Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
AROEIRA 02
BONITO - MS - AUDIÊNCIA NA CÂMARA - TAXA DO L

Com ampla explanação, Executivo apresenta cálculo base para taxa de lixo em Bonito (MS)

Com ampla explanação, Executivo apresenta cálculo base para taxa de lixo em Bonito (MS)

7 Ago 2018 - 15h32Por KEMILA PELLIN / PORTAL DA EDUCATIVA

A Prefeitura de Bonito, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, apresentou em audiência pública realizada na Câmara dos Vereadores nesta segunda-feira (6), o cálculo base para formulação dos valores que cada contribuinte deverá pagar pela taxa de Coleta, Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos domiciliares.

O município aprovou, em novembro do ano passado, a transferência da cobrança da taxa do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) para a fatura mensal de água. O cálculo leva em consideração a área construída do imóvel, conforme cadastro imobiliário, categoria de consumo e frequência de coleta.

A taxa de lixo foi instituída em Bonito em 2013 pela Lei Complementar nº 102 e alteração da cobrança para a fatura mensal de água, assegurada pela  Lei Complementar Nº 8, leva em conta a inadimplência no IPTU, uma vez que o município terá que encerrar o descarte no aterro local e começar a transportar o lixo até aterro sanitário de Jardim, devido a um acordo assinado com o Ministério Público e Tribunal de Contas, com participação do Cidema (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias Miranda e Apa) e esse processo poderá ter um custo mensal de até R$ 200 mil, dependendo da quantidade de lixo que for transportada.

Exemplo fictício de cálculo de um imóvel de 100 metros² de área construída, com frequência de coleta de 3 vezes semanais e categoria B, o que equivale a uma residencia de padrão médio.

“A população precisa entender que a separação do lixo reciclável é um fator decisivo para variação desses valores. Porque nós pagaremos por tonelada de lixo que entra no Aterro de Jardim e atualmente geramos de 15 a 40 toneladas de lixo por dia, dependo da temporada, e esse custo será divido entre todos. Então se a gente separar o lixo, realizar a coleta seletiva da forma certa e ainda se esforçar para reaproveitar o orgânico, o que vai sobrar para o caminhão compactador recolher é muito pouco e com isso diminuiremos os custos e isso será repassado a cada um com revisões nas tarifas. Da mesma forma acontece para a produção exagerada”, detalhou Alexandre Ferro, secretário de Meio Ambiente.

Já o prefeito Odilson Soares destacou que o Executivo está buscando alternativas para melhorar e ampliar a coleta seletiva, de forma que fique acessível a toda comunidade. “Nós entendemos que esse esforço também é responsabilidade da Prefeitura e queremos assumir isso. Nós precisamos trabalhar juntos para conseguir um resultado positivo para todos”, afirmou.

Ainda segundo o prefeito, a previsão para que o novo valor comece a ser cobrado é outubro. “Foi feito um trabalho muito grande de atualização dos imóveis. Para se ter uma noção, quando começamos esse levantamento tínhamos registrados 9 mil e quando terminamos foram contabilizados 14 mil imóveis no município, ou seja, uma quantidade absurda de propriedades irregulares. São 400 mil/m² sem registro na cidade, que antes, pelo IPTU, não pagavam pela taxa de lixo e agora, com a cobrança na fatura mensal de água, terão que contribuir”, afirmou.

Também foi apresentada uma Tarifa Social, no valor de R$ 2,64 mensal que deverá incluir pessoas com benefícios comprovados, como aposentadoria, bolsa família, entre outros.

A nova lei também dá autonomia para o contribuinte escolher se deseja pagar o valor na conta de água dividido em 12 vezes, ou em uma única parcela, por um boleto semelhante ao IPTU e também pedir a revisão da taxa, caso se senta lesado no cálculo.

O Aterro Sanitário Consorciado de Jardim vai atender os sete municípios da região sudoeste de MS que fazem parte do Cidema (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa). São eles: Bonito, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Bela Vista, Caracol e Nioaque e Porto Murtinho. A implantação conjunta foi a solução encontrada para viabilizar os altos custos da construção, da operação, manutenção e administração do aterro, que já está concluído e aguarda apenas autorização do Imasul para entrar em funcionamento.

Leia Também

Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas Até 1° de Maio
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas
Morre homem atropelado por caminhão em Mato Grosso do Sul Acidente fatal
Morre homem atropelado por caminhão em Mato Grosso do Sul
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano Dengue
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito Investimento
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito
Tendo Danilinho, ex-Flu, como reforço, Juventus de Bonito, quer fazer "bonito" em campeonato. COPA BRASÍLIA AMARELA DE FUTEBOL AMADOR
Tendo Danilinho, ex-Flu, como reforço, Juventus de Bonito, quer fazer "bonito" em campeonato.
Assassino de garota de programa cita bíblia e diz que a matou por ser 'impura' Interrogatório
Assassino de garota de programa cita bíblia e diz que a matou por ser 'impura'
Em Bonito: audiência pública apresenta o primeiro Plano Municipal de Cultura Evento Importante
Em Bonito: audiência pública apresenta o primeiro Plano Municipal de Cultura
Evento
SEMA realiza atividade sobre povos originários e mandioca com alunos da Rede Municipal de Ensino
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito Segurança
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito
Delegado da PF sofre fica em estado grave ao ser atropelado por motorista bêbado em MS Acidente
Delegado da PF sofre fica em estado grave ao ser atropelado por motorista bêbado em MS
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.