Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
praia parque cachoeiras
PORTO MURTINHO

Caravana de pescadores vêm a Campo Grande para audiência pública sobre a Cota Zero

Audiência está prevista para acontecer às 18h desta quarta

19 Fev 2019 - 13h29Por DA REDAÇÃO

Cerca de duas caravanas com pescadores, isqueiros, piloteiros e empresários de turismo que são contra a Cota Zero, que prevê a redução da pesca amadora para esse ano, virão para Campo Grande participar de audiência pública, prevista para ocorrer amanhã (20) às 18h. Conforme apurado pela reportagem, mesmo em confronto com a Polícia Federal no último domingo, os manifestantes permanecem bloqueando o Rio Paraguai que faz divisa com outros países.

Na manhã desta terça-feira (19), cerca de 60 pessoas estão em 20 barcos espalhados bloqueando o rio estão em protesto contra o decreto. Informações são que, os manifestantes só vão desocupar o rio quando tiverem um posicionamento do Governo do Estado.

A audiência pública sobre a Cota Zero está prevista para acontecer na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), localizada na Avenida Mato Grosso, 4700, Bloco A.

Foram convidados para discutir o impacto do decreto – que vai instituir as medidas para as pescas nos rios de Mato Grosso do Sul – os órgãos de meio ambiente do Estado, o Governo do Estado, associações de pescadores, empresários de turismo, pesquisadores e juristas.

COTA ZERO

O projeto que deve instituir a cota zero para pesca amadora em Mato Grosso do Sul entrará em vigor a partir de 2020, conforme informado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) , ao final de uma reunião realizada no último dia 6 de fevereiro.

No entanto, o decreto que instituirá a medida deve ser publicado ainda neste mês pelo Governo do Estado. Apesar do recuo quanto a cota zero, ainda não há definição de como será a liberação da pesca este ano.

Isso porque a proposta do governo era de permitir apenas 5 kg de pescado mais um exemplar, menos do que é atualmente, de 10 kg e mais um exemplar.

Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.