Menu
ITALÍNEA DOURADOS
sexta, 20 de julho de 2018
KAGIVA
Busca
BONITO - MS - ENTRETENIMENTO

Campanhas sociais unem cultura e cidadania durante o Festival de Inverno de Bonito

Campanhas sociais unem cultura e cidadania durante o Festival de Inverno de Bonito

27 Jul 2017 - 07h57Por DA REDAÇÃO

Aproximando cidadania e cultura, o Festival de Inverno de Bonito (FIB) engajou-se socialmente e promove campanhas sociais junto à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), ao Instituto Sangue Bom e à ONG Fraternidade sem Fronteiras. A programação já começou, com palestras em escolas de Bonito, que tem o objetivo de reforçar a importância da Lei Maria da Penha para crianças e adolescentes. Até domingo, o público poderá conhecer muito mais sobre esses projetos.

Para o secretário de Cultura e Cidadania de Mato Grosso do Sul, Athayde Nery, as campanhas sociais promovidas nessa edição valorizam o FIB como um festival humano. “Não queremos ser apenas um festival de shows e atrações. O objetivo é contar com ações que deixem um legado para a cidade e para aqueles que estão contribuindo. Investir em cidadania, promover uma cultura cidadã, esse é o objetivo do festival nesta 18ª edição”, pontua.

“Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bonito, vamos promover essas conversas com os estudantes. Essas atividades tem o objetivo de mudar o comportamento, empoderando as meninas e sensibilizando os meninos para sua maneira de agir, sobretudo com elas”, argumenta Luciana Azambuja, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres.

Segundo ela, o Projeto Maria da Penha Vai à Escola é uma ação permanente da secretaria, tendo sido implantado na rede pública estadual em 2015. Até o ano passado, mais de 3,1 mil estudantes foram impactados no Estado. “Em agosto, em comemoração aos 11 anos da Lei, vamos intensificar as ações começando por Bonito. Além das palestras, realizaremos no sábado uma Blitz Educativa com a PM e os florestinhas”, aponta.

Outro parceiro na proposta cidadã do 18º FIB é o Instituto Sangue Bom. Extensão do Projeto Sangue Bom, o Instituto foi lançado em abril deste ano, com o objetivo de reunir mais pessoas em ações de conscientização e doação de medula óssea. Carlos Alberto Rezende, o professor Carlão, é o idealizador do projeto. Segundo ele, durante o festival, será promovido o cadastramento de doadores. “Também vamos ministrar uma palestra sobre os mitos e verdades na doação, além de visitar repartições públicas esclarecendo o tema”, aponta.

O Projeto Sangue Bom nasceu em 2015. Carlão havia sido diagnosticado com aplasia medular. Por meio de uma extensa campanha, conseguiu encontrar doador compatível e teve a história de sua vida completamente transformada. “Eu entendi que tinha uma missão e desde então estou nessa trabalho, de conscientizar pessoas e aumentar o número de doadores. É com gratidão que recebemos esse convite para participar do festival, é uma iniciativa incrível”, pontua.

Já a organização não-governamental Fraternidade Sem Fronteiras (FSF) promoverá o encontro entre a cultura e a cidadania para divulgar as ações que vem realizando em Moçambique, Madagascar e no Nordeste brasileiro. “Vamos levar trabalhos artesanais das regiões atendidas pela ONG para o festival. É uma maneira das pessoas se aproximarem dessas regiões tão distantes, mas que precisam de nosso apoio”, explica Wagner Moura, idealizador do projeto.

Atualmente, a FSF atende 8,5 mil crianças por meio de centros de acolhimento. “Trabalhamos com o apadrinhamento voluntário. Então, cada uma dessas crianças tem um padrinho que contribui para garantir que elas tenham uma vida digna”, comenta. Ele ainda ressalta a importância de contar com um espaço de divulgação como o FIB. “Vamos trabalhar para conseguir mais padrinhos e garantir a oportunidade de cuidar de mais crianças”, pontua.

O Festival de Inverno de Bonito acontece entre 27 e 31 de julho. A programação contará com mais de 200 atrações entre shows musicais, apresentações de dança e teatro, debates, oficinas e muito mais. As ações sociais também serão realizadas durante o período.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Defensores questionam argumentos de nova prisão de Puccinelli e advogados
BONITO RURAL
Tabelamento do frete emperra venda do milho em Mato Grosso do Sul
INTERNACIONAL
Criador de Mafalda nega autoria de tiras que criticam aborto
PESQUISA - CORRIDA PELO GOVERNO
Puccinelli disputa a ponta com Azambuja e Odilon desce para 3º em nova pesquisa
SAÚDE
Prefeitura de Bonito alerta para o descarte irregular de vidros e seringas
BONITO - MS
FIB terá shows nacionais, participação intensa dos artistas sul-mato-grossenses e atrações diversas
LAMA ASFÁLTICA
Puccinelli, o filho e advogado são presos pela Polícia Federal em Campo Grande
OPORTUNIDADES
Inscrições para vagas com salários de até R$ 3,7 mil se enceram dia 24
CIDADES
Apagão causado por defeito afetou 37 mil unidades consumidoras em MS
ATENTADO EM MS
Primas de vice-prefeito são alvos de atiradores durante a madrugada