O procurador-geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Gilvandro Araújo, disse nesta terça-feira que os times poderão ser investigados caso negociem diretamente com as emissoras sem obedecer às regras da concorrência. "Se houver conduta anticoncorrencial, será investigada", disse.
"O acordo do ano passado não dá salvo-conduto para novos processos", completou o presidente do Cade, Fernando Furlan.
Nesta terça, em meio à crise de clubes ameaçando sair do Clube dos 13 para negociar diretamente com as emissoras, a entidade decidiu mudar a licitação que acontece no próximo dia 11 de março e tirar uma cláusula que beneficiava a Rede Globo.
O Clube dos 13 se reuniu com o Cade, órgão que já havia feito acordo para tirar privilégios dados a Globo nas licitações, e pediu para que mais uma vez o edital fosse alterado. Na prática, o Cade sugeriu e o Clube dos 13 derrubou a chamada "cláusula dos 10%", que permitia à Globo vencer a licitação para transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro mesmo oferecendo um valor 10% inferior.
Segundo o presidente do Cade, Fernando Furlan, a reunião aconteceu a pedido do Clube dos 13. "Eles vieram aqui para saber se está cumprindo corretamente o acordo feito no ano passado com a entidade e com a Globo. A cláusula dos 10% não satisfazia esse acordo e sugerimos tirar para dar mais igualdade na disputa", disse Furlan.
A licitação para a transmissão dos jogos em TV aberta do Brasileiro de 2012 a 2014 deve ocorrer no dia 11, com valor mínimo de R$ 500 milhões por ano. A disputa está coberta de dúvidas, uma vez que diversos clubes ameaçam sair da entidade para negociar diretamente com as emissoras.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Prefeito e Secretário estão em Brasília na busca de recursos e melhorias para Bonito (MS)

Prefeito de São Paulo é internado em UTI após sangramento no fígado

Justiça determina que PRF volte a usar radares móveis em rodovias

Homem tira criança de carrinho e arremessa de cabeça no chão

Prefeitura deposita e servidores municipais podem sacar hoje a 2ª parcela do 13º salário

Homem agride esposa e filha bebê, em Bonito; suspeito ainda ameaçou a polícia

Homem leva paulada na cabeça e tem casa furtada após pedido de água

Idoso tem caminhão furtado em frente de casa em Bonito

ESPECIAL IDB: que tal fazer um mergulho em águas cristalinas? Conheça o Bonito Scuba
