abandonadas em Miranda (MS)
BONITO - MS - LEVANTAMENTO DO FESTIVAL DE INV
BONITO (MS): Em levantamento, 84% do público que passou pelo Festival de Inverno eram do MS
CIDADES
Curso para Disseminadores da Educação Fiscal está com inscrições abertas
CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ESTADO
Divulgado resultado final de Programa que concede recursos para eventos técnico-científicos em MS
BONITO - MS - ATENÇÃO A TODOS
Decreto proíbe entulho de construção em ruas e calçadas em Bonito (MS)
FATALIDADE
Pecuarista de 78 anos morre pisoteado por boi em curral
REFLEXOS INDESEJADOS
Quase metade dos presos de MS são ligados ao tráfico
50%
Caixa oferta 158 imóveis com descontos para venda no Estado